Plano de Aula

Plano de aula: Elementos estruturais de notícias radiofônicas

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que ouvem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A partir da leitura de notícias veiculadas pelos diversos meios de comunicação, é possível promover reflexão e discussão sobre temas da atualidade que afetam direta ou indiretamente a realidade do aluno, além de explorar o estudo da fala (oralidade), paralelamente ao estudo da escrita. De acordo com Marcuschi (2001), Fávero (2000), Fávero et al. (2014), Baltar (2012), entre outros, percebe-se que a escola ainda centra suas atividades na modalidade escrita da língua, tornando necessária propostas didáticas voltadas para a modalidade oral. Sobre a exploração da notícia radiofônica em sala de aula e sua importância, Golim (2005) destaca que o rádio jornal apresenta particularidades interessantes, pois apresenta-se por meio de um tipo de linguagem que oferece pistas para o exercício de uma escuta atenta aos elementos sensoriais, potenciais, que fazem aflorar a fantasia, a imaginação, tornando o ouvinte um sujeito daquela transmissão.

Dificuldades antecipadas: O rádio pode ser um veículo de comunicação pouco conhecido pelos jovens e pode ser que nunca tenham tido contato com jornais radiofônicos. Se esse for o caso, os alunos podem apresentar dificuldades na reflexão sobre as características estruturais do gênero, incluindo a ideia de que há um texto escrito, ou roteiro, que é oralizado pelos repórteres e apresentadores em um programa de rádio. O conteúdo noticiado também pode ser de difícil acesso para os alunos, por isso, nessa aula, trabalhar o entendimento da notícia coletivamente será muito importante.

Referências sobre o assunto: BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 174 - 180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

BALTAR, M. Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. São Paulo: Cortez, 2012.

FÁVERO, L. L. A entrevista na fala e na escrita. In: PRETTI, D. (Org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas, 2000.

FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O; AQUINO, Z. In: reflexões sobre oralidade e escrita no ensino de Língua Portuguesa. ELIAS, V. (Org.). São Paulo: Contexto, 2014.

GOLIM, Cida. Teorias do rádio: Paul Zumthor e a poética da voz. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXVIII - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UERJ – 5 a 9 de setembro de 2005.

MARCUSCHI, Luis Antônio. A oralidade e o ensino de língua: uma questão pouco falada. In: DIONÍSIO, Ângela, Paiva e BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org). O livro didático de português: múltiplos olhares. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula lendo o tema para os alunos.
  • Questione se alguém sabe o que são notícias radiofônicas.
  • Deixe que os alunos deem suas opiniões e diga que vamos descobrir durante a aula.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos