Plano de Aula

Plano de aula: Pesquisas em forma de notícias e reportagens

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia; cartolinas e recortes de reportagens e charges de jornais variados.

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: A atividade proposta requer leitura atenta, minuciosa e interpretativa das partes das notícias, incluindo leitura de imagens, gráficos e infográficos. Alguns alunos podem ainda não saber quais são as partes da notícia e apresentar dificuldades para fazer as associações. O desconhecimento das temáticas apresentadas pelas notícias também podem dificultar a compreensão do texto e a associação entre as partes.

Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

MENDONÇA, Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula lendo o tema.
  • Pergunte aos alunos o que é uma pesquisa? É possível que os alunos relatem algumas pesquisas que já viram. Esclareça que pesquisas são investigações minuciosas que resultam em descobertas ou em apresentação de um corpo de dados que levam a alguma conclusão.
  • Explique aos alunos que nesta aula, vamos conhecer algumas pesquisas que viraram notícia e reportagens jornalísticas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos