Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia e caixas de som; cartolinas e cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos apresentem dificuldades em sistematizar a estrutura de uma notícia, visto que muitas crianças não têm contato cotidianamente com o gênero notícia, por isso recomenda-se o uso desse plano em sequência. Alguns alunos também podem ter dificuldades para trabalhar em grupo, divergências nas tomadas de decisões, necessitando assim o auxílio do professor de maiores orientações no passo a passo das atividades e mediação do professor para solucionar os conflitos.
Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 19 de set. de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia as informações do slide para os alunos. Explique que essa reportagem foi retirada de um jornal digital, chamado Jornal Joca. Antes de ler a reportagem, questione:
- Quem sabe o que é Lego?
- Alguém tem ou já brincou com esse brinquedo? É possível que algumas crianças não conheçam o brinquedo.
2. Mostre então o vídeo que explica a origem da fábrica Lego, para que os alunos que não conhecem o brinquedo possam entender do que se trata a entrevista.
Materiais complementares:
Para acessar o vídeo clique aqui.
Texto: Jornal Joca Online. Inventor de Lego. 2015. Disponível em: . Acesso em 27 de setembro de 2018.