Plano de Aula
Plano de aula: Produção de textos didáticos
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Cópias impressas do verbete Intertextualidade (Glossário Ceale).
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por Texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No Texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).
Dificuldades antecipadas: Reconhecer marcas linguísticas que introduzem citações; acatar sugestões propostas pela turma.
Referências sobre o assunto:
FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.
LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é mobilizar os conhecimentos dos alunos em relação à escrita de textos didáticos. Neste momento, é importante que os alunos formulem critérios que permitam avaliar a produção de textos didáticos. Para este plano é fundamental que a turma já tenha debatido a respeito do gênero. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. Caso a turma tenha dificuldades para formular critérios de avaliação, proponha questões que auxiliem o debate, tais como: A quem os textos didáticos costumam ser destinados? Quais costumam ser os objetivos comunicativos dos textos didáticos? Que marcas estilísticas e composicionais apontam os objetivos comunicativos do texto didático? O que não pode faltar em um bom texto didático? O que não é adequado para um bom texto didático? Como o texto didático costuma ser disposto nas páginas dos livros? O texto didático utiliza apenas a linguagem verbal?
Materiais complementares: Caso a turma não tenha debatido a respeito do texto didático, você pode utilizar este plano.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO