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Atena
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais necessárias à criação de hipertextos didáticos.
Referências sobre o assunto:
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.
coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.
KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares: A versão a ser compartilhada com a turma pode ser encontrada aqui. Para saber mais sobre o uso do Google Drive e de suas ferramentas, clique aqui.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares: A versão original do texto pode ser encontrada aqui.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos o link do texto disponível aqui para que leiam. Por áudio, solicite que formem duplas e escolham duas palavras-chave no texto lido. Em seguida, solicite que busquem páginas, vídeos, textos ou imagens que possam ilustrar as palavras escolhidas. Por fim, utilizando as ferramentas do Google Drive, peça aos grupos que articulem os materiais encontrados às palavras destacadas por meio de links (mais orientações no Plano). Estabeleça um prazo para a entrega do texto linkado e peça que compartilhem com todos via Google Drive.
Desenvolvimento
Após o retorno dos alunos, peça que todos visitem os textos dos colegas e avaliem a inserção dos links de acordo com o seguinte roteiro de perguntas (organize para que cada dupla avalie ao menos o texto de uma outra dupla, de forma a não deixar ninguém de fora):
1. O texto ficou mais informativo e instrutivo após a inserção dos links? Por quê?
2. Os links parecem adequados ao tema do texto? Por quê?
3. Os links remetem a textos de outras linguagens que não a verbal (imagens, vídeos, áudios etc.)?
4. As informações acrescentadas ao texto principal são de fontes confiáveis?
5. Resuma suas reflexões acima em 4 tópicos: o que faz um bom link?
Combine um prazo para entrega e peça que compartilhem as respostas na mesma pasta do Google Drive.
Fechamento
Após as entregas, envie para os alunos comentários sobre suas produções, destacando o que achar necessário dentro do foco desta aula. Verifique se compreenderam o papel de um hiperlink em um texto didático online. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e interaja com sua turma seguindo o passo a passo do Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem aprender junto com o aluno a criar links em textos do Google Drive. Poderiam criar um texto informativo contando sobre algum conhecimento específico que alguém da família tenha sobre algum assunto, que pode estar vinculado às profissões dos familiares ou a alguma habilidade artística, cuidado com plantas e animais, ou vinculado à esportes, lazer, literatura etc. Sugira que escrevam e criem juntos um pequeno texto familiar com hiperlinks e compartilhem com a turma na mesma pasta criada no Google Drive para o exercício deste plano.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Do texto didático ao hipertexto: construindo links
Finalidade da aula: Criar links em textos didáticos digitais, a fim de mobilizar elementos composicionais típicos do hipertexto.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto didático/Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica. Textualização.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP42 / EF67LP26
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: utilizar de forma eficiente as ferramentas digitais necessárias à criação de hipertextos didáticos.
Referências sobre o assunto:
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.
coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.
KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.
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