Plano de Aula

Plano de aula: Texto didático: leitura e escolha de vocabulário

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto didático e exposição oral e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias do texto “A história entre a imaginação e a realidade”; dicionários impressos ou virtuais.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Escolher vocabulário adequado ao contexto de produção do texto analisado (livro de história voltado a alunos de 6º ano).

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta do slide. Espera-se que, por conta da palavra “inextricável”, a turma tenha dificuldades em formular respostas. Instigue os alunos e as alunas a pensar sobre a palavra em questão com as perguntas: “Alguém na turma já escutou ou leu essa palavra?”; “Ela parece adequada ao contexto da pergunta, isto é, deixa claro a informação que se espera obter?”; “Podemos imaginar significados para essa palavra a partir das outras palavras que compõem a pergunta?”
  • Permita que a turma se manifeste livremente diante dessas provocações. Em seguida, explique que “inextricável”, nesse contexto, pode significar “algo difícil de compreender”. O objetivo dessa breve atividade é instigar os alunas e as alunas a explorarem o tema de discussão desta aula, a escolha vocabular em textos didáticos.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP29 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS