Atividade para impressão - Quebra-cabeça das notícias
Quebra-cabeça das notícias
Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia; cartolinas e recortes de reportagens e charges de jornais variados.
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.
Dificuldades antecipadas: A atividade proposta requer leitura atenta, minuciosa e interpretativa das partes das notícias, incluindo leitura de imagens, gráficos e infográficos. Alguns alunos podem ainda não saber quais são as partes da notícia e apresentar dificuldades para fazer as associações. O desconhecimento das temáticas apresentadas pelas notícias também podem dificultar a compreensão do texto e a associação entre as partes.
Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.
MENDONÇA, Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 5 minutos
a. Alguém já leu um jornal impresso?
b. Vocês perceberam que o jornal possui seções ou cadernos?
c. Tem alguma parte desse jornal que chamou atenção de vocês? Qual parte? Por que?
d. Há imagens nesses jornais? De que tipo? (fotos, desenhos, charges, ilustrações)
e. As letras são sempre do mesmo tamanho? Por quê?
f. Algum fato noticiado recebe mais destaque do que outros? Qual?
Comentário: Ao observar os jornais, os alunos poderão perceber que dentro do jornal há predominantemente notícias e pode haver algumas reportagens, farão comparações na diagramação e formatação da 1ª página (manchetes) e das outras. Mostre aos alunos que a primeira notícia em destaque do jornal chama-se manchete, e está detalhada em outra parte do jornal, por isso tem a indicação da página que pode ser conferida. Destaque para os alunos que nessa aula vamos conhecer as partes estruturantes de uma notícia ou reportagem.
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Abaixo, encontre algumas sugestões de reportagens que podem ser trabalhadas.
Fonte: “Trabalho infantil de crianças de 5 a 9 anos cresce no Brasil.”, Diário de Pernambuco, 21 mar 2017. Disponível em:
Fonte: “Trabalho infantil”, Armazém de textos, 27 set 2018. Disponível em:
Fonte: ‘Favor analisar os gráficos’: Anitta pediu e G1 mostra evolução dela desde o início no funk carioca até 'Medicina'., G1, 30 jul 2018. Disponível em:
Fonte: “A menos de 1 mês da eleição, voto nulo e branco é o mais forte em 16 anos.”, Folha de São Paulo, 17 set 2018. Disponível em:
Fonte: “Caricaturas da sociedade.”, Igor Chiesse, Blog mundo.com, 27 set 2018. Disponível em:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Nesse momento é importante sanar as dúvidas dos alunos e complementar as respostas, mostrando algumas diferenças entre os textos:
Complemente as discussões, destacando que as imagens e fotografias tem o intuito de atrair o leitor, complementando os textos jornalísticos. Infográfico (do inglês “imagens gráficas”) são imagens muito utilizadas para explicar informações de difícil entendimento ou para apresentar números. Assim podem ser considerados infográficos: diagramas, gráficos, tabelas e mapas, todos eles gêneros multimodais, ou seja, constituídos com mais de um tipo de linguagem, no caso imagem e texto verbal.
Segundo MENDONÇA (2008), os diagramas explicam processos e fenômenos e, para isso, fundem de, modo, especial imagem e texto. Os gráficos (de barra, pizza e de linha) são ideias para apresentar dados estatísticos e informações numéricas, já que essas representações atraem mais o leitor do que apenas números no corpo do texto. As tabelas apresentam dados descritivos, expostos em linhas e colunas, sintetizando as informações. Os mapas, por sua vez, servem bem para expor aos leitores onde algo aconteceu e funcionam como “maquetes” ou plantas baixas.
Nessa aula os alunos tiveram contato essencialmente com fotos, gráficos e tabelas, mas caso você esteja seguindo essa sequência de aulas, você pode retomar os diagramas e mapas que apareceram na reportagem da aula anterior.
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Nas notícias e reportagens podemos encontrar fotografias e infográficos (imagens gráficas como diagramas, gráficos, tabelas e mapas). Essas imagens são criadas para complementar o texto. Existem notícias e reportagens que mostram pesquisas, nesse caso é comum encontrarmos dados numéricos em tabelas e gráficos. As charges não compõe as notícias e reportagens, são imagens com humor e crítica que independem de textos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Quebra cabeça do jornal (clique aqui) e resolução de atividade (clique aqui)
- Opcionais:
Canais para videochamadas, como Zoom ou Google Meet (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Jornal Joca para versão impressa online, disponível aqui;
Google Apresentações (tutorial disponível aqui).
Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que nas próximas atividades eles descobrirão como pesquisas podem virar notícias e reportagens (se achar necessário, explique o que são pesquisas). Solicite que busquem em casa um jornal impresso e levante os questionamentos que estão na Introdução do plano original. Como é possível que eles não tenham jornal impresso em casa, veja se você consegue fazer algumas fotos de um jornal impresso para enviar ou ainda busque links de jornais com versão impressa online (sugestão disponível aqui). Combine um prazo para o envio das respostas.
Desenvolvimento
Convide os estudantes a montar um quebra-cabeça de notícias e reportagens. Crie arquivos no Google Apresentações com os fragmentos das partes do jornal para que as coloquem na ordem certa. Para fazer isso, você pode tirar prints do arquivo em PDF, disponível aqui, e depois colar no Apresentações, recortando as imagens e colocando-as fora de ordem. Envie um link com cópias do arquivo para cada grupo e solicite que se comuniquem por mensagem ou videochamada para realizar a atividade coletivamente.
Não deixe de enviar a imagem da silhueta do jornal e as instruções do jogo que constam no plano original.
Combine um prazo para a finalização dessa atividade e uma videochamada para a socialização da mesma.
Fechamento
Socialize, por meio de vídeochamada, as atividades dos grupos. Discuta com a turma sobre suas escolhas e a forma como as imagens aparecem em pesquisas que viram notícias (em geral, em forma de tabelas, gráficos e infográficos com dados numéricos). Conduza a discussão com base nas orientações do plano original. Abra um arquivo editável (GoogleDocs, Word, PowerPoint etc.) e compartilhe sua tela. Registre algumas descobertas e conclusões feitas pela turma e solicite que as copiem no caderno, ou envie depois o arquivo digitado a cada um deles. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderam participar.
Caso não seja possível realizar a videochamada, envie o link ou a imagem dos jornais montados por cada um dos grupos. Solicite que enviem também algum relato da experiência e a resposta aos questionamentos que estão no Fechamento do plano original. Estipule um prazo para o envio das respostas, analise o material e organize uma devolutiva para toda a turma.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a auxiliar os estudantes na pesquisa de jornais impressos e no acesso ao Google Apresentações para montagem do quebra-cabeça. Podem auxiliar também os estudantes a se comunicar com os pares para colaborarem entre si e com a professora por meio de mensagens ou videochamadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores Nova Escola
Professor-autor: Maria Caroline Silveira
Mentor: Greta Fragrata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Pesquisas em forma de notícias e reportagens
Finalidade da aula: Associar informações expostas por notícias e reportagens, com dados de gráficos e diagramas originados de pesquisas, exercitando o conhecimento acerca do gênero jornalístico.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Notícia Objeto(s) do conhecimento:Forma de composição do texto / Adequação dos textos às normas de escrita.
Prática de linguagem:
Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP16, EF04LP24
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor multimídia; cartolinas e recortes de reportagens e charges de jornais variados.
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.
Dificuldades antecipadas: A atividade proposta requer leitura atenta, minuciosa e interpretativa das partes das notícias, incluindo leitura de imagens, gráficos e infográficos. Alguns alunos podem ainda não saber quais são as partes da notícia e apresentar dificuldades para fazer as associações. O desconhecimento das temáticas apresentadas pelas notícias também podem dificultar a compreensão do texto e a associação entre as partes.
Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.
MENDONÇA, Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: