Plano de Aula

Plano de aula: Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no contexto de produção

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

- Enciclopédias impressas (geralmente as bibliotecas escolares possuem) ou imagens de enciclopédias para serem projetadas, caso a escola não possua as enciclopédias;
- Texto fotocopiado de um verbete enciclopédico retirado de uma enciclopédia impressa;
- Computador e datashow para projetar a página do verbete enciclopédico digital (do mesmo termo da versão impressa) ou celulares para acessar o verbete, ou laboratório de informática com internet. A apresentação do verbete digital pode ser adaptada trazendo, em último caso, o texto impresso com os hiperlinks marcados;

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter preconceito com o gênero por considerá-lo de difícil entendimento devido ao uso de linguagem formal e de termos técnicos. Também podem não conseguir identificar as diferenças entre o impresso e o digital, além da identificação de hiperlinks.

Referências sobre o assunto:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: Acessado em: 03/07/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: . Acessado em: 03/07/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, levantando o conhecimento prévio deles a respeito do tema com a seguinte pergunta:

  • De que forma você busca conhecimento a respeito de um assunto que não conhece?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos