Plano de Aula

Plano de aula: Texto didático: contexto de produção, composição e estilo

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral, e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura (abertura).

Materiais necessários: cópias impressas de uma página do livro: ADAS, M.; ADAS, S. Expedições geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: compreender a articulação lógica entre os diversos gêneros mobilizados em textos didáticos.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: . Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a pergunta acima. Deixe que os alunos e as aluns se manifestem livremente. Nesse momento, o objetivo da pergunta é instigar a turma a discutir o assunto da aula.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos