Atividade ou texto para impressão - textos 1, 2 e 3
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: a intertextualidade
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários:
- Três verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
1- Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
2 - Dicionário popular. Selfie. Disponível: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 30 de setembro de 2018. (Apesar de o nome do site ser dicionário, trata-se de um verbete enciclopédico, pois vai além da conceituação.)
3 - Disponível em: Wikipédia. Fotografia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
- Videominuto: Mega Curioso. As mortes mais estúpidas causadas por selfies. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-hctTzDH70. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
- Internet, datashow, computador ou celular, ou laboratório de informática, ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.
- Caneta marca-texto.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O videominuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades de entender como a intertextualidade colabora para dar credibilidade ao texto.
Referências sobre o assunto:
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipédia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipédia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acesso em: 4 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Pergunte aos alunos se eles conhecem outras maneiras de mais tecnológicas de transmitir informações.
Ouça as diferentes possibilidades e explique para os alunos que eles nasceram na era intitulada tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica e que um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o videominuto.
2. Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de textos que se referem a outros textos.
Cite alguns exemplos, como o trecho do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, presente no Hino Nacional, e também a referência da música “Monte Castelo” ao poema “Amor é fogo que arde sem se ver” de Luís Vaz de Camões e ainda à “Carta de Coríntios”, escrita por Paulo. Em seguida, exponha, numa conversa espontânea, que um texto, como um videominuto ou um verbete de enciclopédia, faz referência a outros textos e que isso recebe o nome de intertextualidade.
3. Exiba este videominuto.
Mega Curioso. As mortes mais estúpidas causadas por selfies. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-hctTzDH70. Acesso em: 30 de setembro de 2018.*
4. Após a exibição, ainda numa conversa espontânea, proponha as seguintes reflexões:
- A intenção do vídeo é fazer um alerta. Sobre o quê?
- Neste videominuto há intertextualidade?
- Com qual objetivo o narrador cita um estudo que fez um levantamento de mortes provocadas por selfies?
Espera-se que os alunos percebam que a intenção do autor do vídeo é fazer um alerta sobre a banalização de pessoas que morreram por motivos fúteis, apenas com a finalidade de fazer um registro fotográfico, colocando a sua imagem como mais importante do que sua própria vida, e que isso não deve ser reproduzido. Eles deverão perceber que o texto faz referência a um estudo e cita dados estatísticos sobre ele. (Esta informação aparece no tempo de 1min30seg do vídeo.) Também deverão notar que a intenção do autor do vídeo ao citar este estudo é destacar que estes procedimentos vêm cada vez mais aumentando, sendo necessários alertas e debates sobre este assunto, inclusive nas escolas.
Faça uma correção participativa pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles.
* O Vídeo-minuto trata da temática de mortes em decorrência da pessoa tirar uma selfie, ou seja, quando o indivíduo prioriza mais a sua imagem do que a sua vida; havendo, portanto, uma inversão de valores. Um estudo realizado por Hemank Lamba demonstrou que 15 pessoas morreram por causa de selfies em 2014, 39 em 2015 e 73 nos primeiros oito meses de 2016. Sendo assim, há um crescente nesses números e, devido ser um procedimento muito presente na vida dos jovens, é um assunto que precisa ser discutido nas escolas. No vídeo-minuto consta mortes por armas de fogo, mas elas não são tratadas de forma banal, pelo contrário, há um alerta sobre não realizar tais tipos de selfies. Porém, caso o professor veja necessidade, pode destacar que nenhuma situação apresentada deve ser reproduzida e também propor uma discussão maior sobre a temática, usando um outro tempo oportuno, tendo como base o seguinte texto: Estudo revela as alarmantes estatísticas das mortes causadas por selfies. Tecmundo. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/selfie/106961-estudo-revela-alarmantes-estatisticas-mortes-causada-selfies.htm>. Acessado em 21/11/2018.
Observações:
- Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles. Caso queira usar outra temática, devido ao perfil da turma, pesquise na internet ou em livros didáticos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1. Para realizar as atividades do desenvolvimento, solicite que os alunos façam duplas, que é uma forma de promover conhecimento reflexivo e cooperativo por meio da troca de ideias, retirando a centralidade do discurso do professor ao oportunizar discussões, comparações e negociações, Assim, é permitido que haja uma construção conjunta do conhecimento.
2. Projete a tela acima e clique nos links para abrir os verbetes de enciclopédia. Em seguida, peça a alguns alunos que leiam os textos de forma alternada.
3. Imprima os textos e os distribua para cada aluno.
Clique aqui para imprimir os textos 1, 2 e 3.
4. Solicite aos alunos que pintem, usando caneta marca-texto verde, os termos nos textos que fazem referência a outros estudos. Em seguida, peça-lhes que colem a folha no caderno.
5. Faça a correção da atividade de forma participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, estimule a participação deles.
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Faça as intervenções que julgar necessárias de modo que os alunos compreendam que, em relação à questão 4, o uso de termos como “segundo”, “de acordo com” e o uso das aspas são indicativos de que há referências a outros textos, ou seja, intertextualidade.
Fique atento para não ultrapassar o tempo de 15 minutos na realização desta atividade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Projete na tela o slide.
Observação: Caso os alunos tenham acesso à internet e a celulares, você pode compartilhar o videominuto com eles a fim de que fiquem livres para assisti-lo a qualquer momento. Se não, combine um momento e faça a reprodução novamente no projetor.
2. Faça uma correção participativa pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles.
Sobre a questão 1a, comente que, quando se faz uma citação direta, exatamente como o texto originário faz, deve-se usar as aspas. E que quando há uma transformação/adaptação do texto originário, ou seja, uma citação indireta, este uso não se faz necessário.
Em relação à questão 1b, conduza os alunos a perceber, por meio de uma conversa espontânea, que no videominuto acontece uma citação indireta com a presença da expressão “de acordo com”.
Não ultrapassar o tempo de 15 minutos na realização das questões da Atividade 1.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Peça aos alunos que, ainda em duplas, reflitam sobre a seguinte questão:
- Qual a função da intertextualidade num videominuto e num verbete de enciclopédia? Ou seja, com qual objetivo outros textos são citados?
2 - Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão do slide anterior.
Conduza os alunos a perceber, ainda por meio de uma conversa espontânea, que as referências a outros estudos num videominuto e num verbete de enciclopédia têm a função de argumento de autoridade, de embasar o que está sendo dito, dando credibilidade ao texto.
Fique atento para que a realização desta questão não ultrapasse 10 minutos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente o tema da aula para os alunos: A intertextualidade num verbete de enciclopédia. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.
Introdução
Compartilhe com os alunos, por meio de WhatsApp ou e-mail, algumas reflexões: eles conhecem outras maneiras mais tecnológicas de transmitir informações? Explique para os alunos que eles nasceram na era intitulada tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica e que um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto. Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de textos que se referem a outros textos. Cite alguns exemplos, como o trecho do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, presente no Hino Nacional, e também a referência da música “Monte Castelo” ao poema “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Luís Vaz de Camões, e ainda à “Carta de Coríntios”, escrita por Paulo (anexe esses exemplos ao documento). Em seguida, exponha que um texto, assim como um vídeo-minuto ou um verbete de enciclopédia, faz referência a outros textos e que isso recebe o nome de intertextualidade. Exiba o vídeo-minuto intitulado “Megacurioso. As mortes mais estúpidas causadas por selfies”, disponível aqui. Após a exibição, ainda numa conversa espontânea, proponha as seguintes reflexões:
- A intenção do vídeo é fazer um alerta. Sobre o quê?
- Neste vídeo-minuto há intertextualidade?
- Com qual objetivo o narrador cita o estudo de um levantamento de mortes provocadas por selfies?
Solicite que respondam às perguntas em seus cadernos de aula. Observação: veja mais informações sobre o vídeo sugerido no plano original.
Desenvolvimento
Para realizar as atividades do Desenvolvimento, solicite que os alunos façam duplas. Para isso, sugira que estabeleçam seus combinados e troquem suas impressões por meio de uma reunião online com o Google Meet (veja em Recursos Opcionais) ou outra plataforma. Disponibilize, no grupo de WhatsApp da turma, os verbetes de enciclopédia disponíveis aqui. Em seguida, peça aos alguns alunos que leiam os textos. Solicite aos alunos que pintem, usando caneta marca-texto verde, os termos nos textos que fazem referência a outros estudos. Em seguida, peça que colem a folha no caderno. Aos alunos que não tiverem como imprimir, peça que copiem os verbetes no caderno e realizem as atividades. Faça a correção, sorteando algumas duplas para colocar suas respostas no grupo do WhatsApp da turma. Você pode também criar uma reunião via Google Meet para melhor explicar a atividade e realizar a socialização. A resolução da atividade está disponível aqui. Faça as intervenções que julgar necessárias, de modo que os alunos compreendam que, em relação à questão 4, o uso de termos como “segundo”, “de acordo com” e o uso das aspas são indicativos de que há referências a outros textos, ou seja, intertextualidade.
Fechamento
Peça aos alunos que, ainda em duplas, reflitam sobre a seguinte questão: qual a função da intertextualidade num vídeo-minuto e num verbete de enciclopédia? Ou seja, com qual objetivo outros textos são citados? Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão do slide anterior, oralmente, no WhatsApp. Conduza os alunos a perceber, ainda por meio de uma conversa espontânea, que as referências a outros estudos num vídeo-minuto e num verbete de enciclopédia têm a função de argumento de autoridade, de embasar o que está sendo dito, dando credibilidade ao texto.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos vídeos junto aos alunos para que possam, assim, trocar experiências de aprendizagem. É importante que os alunos percebam que seus familiares os apoiam em sua aprendizagem e veem relevância no que aprendem na escola.
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP30/EF69LP43/EF08LP14