Plano de aula: Jornal Mural: Escrita de notícias

Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. A partir da produção escrita do gênero notícia na escola, é possível levar o aluno a reflexão de que reconstruir, refletir e identificar as condições de produção de um texto são habilidades importantíssimas para uma concepção de aprendizagem de língua que se filia à perspectiva enunciativo-discursivo, segundo o texto da BNCC (2017) sobre a produção de textos pertencentes à diferentes gêneros, que circulam nas diferentes mídias e esferas.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldades em textualizar as ideias organizadas no planejamento. Na textualização será importante articular as ideias de forma coerente e coesa, além de atentar para o emprego das características do gênero notícia.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 04 de dez. de 2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia o tema da aula e relembre os alunos que nesta aula será retomada a produção do jornal coletivo, como planejado na aula anterior (plano 13).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos