Plano de Aula

Plano de aula: Edição e revisão de textos didáticos

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos didáticos previamente produzidos pela turma, computador, data show.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).

Dificuldades antecipadas: Apresentar sugestões construtivas de revisão e edição de textos; acatar críticas e sugestões propostas pela turma.

Referências sobre o assunto:

FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.

LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Note que a pergunta refere-se tanto à diferença entre as ações de editar e revisar quanto à finalidade dos processos de editoração e revisão. Caso a turma desconheça as duas palavras, instigue os alunos a pesquisar em dicionários virtuais ou impressos. Assim que a diferença entre os processos for estabelecida, indague a turma a respeito das possíveis finalidades da edição e da revisão de textos. Espera-se que a turma entenda a revisão enquanto processo voltado à correção gramatical e ortográfica do texto, no sentido de adequá-lo à norma escrita padrão da língua portuguesa. Quanto à edição, espera-se que a turma atente para os processos de aprimoramento estilístico e composicional do texto: escolha de léxico, modalização, reformulação de frases e parágrafos, reescrita de títulos e subtítulos, reorganização visual do texto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos