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Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Aceitar maneiras distintas, propostas por colegas, de transitar pelo hipertexto didático.
Referências sobre o assunto:
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.
KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Você pode acessar os materiais do site Britannica Escola (“Animais lendários”) aqui.
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos o link Animais Lendários, disponível nos Materiais do Plano. Por áudio, solicite aos alunos e alunas que, durante a leitura, produzam um roteiro contendo suas escolhas ao longo da pesquisa: em que links clicaram, onde interromperam a leitura, quando acessaram as imagens etc. Estabeleça um prazo para a entrega do roteiro e peça que compartilhem pelos canais já combinados por vocês (sugestão: Google Drive).
Desenvolvimento
Após o retorno dos alunos, peça que todos visitem os roteiros dos colegas para verificar as diferenças e semelhanças nos percursos. Envie, por escrito, as seguintes questões (todas têm sugestões de respostas no Plano):
1. Por que há diferenças entre os roteiros de leitura?
2. Houve mais variação nos pontos de partida ou nos pontos de chegada? Por que isso ocorre?
3. Esse movimento seria possível em um livro impresso?
4. Por que alguns termos apresentam links e outros não?
5. No que o hipertexto lido se parece com um texto didático impresso? No que se diferencia?
Combine um prazo de entrega e peça que compartilhem as respostas na mesma pasta do Google Drive (ou pelos meios mais acessíveis para vocês).
Fechamento
Após as entregas, envie para os alunos comentários sobre suas produções, destacando o que achar necessário dentro do foco desta aula. Verifique se compreenderam o papel de um hipertexto e suas características, e alimente-os com as informações contidas nas Orientações do Plano. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e interaja com sua turma seguindo o passo a passo do Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem acessar a mesma página proposta neste plano e explorar as informações sobre os diversos animais lendários ali disponíveis, assunto que sempre desperta bastante curiosidade em todos. Peça que escolham o animal de que mais gostaram ou que mais chamou a atenção e compartilhem no grupo de WhatsApp da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Texto didático e hipertextualização: descobrindo regularidades
Finalidade da aula: Analisar a estrutura do texto didático hipertextualizado, a fim de articular seu contexto de produção a traços composicionais e modalidades específicas de leitura.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto didático/Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica. Textualização.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP42 / EF67LP26
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Tablets, celulares, Data show e computador.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Aceitar maneiras distintas, propostas por colegas, de transitar pelo hipertexto didático.
Referências sobre o assunto:
COSTA VAL, Maria da Graça. Texto, textualidade e textualização. IN: CECCANTINI, J.L. Tápias; PEREIRA, Rony F.; ZANCHETTA JR., Juvenal. Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: Língua Portuguesa. v. 1. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, 2004.
KOCH, Ingedore; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2007.
Hipertexto, intertexto e a prática da leitura. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EszFbphcfk8>. Acesso em: 12 nov. 2018.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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