Texto para impressão - Expedições geográficas
Expedições geográficas
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral, e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).
Materiais necessários: cópias impressas de uma página do livro: ADAS, M.; ADAS, S. Expedições geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: compreender a articulação lógica entre os diversos gêneros mobilizados em textos didáticos.
Referências sobre o assunto:
FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em:
LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em:
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares: os textos utilizados neste e nos próximos slides podem ser encontrados em Atividade para impressão nos Materiais Complementares.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Você pode encontrar a página original nos Materiais Complementares, na Atividade para impressão.
Orientações:
Materiais complementares: Você pode encontrar a página original nos Materiais Complementares, na Atividade para impressão.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos as imagens e textos da Introdução e do Desenvolvimento do Plano (menos a última imagem, onde aparece a página inteira) e compartilhe com eles um áudio orientando-os a observar bem as imagens e ler com atenção os textos para responderem às questões da atividade. Avise que enviará as questões por escrito e que devem compartilhá-las (sugestão: compartilhamento de Google Docs no Google Drive) na data de entrega combinada.
Desenvolvimento
Compartilhe, por escrito, as orientações que você julgar necessárias e as seguintes perguntas na pasta criada para esta atividade no Google Drive:
SOBRE A CAPA
1. Qual assunto será abordado no livro? O que nos permite antecipar essa informação?
2. O que o número 6 parece indicar sobre o livro?
SOBRE OS AUTORES
1. Quem escreveu este livro?
2. Quais são suas profissões?
SOBRE OS TEXTOS
1. Qual é o assunto abordado pelos textos?
2. Como são esses textos? Contam uma história, descrevem, explicam...?
SOBRE AS IMAGENS
1. O que as imagens têm a ver com os textos anteriores?
2. Elas poderiam estar em qualquer lugar do livro? Por quê?
SOBRE A LEGENDA DAS IMAGENS
1. Onde fica este texto?
2. Qual seu objetivo específico, isto é, sua função?
Após as entregas, envie para as duplas a imagem da página inteira do livro com mais duas questões e estabeleça um prazo de entrega, no mesmo documento já criado para responder às outras questões:
SOBRE A PÁGINA INTEIRA
Na sua opinião, há algum tipo de hierarquia entre os textos, isto é, algum texto parece mais ‘importante’ do que o outro? Se sim, como podemos notar essa hierarquia?
Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas das duplas e deixe comentários no Doc de cada uma. Envie para a mesma pasta no Drive uma tabela com as seguintes perguntas em uma coluna, orientando os alunos a corresponder, agora individualmente, uma coluna com a outra: 1. Quem escreve textos didáticos?; 2. Sobre o que falam os textos didáticos?; 3. Para quem são destinados esses textos?; 4. Em que lugares eles costumam circular?
Coloque as respostas embaralhadas na outra coluna: ( ) Em geral, professores e pesquisadores da área; ( ) Conteúdos e assuntos a serem estudados na escola; ( ) A estudantes e professores; ( ) Escolas, salas de aula, cursos e casas de estudantes e de professores. Estabeleça um prazo para essa atividade e, após encerrado, envie o gabarito e um áudio finalizando esta aula, retomando conceitos e aprendizagens. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula utilizando o passo a passo do Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem fazer uma atividade lúdica de criação de uma capa de um livro didático. A capa pode ser criada utilizando programas de edição de imagem ou mesmo ser feita no papel e fotografada. Sugira que escolham um componente curricular de que todos gostem e um ano/ciclo para inventar uma capa e depois compartilhar no grupo de WhatsApp da turma. Podem brincar com os nomes dos autores do “livro” utilizando nomes de membros da família, por exemplo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mauricio Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Texto didático: contexto de produção, composição e estilo
Finalidade da aula: Reconhecer as condições de produção de textos didáticos (interlocutores, intenções e espaços de circulação), articulando-as a traços composicionais e estilísticos próprios do gênero (articulação entre texto principal e textos auxiliares, verbais e não verbais).
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto didático/Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção dos textos e adequação do texto à construção composicional e ao estilo de gênero.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP29
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral, e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).
Materiais necessários: cópias impressas de uma página do livro: ADAS, M.; ADAS, S. Expedições geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Informações sobre o gênero: como gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou pesquisadores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico, ou das verdades atuais ou atemporais. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).
Dificuldades antecipadas: compreender a articulação lógica entre os diversos gêneros mobilizados em textos didáticos.
Referências sobre o assunto:
FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.
LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: