Plano de Aula

Plano de aula: Produção de textos didáticos

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas do verbete Intertextualidade (Glossário Ceale).

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por Texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No Texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Reconhecer marcas linguísticas que introduzem citações; acatar sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é mobilizar os conhecimentos dos alunos em relação à escrita de textos didáticos. Neste momento, é importante que os alunos formulem critérios que permitam avaliar a produção de textos didáticos. Para este plano é fundamental que a turma já tenha debatido a respeito do gênero. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. Caso a turma tenha dificuldades para formular critérios de avaliação, proponha questões que auxiliem o debate, tais como: A quem os textos didáticos costumam ser destinados? Quais costumam ser os objetivos comunicativos dos textos didáticos? Que marcas estilísticas e composicionais apontam os objetivos comunicativos do texto didático? O que não pode faltar em um bom texto didático? O que não é adequado para um bom texto didático? Como o texto didático costuma ser disposto nas páginas dos livros? O texto didático utiliza apenas a linguagem verbal?

Materiais complementares: Caso a turma não tenha debatido a respeito do texto didático, você pode utilizar este plano.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP21 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS