Plano de aula: Pesquisas em forma de notícias e reportagens

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia; cartolinas e recortes de reportagens e charges de jornais variados.

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: A atividade proposta requer leitura atenta, minuciosa e interpretativa das partes das notícias, incluindo leitura de imagens, gráficos e infográficos. Alguns alunos podem ainda não saber quais são as partes da notícia e apresentar dificuldades para fazer as associações. O desconhecimento das temáticas apresentadas pelas notícias também podem dificultar a compreensão do texto e a associação entre as partes.

Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

MENDONÇA, Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Inicie a aula lendo o tema.
  • Pergunte aos alunos o que é uma pesquisa? É possível que os alunos relatem algumas pesquisas que já viram. Esclareça que pesquisas são investigações minuciosas que resultam em descobertas ou em apresentação de um corpo de dados que levam a alguma conclusão.
  • Explique aos alunos que nesta aula, vamos conhecer algumas pesquisas que viraram notícia e reportagens jornalísticas.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos