Plano de aula: Exposição oral e ferramentas de apresentação: descobrindo regularidades

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo ligado ao campo das práticas de estudo e pesquisa, a exposição oral articula a ação de expor oralmente à finalidade de informar/instruir a respeito de conteúdo formais, o que aproxima o gênero dos contextos escolares, formais ou informais. Devido a suas finalidades didáticas, a exposição oral caracteriza-se pela fala planejada, com informações e meios de apresentação previamente organizados em torno do conteúdo a ser exposto e do público a ser instruído/informado. Em suas manifestações típicas, a exposição oral associa-se a contextos de fala formais, amparados por ferramentas de apresentação (cartazes, banners, apresentações em formato slideshow, etc.) e limitados por períodos de tempo pré-estabelecidos. Da mesma forma, o gênero parece indissociável de elementos paratextuais e cinésicos (tom de voz, gesto, fisionomia etc.).

Dificuldades antecipadas: Perceber as relações de complementaridade entre exposições orais didáticas e ferramentas de apoio à exposição.

Referências sobre o assunto:

CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2019.

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469>. Acesso em: 17 jan. 2019.

Tema da aula

Orientações:

• Inicie a aula instigando a turma a completar a sentença acima. Caso os alunos e alunas tenham dificuldades para completar a sentença, proponha questões que os auxiliem a mobilizar conhecimentos prévios em torno do contexto de produção de exposições orais, tais como: como costumam acontecer as apresentações ou exposições de trabalhos? Quem fala durante as apresentações? Há maneiras adequadas e inadequadas de falar? Quais costumam ser os conteúdos dessas falas? Como a sala fica disposta durante as apresentações? Para apresentar um trabalho, basta falar sobre um conteúdo? O que pode ser utilizado durante as exposições orais?

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos