Atividade para impressão - Foto de enciclopédia
Plano de Aula
Plano de aula: Verbete de enciclopédia impressa e digital: semelhanças e diferenças no contexto de produção
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Enciclopédias impressas (geralmente as bibliotecas escolares possuem) ou imagens de enciclopédias para serem projetadas, caso a escola não possua as enciclopédias;
- Texto fotocopiado de um verbete enciclopédico retirado de uma enciclopédia impressa;
- Computador e datashow para projetar a página do verbete enciclopédico digital (do mesmo termo da versão impressa) ou celulares para acessar o verbete, ou laboratório de informática com internet. A apresentação do verbete digital pode ser adaptada trazendo, em último caso, o texto impresso com os hiperlinks marcados;
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a Wikipédia a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter preconceito com o gênero por considerá-lo de difícil entendimento devido ao uso de linguagem formal e de termos técnicos. Também podem não conseguir identificar as diferenças entre o impresso e o digital, além da identificação de hiperlinks.
Referências sobre o assunto:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acessado em: 03/07/2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos, levantando o conhecimento prévio deles a respeito do tema com a seguinte pergunta:
- De que forma você busca conhecimento a respeito de um assunto que não conhece?
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1. Para ativar o conhecimento prévio, projete este slide e faça as perguntas exibidas, uma a uma, de forma breve.
2. Essas perguntas devem ser respondidas oralmente e esquematizadas no quadro na forma de um mapa mental. Conduza a mediação da conversa de forma que os alunos percebam que as pessoas recorrem a uma enciclopédia para pesquisar sobre um dado assunto, que, portanto, circula em ambientes de pesquisa e estudo (nas impressas nos livros e nas digitais em sites), para um público com esse tipo de objetivo. Antigamente, elas eram impressas e produzidas em volumes e, atualmente, a maioria consulta as versões digitais, que possui uma linguagem mais coloquial por não ser produzida necessariamente por especialistas, como as impressas. Além disso, comente que as palavras-chave que orientam a busca numa enciclopédia são chamadas de verbetes enciclopédicos.
Observação: Atente-se para o tempo previsto para esta atividade, de modo a mediar a discussão oral para que não perca o foco previsto. O aprofundamento dessas questões será realizado no desenvolvimento da aula.
Materiais complementares: Para acessar uma sugestão de mapa mental a partir desses questionamentos, clique aqui.
Desenvolvimento
1. Forme times de trabalho, determinando a quantidade de alunos em cada time de acordo com o perfil da turma.
2. A partir das respostas socializadas para as questões motivadoras da introdução da aula, comente que será trabalhado o gênero verbete enciclopédico, que pode ser encontrado de modo impresso ou digital.
2. Leve enciclopédias impressas para a sala de aula e as distribua para que os alunos tenham contato com o tipo de suporte impresso, confirmando ou reformulando as observações compartilhadas anteriormente. Se a escola não tiver enciclopédias disponíveis na biblioteca, mostre esta imagem aqui. Observação: cuidado para não ultrapassar o tempo de 5 minutos de contato dos alunos com as enciclopédias, para não prejudicar o andamento das demais atividades.
3. Entregue para cada time, de forma impressa, o texto de verbete enciclopédico “Fotografia”, retirado de uma enciclopédia física. Para imprimir esse verbete completo, clique aqui. (Fonte: Enciclopédia Barsa Universal, Volume 8, 2009, página 2586-2589).
4. Por uma questão de tempo, peça aos alunos que leiam apenas algumas partes da primeira página, pois, dessa forma, já poderão perceber as observações a serem feitas no quadro da etapa seguinte. Disponibilize 5 minutos para essa leitura.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Projete o site com um verbete enciclopédico “Fotografia”, da página da Wikipédia. Acesse este link para ter acesso ao verbete enciclopédico digital de forma completa: Fonte: Wikipédia, disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em 22 de julho de 2018.
A princípio, a enciclopédia digital deverá ser projetada e não entregue para o aluno o texto impresso, a fim de que eles percebam diferenciações importantes em relação à mudança do suporte impresso para o digital. Porém, caso não seja possível projetar o verbete digital, traga o texto impresso mantendo as marcas de hiperlinks.
2. Peça aos alunos que leiam apenas a primeira parte, intitulada “Fotografia”. Disponibilize 5 minutos para essa leitura.
Foi escolhido o verbete “Fotografia” por ser um assunto que faz parte do universo do adolescente em decorrência do uso dos celulares. De acordo com o perfil da turma, se necessário, escolha outro tema. Se você quiser optar por outro verbete, mantenha o mesmo termo apresentado tanto na versão impressa quanto na digital.
Desenvolvimento
Orientações:
1. Leve os alunos a observarem, ainda em times, o contexto de produção de cada verbete, salientando semelhanças e diferenças por meio de um quadro comparativo. Para isso, projete o quadro, que será preenchido coletivamente, a partir das respostas dos alunos.
Caso queira adotar outra estratégia, como entregar para que os alunos também preencham o quadro, clique aqui para acessar o quadro. Lembre-se de controlar o tempo de realização da tarefa.
2. Explique, brevemente, os itens do quadro comparativo para os alunos com o objetivo de qualificar as respostas. Você pode ir orientando os alunos a observar as seguintes questões, que contemplam um a um e em ordem os itens do quadro: Quem serão o(s) autor(es)? Quem geralmente lê uma enciclopédia? Qual a finalidade de uma enciclopédia? Onde ela circula? Que tipo de linguagem é utilizada nela? Que procedimentos de leitura são realizados? Como uma enciclopédia é atualizada? Nessa explicação, destaque que existirão diferenças entre o suporte impresso e o digital. No quadro, há espaço para outras diferenciações que os alunos possam observar.
3. À medida que você for fazendo as perguntas acima, realize o preenchimento da tabela no quadro projetado, de acordo com as respostas orais dadas pelos alunos, de forma coletiva e participativa. Para tanto, vá alterando entre os grupos de modo que o máximo possível de alunos possa participar. Destaque que na versão impressa há um limite de números de autores e que na digital a construção é colaborativa. Sendo assim, a versão impressa é feita por especialista e a digital por qualquer pessoa que queira produzi-la. Além disso, que na impressa o público-alvo é formado por pessoas mais especializadas e na digital são, geralmente, estudantes ou pessoas que possuem curiosidades sobre um dado assunto. Em relação à finalidade, ambas têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado conhecimento. Também é importante destacar a diferença de circulação de um verbete enciclopédico digital e de um impresso: livro e site. E ainda sobre a linguagem que, na maioria das vezes, é impessoal e objetiva, porém é necessário destacar que a digital possui uma linguagem mais coloquial devido ao fato de o produtor não ser necessariamente um especialista. Sobre a forma de leitura, no verbete enciclopédico digital há o uso de uma leitura não linear, da procura por meio de palavras-chave e a possibilidade de ampliação temática por meio do uso dos hiperlinks. Deve ser destacado, ainda, que na versão digital, a publicação se dá exatamente após a finalização do texto e pode ser atualizado a qualquer momento, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico.
Para acessar a resolução completa, clique aqui.
Observação: Atente-se ao tempo para a realização desta atividade de preenchimento do quadro que não deve ultrapassar 15 minutos.
4. Peça aos alunos que construam, coletivamente, no quadro, um conceito para verbete de enciclopédia, destacando os elementos do quadro comparativo nessa conceituação. Tome cuidado para não disponibilizar mais de 5 minutos para essa atividade de conceituação.
Para acessar uma possível resposta, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1. Peça aos alunos que anotem o conceito criado no caderno, destacando a finalidade de um verbete de enciclopédia para as práticas de estudo e pesquisa na vida de um estudante.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Opcional: plataforma para a construção de mapas mentais digitais (GOCONQR), disponível aqui.
Tema
Apresente aos alunos a proposta da aula, por meio do WhatsApp, levantando o conhecimento prévio deles a respeito do tema com a seguinte pergunta: de que forma você busca conhecimento a respeito de um assunto que não conhece?
Introdução
Para ativar os conhecimentos prévios de seus alunos, encaminhe, pelo WhatsApp, o slide referente à Introdução do plano original com suas devidas perguntas, que podem ser esquematizadas na forma de um mapa mental (acesse a sugestão de mapa mental a partir desses questionamentos, disponível aqui). Você também pode criar um mapa mental com a plataforma GOCONQR (veja em Recursos Opcionais). Conduza a mediação da conversa de forma que os alunos percebam que as pessoas recorrem a enciclopédias para pesquisar sobre um dado assunto. Portanto, as enciclopédias impressas ou digitais circulam em ambientes de pesquisa e estudo, para um público com esse objetivo. Antigamente, elas eram impressas e produzidas em volumes e, atualmente, a maioria das pessoas consulta as versões digitais, que possuem uma linguagem mais coloquial por não ser produzida necessariamente por especialistas, como as impressas. Além disso, comente que as palavras-chave que orientam a busca numa enciclopédia são chamadas de verbetes enciclopédicos.
Desenvolvimento
Forme times de trabalho determinando grupos de 4 integrantes, para que possam se conectar por meio de chamadas de vídeo e trocar ideias. A partir das respostas socializadas para as questões motivadoras da introdução da aula, comente que será trabalhado o gênero verbete enciclopédico, que pode ser encontrado de modo impresso ou digital. Apresente imagens de enciclopédias impressas (disponíveis aqui). Encaminhe à turma o texto de verbete enciclopédico “Fotografia”, retirado de uma enciclopédia física (veja esse verbete completo disponível aqui). Por uma questão de tempo, peça aos alunos que leiam apenas algumas partes da primeira página, pois, dessa forma, já poderão perceber as observações a serem feitas no quadro da etapa seguinte. Encaminhe também fotos de enciclopédias e o link com o verbete enciclopédico “Fotografia” na Wikipédia, disponível aqui. Em seguida, questione sobre as diferenciações quanto à mudança do suporte impresso para o digital. Leve os alunos a observar, ainda em times, o contexto de produção de cada verbete, salientando semelhanças e diferenças por meio de um quadro comparativo (disponível aqui). Explique brevemente os itens do quadro comparativo para os alunos com o objetivo de qualificar as respostas deles. Você pode orientá-los a observar as seguintes questões, que contemplam um a um e em ordem os itens do quadro:
Quem serão o(s) autor(es)?
Quem geralmente lê uma enciclopédia?
Qual a finalidade de uma enciclopédia?
Onde ela circula?
Que tipo de linguagem é utilizada nela?
Que procedimentos de leitura são realizados?
Como uma enciclopédia é atualizada?
A resolução completa está disponível aqui. Peça aos alunos que construam com seus grupos um conceito para verbete de enciclopédia, destacando os elementos do quadro comparativo nessa conceituação. Uma possível resposta está disponível aqui.
Fechamento
Peça aos alunos que compartilhem, no grupo da sala no WhatsApp, os conceitos criados, destacando a finalidade de um verbete de enciclopédia para as práticas de estudo e pesquisa na vida de um estudante.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a conversar com os alunos sobre os métodos que utilizavam para fazer pesquisas antes do advento da internet. É importante que os alunos percebam a mudança de suporte que ocorreu em pouco tempo.