Plano de aula: Roteiros para telejornal

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; câmera ou tablet para gravações; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que assistem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. Os telejornais que são foco desta sequência, segundo Rezende (2000), chegaram ao Brasil com a invenção da televisão e por muito tempo foram elaborados e apresentados por profissionais oriundos do rádio, o que evidencia características semelhantes com o jornal radiofônico. Sobre tais características destaca-se as notícias narradas e o texto escrito como suporte para a oralização de textos em situações socialmente significativas. De acordo com a BNCC (2017), a oralização do texto escrito em sala de aula, estabelece relação entre fala e escrita, levando os alunos a reflexão sobre como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e práticas de linguagem, as semelhanças e as diferenças entre modos de falar e de registrar o escrito e os aspectos sociodiscursivos, composicionais e linguísticos.

Dificuldades antecipadas: A fala e a escrita são modalidades usuais da língua portuguesa, entretanto a oralidade não costuma a ser reconhecida como objeto de estudo na escola. Por isso, é possível que os processos de recepção, análise e construção dessa prática não sejam familiares aos alunos. A ideia, por exemplo, da existência de um “texto oral” que deve ser planejado e escrito para depois ser oralizado ou servir de base para a oralidade pode ser estranha aos alunos. Entretanto o trabalho com gêneros textuais reforça a ideia da existência de uma forma de composição e temáticas específicas que devem ser consideradas tanto na modalidade escrita quanto na modalidade oral do gênero notícia. Assim fique atento, pois, alguns alunos podem apresentar dificuldades para colocar em prática as estratégias próprias da oralidade como a textualização (a organização e registro das ideias em forma de textos escritos) e a retextualização (passagem do escrito para o oral).

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2018.

MACIE, Débora Amorim. Coisas de entrevista: falo eu, fala você. In: MENDONÇA, Márcia (org.). Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.179 - 196. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2018.

REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia para os alunos a questão inicial. Permita que eles expressem suas ideias.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos