Apresentado poaaar

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Intervalo de tempo (horas, minutos e segundos) e resolução de problemas.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Relacionar hora, minuto e segundo.
  • Fazer estimativa de duração de intervalos de tempo em horas, minutos e segundos.
  • Resolver problemas que envolvam noção de duração do tempo em hora, minuto e segundo.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Esta habilidade amplia o trabalho previsto na habilidade EF03MA23, pois, enquanto na habilidade do 3º ano o foco se restringia à leitura e interpretação de horas em relógios (analógicos e digitais), agora o objetivo principal é levar o estudante a determinar o tempo decorrido entre dois instantes de tempo (inicial e final). Este tipo de habilidade envolve uma base de contagem diferente daquela com a qual o aluno está habituado, já que as unidades de medida de tempo se agrupam de acordo com a base 60. Situações que delimitam a execução de uma tarefa pode ser um bom subsídio para o desenvolvimento desta habilidade. Espera-se fluência até o final do ano na leitura de horas em relógios analógicos, relacionando hora e minuto.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 11 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de fazer estimativa de duração de intervalos de tempo em horas, minutos e segundos.

Plano de aula: Confeccionando Medidas de Tempo (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Confeccionando Medidas de Tempo, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Reconhecer diferentes frações para compor medidas de tempo.

Plano de aula: Transformando Medida de Tempo (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Transformando Medida de Tempo, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Desenvolver o conceito de diferentes medidas de tempo, determinando a composição de horas, minutos e segundos.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática