Atividade para impressão - Tabela
Tabela
Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Verbete de enciclopédia impressa e digital
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.
- Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.
- Tabela de planejamento textual.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades com o uso da impessoalização, assim como editar na Wikipédia.
Referências sobre o assunto:
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em:
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em:
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em:
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em:
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em:
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Opcionais: Powtoon (tutorial disponível aqui); Sorteador online (disponível aqui).
Tema
Apresente para os alunos, por meio do WhatsApp, o tema da aula: Produzindo um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa.
Introdução
Inicie a aula conversando com os alunos sobre a função da escrita em nossas vidas. Para isso, encaminhe, pelo WhatsApp, um vídeo disparador com alguns questionamentos: em que situações vocês costumam escrever? Já pensaram em como seria a vida sem a escrita? Vocês escrevem mais de forma manuscrita ou no computador/celular? (Sugerimos a utilização da plataforma Powtoon, que é superinterativa, para a criação do vídeo. Veja o tutorial em Recursos Opcionais.) Conduza os alunos a perceber, por meio de perguntas, que a escrita é uma prática social, ou seja, ela nos permite realizar diferentes tarefas na sociedade. Para isso, instigue-os a se lembrar de algumas práticas na vida deles em que a escrita é utilizada. Leia o texto a seguir e peça aos alunos que, por meio da descrição dada, tentem adivinhar de que gênero textual se trata. Destaque que também se trata de uma prática social de escrita e é muito usado no campo da pesquisa: é impessoal, informativo e tem como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto. Utilizando linguagem objetiva e impessoal, traz informações que vão além das que estão num dicionário. Pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões. É uma palavra-chave e está presente nas enciclopédias. Espera-se que os alunos percebam que se trata de um verbete de enciclopédia. Essa percepção será facilitada se você, professor, estiver utilizando a sequência de planos. Caso não esteja, a atividade será mais conceitual e, se eles não chegarem ao gênero, você precisará informá-los. Pergunte aos alunos que tipo de verbete, atualmente, é mais consultado por eles: o impresso ou o digital? Provavelmente, os alunos dirão que é o digital, uma vez que estão inseridos num mundo tecnológico.
Desenvolvimento
Informe aos alunos, pelo WhatsApp ou similares, que chegou o momento de produzir um verbete enciclopédico digital. Caso você esteja utilizando os planos em sequência, solicite aos alunos que peguem a tabela de planejamento textual preenchida na aula 13. Caso não esteja seguindo a sequência, solicite que preencham a tabela disponível aqui. Com isso, o tempo da aula precisará ser aumentado. Peça aos alunos que se dividam em grupos. Se não estiver utilizando a sequência, a divisão será feita agora. Do contrário, eles seguirão com os grupos da aula 13. Solicite que, em posse da tabela de planejamento, acessem o site da Wikipédia, disponível aqui, pelo computador ou celular, e comecem a produzir o verbete enciclopédico digital. Se o verbete escolhido já existir na Wikipédia, será apenas editado, com acréscimo de informações. Caso não exista, será criado. Compartilhe, previamente, o vídeo-minuto disponível aqui (Nova Escola | Como editar um verbete da Wikipédia) e peça aos alunos que criem uma conta na Wikipédia. O vídeo orienta como criar um verbete na Wikipédia e facilitará o trabalho dos alunos. Se não for possível para os alunos acessar a internet, computadores ou celulares, opte pela produção de verbetes enciclopédicos escritos no papel.
Fechamento
Peça a alguns grupos que socializem a experiência de não apenas consultar a Wikipédia, mas também produzir um verbete para essa plataforma. Diga também para que contem que verbete criaram e o porquê. Solicite as socializações por meio de sorteio (sugerimos o uso do Sorteador online – veja o tutorial em Recursos Opcionais). Sorteie, faça um print do resultado e encaminhe-o no grupo do WhatsApp da turma para que os alunos se sintam desafiados.
Convite às famílias
Você pode sugerir que os alunos apresentem a Wikipédia a seus responsáveis e que criem juntos o verbete enciclopédico no site.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Gleiciane Rocha
Mentor: Cristiane Dias
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Produzindo um verbete enciclopédico digital de maneira colaborativa
Finalidade da aula: Produzir um verbete enciclopédico digital, em times, de maneira colaborativa, considerando o contexto de produção e a construção composicional, para divulgar conhecimento.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbete de enciclopédia e vídeo-minuto
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição/ Estratégia de produção
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP36, EF69LP37, EF89LP25
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia e vídeo-minuto e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários:
- Computadores ou celulares com internet.
- Nova Escola. Como editar um verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bx2dvQFBTP4>. Acesso em: 8 dez. 2018.
- Tabela de planejamento textual.
Informações sobre o gênero:
Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva, encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O vídeo-minuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem ter dificuldades com o uso da impessoalização, assim como editar na Wikipédia.
Referências sobre o assunto:
- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf>. Acesso em: 4 set. 2018.
- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipedia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: