Resolução da atividade - Lacunas
Plano de Aula
Plano de aula: Hipertextos e hiperlinks em verbetes enciclopédicos digitais: conectando informações
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia e videominuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- Três verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
1- Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
2 - Escola Britannica. Fotografia. Disponível: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/fotografia/482208. Acesso em: 7 de outubro de 2018. (Apesar de o nome do site ser dicionário, trata-se de um verbete enciclopédico, pois vai além da conceituação.)
3 - Wikipédia. Fotografia.Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em: 7 de outubro de 2018.
- Videominuto: Lauro.Socorro! Que que é hipertexto?. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=YhB4D41MLC8. Acesso em: 7 de outubro de 2018.
- Internet, datashow/computador ou celulular, ou laboratório de informática, ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O videominuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
A turma pode ter dificuldade de entender a importância dos hipertextos como fontes de ampliação temática.
Referências sobre o assunto:
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino. Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipédia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipédia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acesso em: 4 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO