Atividade para impressão - Definições
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: Traços linguísticos
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Dois verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
a) Selfie. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie>. Acesso em: 9 set. 2018.
b) Selfie. Dicionário Popular. Disponível em: <https://www.dicionariopopular.com/selfie/>. Acesso em: 9 set. 2018.
Internet , datashow/computador ou celulares ou laboratório de informática ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.
Vídeo-minuto: O que é Selfie? 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dQp1MlqUyaI>. Acesso em: 9 set. 2018.
caneta marca-texto.
Informações sobre o gênero: Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas: A turma pode ter dificuldade no uso da impessoalização e na compreensão de vocabulário técnico.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia Luiza; MURTA, Cláudia Almeida R.; SILVA, Flávio Martins. Enciclopédia x Wikipedia: igualdade na diversidade?. Revista Letra Magna. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na Ponta do Lápis, n.31, jul 2018. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 04 set. 2018.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos, São Paulo, n.38, set-dez 2009.Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso, vol.4, n.2, 2011.Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 03 jul.2018.
NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola, 2017. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 03 jul.2018.
PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . In: Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul-RS. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
1. Pergunte aos alunos se eles conhecem um verbete de enciclopédia e se sabem qual a finalidade dele.
2. Por meio de uma conversação espontânea com os alunos, destaque para os estudantes que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Também comente que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.
3. Não ultrapasse dois minutos nessa questão. Ela é apenas um levantamento de informações prévias sobre o gênero.
Introdução
Orientações:
1. Projete os slides acima com as duas definições de selfie para que os alunos possam diferenciá-las. Explique que elas foram retiradas de verbetes enciclopédicos digitais.
Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno.
Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles. Caso queira usar outra temática, devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
2. Solicite a um aluno que leia, primeiramente a definição 1 e, depois, a outro que leia a definição 2.
3. Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a linguagem dos dois textos e respondam, oralmente, às seguintes questões:
a) A definição b está mais voltada para o público jovem. Por quais razões podemos afirmar isso?
b) Imagine a seguinte situação: Você precisa comprar uma Fanta Laranja e chega ao bar do bairro e solicita: - Por obséquio, o Senhor poderia fornecer-me uma água gaseificada sabor laranja. E o vendedor diz que não tem, mesmo com o balcão cheio desse produto. Reflita: Por que isso aconteceu? Para uma comunicação efetiva , precisamos utilizar sempre a linguagem formal?
4. Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Conduza os alunos a refletirem que a definição b está mais voltada para o público jovem porque apresenta uma linguagem mais informal ao utilizar gírias como “sensação” e “tomou conta”.
Sobre a segunda questão, os alunos deverão perceber que a comunicação efetiva não ocorreu porque foi utilizada uma linguagem formal numa situação em que isso não se fazia necessário. Sendo assim, o tipo de linguagem a ser utilizada depende da situação comunicativa em que se está inserido.
5. Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Para realizar as atividades do desenvolvimento, solicite que os alunos façam duplas.
- Os alunos do oitavo ano nasceram na era intitulada “tecnológica”, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica. Um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto. Para analisar em que aspecto da linguagem se assemelham esses gêneros, exiba este vídeo minuto: https://www.youtube.com/watch?v=dQp1MlqUyaI.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões:
O vídeo-minuto é uma forma mais moderna de transmitir conteúdo. Em relação à linguagem, este vídeo-minuto assistido se assemelha à definição 1 ou a 2? Por quê? - Conduza os alunos a refletirem que o vídeo-minuto se assemelha mais à definição 2 por ter uma linguagem mais informal, utilizando palavras como “aí”, “pessoal” e a redução “foto”.
- Fique atento para não ultrapassar 7 minutos nesta atividade junto a do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Projete a tela acima com os verbetes do termo selfie a fim de trabalhar as diferenças linguísticas existentes entre eles.
2. Peça dois alunos que leiam os textos de forma alternada: cada um lê um.
3. Imprima os textos e os distribua para cada aluno.
Clique aqui para imprimir o verbete da Wikipédia.
Clique aqui para imprimir o verbete do Dicionário popular
4. Solicite aos alunos que, pintem, usando caneta marca-texto, de verde os verbos que estão no presente, de amarelo os no passado e de laranja os adjetivos. Em seguida, peça-os que colem os textos no caderno.
5. Para acessar a resolução da atividade, clique aqui. Esta questão deve ser corrigida junto com a atividade 3.
Caso a turma tenha dificuldade em identificar os tempos verbais, retome que o tempo presente refere-se a algo que acontece no momento atual e o tempo passado se refere a algo que já aconteceu.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Após a atividade anterior, projete esta tela e peça aos alunos que, ainda em duplas, reflitam sobre as questões apresentadas nela:
2. Faça uma correção participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles. Faça as intervenções que julgar necessárias de modo que os alunos compreendam que no texto 1 há uma mescla no uso do presente e do passado, ambos com 4 ocorrências. Já no texto só há ocorrência do tempo presente.
Além disso, esclareça que no texto 2 há mais uso de adjetivos que servem para descrever mais profundamente os termos citados.
3. Chame a atenção também para o fato de que ambos os textos usam a terceira pessoa, dando efeito de impessoalidade ao texto.
4. Por último, diga que diferente do vídeo-minuto, o texto 1 apresenta uma linguagem formal.
5. Caso os alunos tenham dificuldades para compreender o que é um adjetivo, retome que eles pertencem a classe de palavras responsável por qualificar um substantivo.
Se tiverem dificuldades em entender sobre a pessoa verbal, explique que a primeira pessoa é representada pelos pronomes “eu” e “nós” e a terceira pessoa por “ele” e “eles”.
6. Fique atento para não ultrapassar 23 minutos na realização das atividades deste slide e do anterior.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Solicite que os alunos reflitam sobre a questão projetada.
2. Não ultrapassar 5 minutos na realização desta atividade.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1. Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão 1 do slide anterior.
2. Leve-os a perceberem que os dois textos escritos têm mais irregularidades em relação à linguagem apesar de serem do mesmo gênero: verbete de enciclopédia, mostrando que os gêneros textuais, como um verbete de enciclopédia e um vídeo-minuto, possuem relatividade, ou seja, dependendo do público-alvo e de seu objetivo o tipo de linguagem pode variar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Opcional: mapa mental (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente, via WhatsApp, o tema da aula para os alunos: Conhecendo os traços linguísticos de um verbete de enciclopédia. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.
Introdução
Encaminhe aos alunos, pelo aplicativo mencionado, a imagem de um verbete de enciclopédia de sua escolha. No mesmo documento (Word), pergunte aos alunos se eles conhecem um verbete de enciclopédia e se sabem qual a finalidade dele. Destaque para os estudantes que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Também comente que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital. Não ultrapasse dois minutos nessa questão, ela é apenas um levantamento de informações prévias sobre o gênero. Disponibilize também os slides presentes no plano original com as duas definições de selfie (disponíveis aqui) para que os alunos possam diferenciá-las. Explique que elas foram retiradas de verbetes enciclopédicos digitais. Foi escolhido esse tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na internet ou em livros didáticos. Peça aos alunos que observem a linguagem dos dois textos e respondam às seguintes questões:
a) A definição b está mais voltada para o público jovem. Por quais razões podemos afirmar isso?
b) Imagine a seguinte situação: Você precisa comprar uma Fanta Laranja e chega ao bar do bairro e solicita: - Por obséquio, o senhor poderia fornecer-me uma água gaseificada sabor laranja? E o vendedor diz que não tem, mesmo com o balcão cheio desse produto. Reflita: por que isso aconteceu? Para uma comunicação efetiva, precisamos utilizar sempre a linguagem formal?
Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Conduza os alunos a refletir que a definição b está mais voltada para o público jovem, porque apresenta uma linguagem mais informal ao utilizar gírias como “sensação” e “tomou conta”. Sobre a segunda questão, os alunos deverão perceber que a comunicação efetiva não ocorreu, porque foi utilizada uma linguagem formal numa situação em que isso não se fazia necessário. Sendo assim, o tipo de linguagem a ser utilizada depende da situação comunicativa em que se está inserido. Solicite aos alunos que compartilhem suas respostas com você, no privado (WhatsApp ou similares).
Desenvolvimento
Para realizar as atividades do Desenvolvimento, solicite que os alunos façam duplas (sugira que os encontros das duplas se deem por meio de chamada de vídeo ou áudio). Os alunos do 8º ano nasceram na era intitulada “tecnológica”, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica. Um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto. Para analisar em que aspectos da linguagem se assemelham esses gêneros, exiba o vídeo-minuto disponível aqui. Peça aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões:
O vídeo-minuto é uma forma mais moderna de transmitir conteúdos. Em relação à linguagem, o vídeo-minuto assistido se assemelha à definição 1 ou a 2? Por quê? Conduza os alunos a refletir que o vídeo-minuto se assemelha mais à definição 2 por ter uma linguagem mais informal, utilizando palavras como “aí”, “pessoal” e a redução “foto”. Encaminhe o slide presente no plano original, com os verbetes do termo selfie, a fim de trabalhar as diferenças linguísticas existentes entre eles. Peça aos alunos que leiam os textos de forma alternada: cada um lê um texto. (O verbete da Wikipédia está disponível aqui; o verbete do Dicionário popular está disponível aqui.) Solicite aos alunos que pintem, usando caneta marca-texto, de verde os verbos que estão no presente; de amarelo os no passado e de laranja os adjetivos. Em seguida, peça que colem os textos no caderno. Caso o aluno não tenha como imprimir os textos, pode realizar a atividade copiando as palavras em seu caderno de Língua Portuguesa. A resolução da atividade está disponível aqui. Essa questão deve ser corrigida junto com a atividade 3. Caso a turma tenha dificuldades para identificar os tempos verbais, retome que o tempo presente refere-se a algo que acontece no momento atual e o tempo passado se refere a algo que já aconteceu. Disponibilize, no documento enviado pelo WhatsApp, a tela presente no plano original, com uma reflexão sobre os tempos verbais, e peça aos alunos que, ainda em duplas, reflitam sobre as questões apresentadas. Encaminhe, em seguida, a correção das atividades junto a um vídeo gravado por você, por meio do celular ou de aplicativos de vídeo da sua escolha, com orientações sobre os detalhes da aprendizagem desta aula (veja as orientações no plano original).
Fechamento
Peça que os alunos criem um mapa mental resumindo a aprendizagem desta aula. Solicite que os mapas sejam enviados a você no privado. Socialize alguns mapas de acordo com os critérios: qualidade, conteúdo e coerência. Veja o tutorial sobre a realização de mapas mentais ou conceituais em Recursos Opcionais.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a ler o material enviado por você para ajudar os alunos com a avaliação de seus mapas mentais. Realmente estão completos? Estão resumidos? Estão interessantes?
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP40, EF69LP42