Texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Edição e revisão de textos didáticos
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros Texto didático e Exposição oral, e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de textos.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos didáticos previamente produzidos pela turma, computador, data show.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo Práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Este gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens/sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes etc.).
Dificuldades antecipadas: Apresentar sugestões construtivas de revisão e edição de textos; acatar críticas e sugestões propostas pela turma.
Referências sobre o assunto:
FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.
LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta acima. Note que a pergunta refere-se tanto à diferença entre as ações de editar e revisar quanto à finalidade dos processos de editoração e revisão. Caso a turma desconheça as duas palavras, instigue os alunos a pesquisar em dicionários virtuais ou impressos. Assim que a diferença entre os processos for estabelecida, indague a turma a respeito das possíveis finalidades da edição e da revisão de textos. Espera-se que a turma entenda a revisão enquanto processo voltado à correção gramatical e ortográfica do texto, no sentido de adequá-lo à norma escrita padrão da língua portuguesa. Quanto à edição, espera-se que a turma atente para os processos de aprimoramento estilístico e composicional do texto: escolha de léxico, modalização, reformulação de frases e parágrafos, reescrita de títulos e subtítulos, reorganização visual do texto.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Antes desta aula, é fundamental que a turma tenha planejado e produzido textos didáticos. A fim de incentivar o trabalho colaborativo, é recomendável que o planejamento e a produção dos textos sejam feitos em grupos. Certifique-se de que todos os grupos produzam cópias impressas dos textos antes desta aula (o número de cópias deve ser igual ao número de grupos).
- Após dividir a turma em grupos, pergunte aos alunos: Do ponto de vista da revisão, o que é preciso observar em um texto didático? E do ponto de vista da edição? Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome notas das respostas apresentadas. O objetivo destas perguntas é construir um conjunto de critérios que servirão de base para a revisão e a edição dos textos didáticos produzidos pela turma. Caso a turma tenha dificuldades em formular critérios de edição e revisão, proponha questões que auxiliem o debate, tais como: O texto didático emprega linguagem formal ou informal? Diante deste emprego, que palavras ou expressões são adequadas ou inadequadas à escrita de um texto didático? Do ponto de vista da apresentação de informações, como são organizados os parágrafos de um texto didático? O que não pode faltar em um texto didático? O que não fica bem em um texto didático? Como o texto didático costuma ser organizado do ponto de vista visual? Que recursos podem ser utilizados para destacar conceitos ou trechos em textos didáticos? Que recursos são empregados para introduzir a fala de outros autores e autoras ao texto didático?
- Solicite aos alunos que troquem entre si as versões iniciais de seus textos. É fundamental que todos grupos tenham ao menos uma cópia de cada texto produzido pela turma. Realizada a distribuição de textos, peça aos grupos que proponham sugestões de revisão e edição aos textos com base nos critérios definidos conjuntamente. Incentive a turma a intervir nos textos por meio de grifos, setas, comentários e sugestões. Informe os grupos sobre a necessidade de propor comentários construtivos, voltados à melhoria dos textos.
- Permita que todos os grupos leiam as sugestões e os comentários feitos pela turma. Em seguida, solicite aos alunos que comentem suas impressões a respeito de sugestões e comentários recebidos.
Materiais complementares: Você pode encontrar uma sugestão de critérios para revisão e edição aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Solicite aos grupos que, com base nas sugestões da turma, iniciem o processo de revisão dos textos. Para esta etapa do plano, é recomendável que a turma tenha acesso a versões digitais dos textos (previamente preparadas). Os alunos podem acessar as versões por e-mails ou arquivos salvos em
pen drives e computadores. Para isso, é fundamental o acesso a computadores com programas de edição e revisão de textos. Caso isso não seja possível, distribua folhas A4 aos grupos de modo a facilitar o trabalho de revisão. Incentive os grupos a dividir tarefas de acordo com a organização dos textos (texto principal, boxes, rodapés, glossário, legendas etc.). Instigue os alunos a trocar ideias durante o processo de revisão, de modo a incentivar o trabalho colaborativo. - O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite aos grupos que, com base nas sugestões da turma, iniciem o processo de edição dos textos. Para esta etapa do plano, é recomendável que a turma tenha acesso a versões digitais dos textos (previamente preparadas). Os alunos podem acessar as versões por e-mails ou arquivos salvos em
pen drives e computadores. Para isso, é fundamental o acesso a computadores com programas de edição e revisão de textos. Se a atividade for desenvolvida em ambientes digitais, tenha em vista a necessidade de auxiliar a turma com o uso de recursos de edição, tais como: criação de caixas de texto, inserção de imagens, escolha de fontes etc. Caso os recursos digitais não estejam disponíveis, distribua folhas A4 aos grupos, de modo a facilitar o trabalho de edição. Neste caso, incentive os grupos a utilizar recursos de edição manuais, tais como: formatos distintos de letras, tipos diferentes de caneta, colagens e recortes etc. Da mesma forma, Instigue os alunos a trocar ideias durante o processo de edição, de modo a incentivar o trabalho colaborativo. - O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 15 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Solicite aos grupos que comparem as primeiras versões dos textos com as versões revisadas e editadas. Em seguida, proponha a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas. Tenha em vista a possibilidade de promover mais momentos de revisão e edição em aulas posteriores, de modo a tornar os textos aptos à publicação. Da mesma forma, é recomendável que, após o trabalho de revisão e edição, os textos sejam impressos ou expostos, permitindo que os alunos ampliem suas experiências enquanto autores de textos didáticos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Esta aula é o momento para os alunos fazerem a revisão e a edição do texto didático planejado e rascunhado (primeira versão já feita). Envie aos alunos um áudio dizendo que devem compartilhar com os colegas a segunda versão de seus textos após os comentários feitos pelos colegas na primeira versão. Leia essas reescritas e verifique quais duplas já podem fazer a edição para a versão final e quais duplas precisam ainda retrabalhar seus textos. Encaminhe orientações (por escrito ou por áudio) a cada dupla e estabeleça prazos com todos, para os textos chegarem ao final do processo juntos e serem encaminhados à publicação.
Desenvolvimento
Depois que todos estiverem preparados para fazer a edição, peça que montem seus textos no Google Docs utilizando os recursos disponíveis de caixa de texto, inserção de imagens, uso de cores e fontes de tamanhos diferentes, hiperlinks, legendas e referências, de acordo com seus Planejamentos. Estabeleça um prazo para a entrega das versões finais e peça que compartilhem via Google Drive (ou outro meio acessível a todos). Depois desse prazo, peça que cada dupla avalie o Texto Didático dos colegas seguindo a rubrica de qualidade disponível aqui e nos Materiais do Plano. Combine um prazo para a entrega dessas rubricas via Google Drive e dê mais um tempo para aquelas duplas que quiserem adequar seus textos antes da publicação.
Fechamento
Depois de todo esse processo, publique os textos didáticos dos alunos em um mural do Padlet para que possa ser compartilhado com as famílias, demais professores e turmas da escola. Faça um áudio ou um vídeo seu dando um retorno aos alunos, elogiando os trabalhos, destacando os aspectos positivos e fazendo os destaques que você achar necessários. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os alunos a fazer a revisão e a edição dos textos. Depois de tudo pronto e publicado no Padlet, proponha às famílias: que tal conhecer os textos produzidos pela turma?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Edição e revisão de textos didáticos
Finalidade da aula: Editar e produzir textos didáticos breves a fim de mobilizar e sistematizar conhecimentos desenvolvidos a respeito do gênero.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto didático
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP21/EF69LP36
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.