Plano de Aula

Plano de aula: Edição e revisão de textos didáticos

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos didáticos previamente produzidos pela turma, computador, data show.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Apresentar sugestões construtivas de revisão e edição de textos; acatar críticas e sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Note que a pergunta refere-se tanto à diferença entre as ações de editar e revisar quanto à finalidade dos processos de editoração e revisão. Caso a turma desconheça as duas palavras, instigue os alunos a pesquisar em dicionários virtuais ou impressos. Assim que a diferença entre os processos for estabelecida, indague a turma a respeito das possíveis finalidades da edição e da revisão de textos. Espera-se que a turma entenda a revisão enquanto processo voltado à correção gramatical e ortográfica do texto, no sentido de adequá-lo à norma escrita padrão da língua portuguesa. Quanto à edição, espera-se que a turma atente para os processos de aprimoramento estilístico e composicional do texto: escolha de léxico, modalização, reformulação de frases e parágrafos, reescrita de títulos e subtítulos, reorganização visual do texto.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF67LP21 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS