Atividade para impressão - Texto Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Texto didático: leitura e escolha de vocabulário
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto didático e exposição oral e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Cópias do texto “A história entre a imaginação e a realidade”; dicionários impressos ou virtuais.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Escolher vocabulário adequado ao contexto de produção do texto analisado (livro de história voltado a alunos de 6º ano).
Referências sobre o assunto:
FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.
LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta do slide. Espera-se que, por conta da palavra “inextricável”, a turma tenha dificuldades em formular respostas. Instigue os alunos e as alunas a pensar sobre a palavra em questão com as perguntas: “Alguém na turma já escutou ou leu essa palavra?”; “Ela parece adequada ao contexto da pergunta, isto é, deixa claro a informação que se espera obter?”; “Podemos imaginar significados para essa palavra a partir das outras palavras que compõem a pergunta?”
- Permita que a turma se manifeste livremente diante dessas provocações. Em seguida, explique que “inextricável”, nesse contexto, pode significar “algo difícil de compreender”. O objetivo dessa breve atividade é instigar os alunas e as alunas a explorarem o tema de discussão desta aula, a escolha vocabular em textos didáticos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO