Plano de aula: Exposição oral e ferramentas de apresentação: organizando informações em slides

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Data show e computador.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo ligado ao campo das práticas de estudo e pesquisa, a exposição oral articula a ação de expor oralmente à finalidade de informar/instruir a respeito de conteúdo formais, o que aproxima o gênero dos contextos escolares, formais ou informais. Devido a suas finalidades didáticas, a exposição oral caracteriza-se pela fala planejada, com informações e meios de apresentação previamente organizados em torno do conteúdo a ser exposto e do público a ser instruído/informado. Em suas manifestações típicas, a exposição oral associa-se a contextos de fala formais, amparados por ferramentas de apresentação (cartazes, banners, apresentações em formato slideshow, etc.) e limitados por períodos de tempo pré-estabelecidos. Da mesma forma, o gênero parece indissociável de elementos paratextuais e cinésicos (tom de voz, gesto, fisionomia, etc).

Dificuldades antecipadas: Selecionar e topicalizar informações complementares a exposições orais.

Referências sobre o assunto:

CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento; MAGALHÃES, Maria Aparecida Alberto. Uma proposta de ensino do gênero Exposição Oral. Disponível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO21/61supl/089.pdf

SILVA, Ana Virgínia Lima da. Dos textos escritos à exposição oral acadêmica. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/revele/article/view/9469

Tema da aula

Orientações:

• Inicie a aula apresentando à turma a pergunta acima. O objetivo da pergunta é permitir que os alunos e alunas atentem para a necessidade de planejar slides antes de organizá-los. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome notas das respostas apresentadas pela turma.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos