Plano de Aula

Plano de aula: Revisando textos didáticos hipertextualizados

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Diferenciar informações adequadas e inadequadas em hipertextos didáticos.

Referências sobre o assunto:

COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004. Coerência textual, 10ª ed., São Paulo: Contexto, 1988.

KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.

Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Como Usar o GOOGLE DRIVE e Salvar Arquivos na NUVEM. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M1UQOTH5sZE>. Acesso em: 12 nov. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com a pergunta acima. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome notas das respostas apresentadas pela turma. A pergunta tem por objetivo mobilizar os alunos e alunas diante do tema a ser debatido na aula: a adequação ou não de certos links em textos didáticos hipertextualizados.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos