Plano de Aula
Plano de aula: Exposição oral e ferramentas de apresentação: descobrindo regularidades
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo ligado ao campo das práticas de estudo e pesquisa, a exposição oral articula a ação de expor oralmente à finalidade de informar/instruir a respeito de conteúdo formais, o que aproxima o gênero dos contextos escolares, formais ou informais. Devido a suas finalidades didáticas, a exposição oral caracteriza-se pela fala planejada, com informações e meios de apresentação previamente organizados em torno do conteúdo a ser exposto e do público a ser instruído/informado. Em suas manifestações típicas, a exposição oral associa-se a contextos de fala formais, amparados por ferramentas de apresentação (cartazes, banners, apresentações em formato slideshow, etc.) e limitados por períodos de tempo pré-estabelecidos. Da mesma forma, o gênero parece indissociável de elementos paratextuais e cinésicos (tom de voz, gesto, fisionomia etc.).
Dificuldades antecipadas: Perceber as relações de complementaridade entre exposições orais didáticas e ferramentas de apoio à exposição.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469>. Acesso em: 17 jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula instigando a turma a completar a sentença acima. Caso os alunos e alunas tenham dificuldades para completar a sentença, proponha questões que os auxiliem a mobilizar conhecimentos prévios em torno do contexto de produção de exposições orais, tais como: como costumam acontecer as apresentações ou exposições de trabalhos? Quem fala durante as apresentações? Há maneiras adequadas e inadequadas de falar? Quais costumam ser os conteúdos dessas falas? Como a sala fica disposta durante as apresentações? Para apresentar um trabalho, basta falar sobre um conteúdo? O que pode ser utilizado durante as exposições orais?
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente à turma o vídeo “Artes - Arte Moderna - Arte e Cultura brasileira”, do canal Aulalivre - Enem 2018 e vestibulares. Trata-se de uma exposição oral voltada a estudantes de ensino médio. Informe aos alunos e alunas que, neste momento, o vídeo não será assistido, e sim ouvido. Para isso, certifique-se de que a turma tenha acesso apenas ao áudio do vídeo (você pode utilizar recursos de congelamento de imagens, presentes no próprio projetor, ou desconectar os cabos VGA ou HDMI que ligam o computador ao projetor).
- Solicite à turma que ouça a apresentação, tomando notas do que parecer interessante ou problemático.
- Após a audição, solicite à turma que compartilhe suas notas: que aspectos, positivos ou negativos, mais chamam a atenção na fala da professora? Trata-se de uma boa exposição? Instigue os alunos e alunas a justificarem seus posicionamentos voltando a trechos do vídeo. No quadro, tome nota dos comentários e notas apresentados. Caso a turma produza poucos comentários, proponha perguntas que auxiliem o debate, tais como: do que trata a exposição? Como são apresentadas as informações durante a fala? Parece haver algum critério organizador para o que é exposto? É fácil compreender o que é exposto? Por quê? O que poderia melhorar na exposição ouvida? Espera-se que a turma perceba o quanto a fala da professora está ligada ao uso de ferramentas de apoio à exposição, como fica evidente pelo uso repetido do pronome demonstrativo “aqui”.
Materiais complementares: Você pode encontrar o link para o vídeo citado aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Retome o vídeo escutado anteriormente. Desta vez, permita que a turma assista ao vídeo. Instigue os alunos e alunas a tomarem nota do que julgarem interessante ou problemático ao longo da exposição. Solicite também que pensem sobre as diferenças entre a audição e a exibição da fala.
- Após a exibição do vídeo, solicite à turma que compartilhe suas notas e comentários.
- Pergunte à turma: como são os slides apresentados pela professora? Que função os slides parecem ter diante da exposição oral a que se relacionam? Verifique se os alunos e alunas perceberam traços característicos da apresentação em formato slideshow: uso de fontes variadas, progressão temática, organização tópica dos textos, presença de textos verbais e não verbais, seleção de exemplos que auxiliam a fala. Caso isso não ocorra, proponha questões que auxiliem a turma, tais como: que textos aparecem nos slides? Como são apresentados os textos em cada slide? Existe alguma ordem entre os textos de cada slide e entre os slides como todo? Se sim, quais parecem ser os critérios para definir essa ordenação? O que aconteceria se a professora mantivesse a mesma exposição oral sem recorrer aos slides? O que aconteceria se a professora apenas lesse os slides?
- No quadro, tome notas das respostas apresentadas pela turma.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- A fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo da aula, proponha à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é verificar se a turma compreendeu a função de apresentações em formato slideshow enquanto ferramentas de apoio à exposições orais. Verifique também se a turma percebeu as marcas características desse tipo de ferramenta: uso de fontes variadas, progressão temática, organização tópica dos textos, presença de textos verbais e não verbais, seleção de exemplos que auxiliam a fala. Procure retomar as notas acumuladas ao longo do plano, de modo a construir sínteses a partir do que foi produzido pela turma.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos somente o áudio do vídeo disponível no Plano para que ouçam. Você pode fazer isso gravando somente o áudio do vídeo no WhatsApp e enviando à turma. Peça que ouçam e respondam às perguntas: é fácil compreender o que é exposto? Por quê? O que poderia melhorar na exposição ouvida? Solicite que discutam em trios as respostas e respondam por áudio (um de cada trio). Após ouvir as respostas, envie o vídeo e diga que devem se organizar em duplas para realizar as demais atividades que você irá encaminhar por escrito via pasta compartilhada no Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Desenvolvimento
Envie, por escrito, as seguintes perguntas às duplas, sobre o vídeo:
1. Que textos aparecem nos slides?
2. Como são apresentados os textos em cada slide?
3. Existe alguma ordem entre os textos de cada slide e entre os slides como um todo? Se sim, quais parecem ser os critérios para definir essa ordenação?
4. O que aconteceria se a professora apenas lesse os slides?
5. Que função os slides parecem ter diante da exposição oral a que se relacionam?
Auxilie as duplas na realização da atividade pelos canais já combinados por vocês. Estabeleça um prazo para a entrega das respostas e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos).
Fechamento
Realizada a última atividade, faça uma compilação das respostas dos alunos e envie um novo áudio com esse feedback, acrescentando o que achar necessário. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem compartilhar seus conhecimentos sobre apresentações com slides e/ou pesquisar como eram esses recursos antigamente, antes de existir computadores e projetores de mídias digitais na escola. Peça que pesquisem juntos e/ou ouçam os mais velhos sobre isso, como eram as aulas sem recursos em outras épocas ou como eram os recursos antigos. Certamente, terão histórias muito interessantes para contar. As famílias que toparem realizar a atividade podem compartilhar suas histórias e/ou descobertas no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Exposição oral e ferramentas de apresentação: descobrindo regularidades
Finalidade da aula: Analisar exposições orais de caráter didático, a fim de reconhecer a função de ferramentas de apoio à fala e suas regularidades estilísticas e composicionais (tamanho e formato de fontes, organização tópica e escolha de exemplos).
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Textualização. Progressão temática / Usar adequadamente ferramentas de apoio às apresentações orais
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP25 / EF69LP41
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo ligado ao campo das práticas de estudo e pesquisa, a exposição oral articula a ação de expor oralmente à finalidade de informar/instruir a respeito de conteúdo formais, o que aproxima o gênero dos contextos escolares, formais ou informais. Devido a suas finalidades didáticas, a exposição oral caracteriza-se pela fala planejada, com informações e meios de apresentação previamente organizados em torno do conteúdo a ser exposto e do público a ser instruído/informado. Em suas manifestações típicas, a exposição oral associa-se a contextos de fala formais, amparados por ferramentas de apresentação (cartazes, banners, apresentações em formato slideshow, etc.) e limitados por períodos de tempo pré-estabelecidos. Da mesma forma, o gênero parece indissociável de elementos para textuais e cinésicos (tom de voz, gesto, fisionomia etc.).
Dificuldades antecipadas: Perceber as relações de complementaridade entre exposições orais didáticas e ferramentas de apoio à exposição.
Referências sobre o assunto:
CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.
SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469>. Acesso em: 17 jan. 2019.