Atividade para impressão - Enigmas
Plano de Aula
Plano de aula: Telejornais
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador online; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).
Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que assistem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. Os telejornais que são foco desta sequência, segundo Rezende (2000), chegaram ao Brasil com a invenção da televisão e por muito tempo foram elaborados e apresentados por profissionais oriundos do rádio, o que evidencia características semelhantes com o jornal radiofônico. Sobre tais características destaca-se as notícias narradas e o texto escrito como suporte para a oralização de textos em situações socialmente significativas. De acordo com a BNCC (2017), a oralização do texto escrito em sala de aula, estabelece relação entre fala e escrita, levando os alunos a reflexão sobre como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e práticas de linguagem, as semelhanças e as diferenças entre modos de falar e de registrar o escrito e os aspectos sociodiscursivos, composicionais e linguísticos.
Dificuldades antecipadas: Apesar de os telejornais fazerem parte dos meios de comunicação, este tipo de programa pode não fazer parte da vida diária de alguns alunos, provocando dúvidas durante as atividades pelo fato dos alunos não conhecerem o processo de construção e a estrutura dos telejornais. Essa atividade, exigirá reflexão e observação minuciosa dos alunos sobre as características temáticas, composicionais e estilísticas do gênero.
Referências sobre o assunto:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 10 de nov. de 2018.
MACIEL, Débora Amorim. Coisas de entrevista: falo eu, fala você. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.179 - 196
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 14 de nov. de 2018.
REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos e questione:
- O que são telejornais? É provável que os alunos associem a palavra com o meio de comunicação televisão, respondendo que telejornais são jornais que passam na TV. Peça para que deem exemplos de telejornais conhecidos por eles.
- Existem outros meios de transmitir um telejornal, que não seja pela televisão?
É provável que os alunos respondam que é possível pelo rádio e internet .
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos o vídeo editado do telejornal “Jornal da Cultura 1a edição” (5:57), do dia 31 de outubro de 2018. Esclareça que esse é um telejornal transmitido de segunda a sexta, ao meio dia, no canal da TV Cultura . No vídeo aparecem apenas algumas partes do telejornal que originalmente tem duração de 25 minutos e é dividido em 2 blocos. A ideia é que esse vídeo sirva de embasamento para as discussões posteriores da aula, sobre as características temáticas, composicionais e estilísticas do gênero.
- Como a prática de linguagem priorizada nesse plano é a oralidade, explore todos os momentos de discussão: antes do vídeo você pode solicitar que os alunos expressem oralmente o que imaginam que vão assistir nesse telejornal: qual a estrutura, quantidade de apresentadores e repórteres, se imagens serão internas e externas, quais os temas das notícias.
- Procure não antecipar nenhuma informação, apenas faça levantamentos e deixe com que os alunos descubram as respostas ao assistirem ao vídeo.
Materiais complementares:
Vídeo Estrutura de telejornal. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-QI7yQwk31g. Acesso em 17/12/18.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Contextualize as informações do telejornal, questionando os alunos sobre os temas abordados nas notícias, para que possam expressar oralmente suas ideias e observações.
a) Quais os acontecimentos noticiados pelo telejornal? Resposta esperada: É provável que os alunos citem as manchetes dadas no início do telejornal (escalada) e as notícias que foram acompanhadas por reportagens: sobre o décimo terceiro, sobre a participação de equipes brasileiras na final do mundial de ginástica artística no Catar, a passagem do tufão “Yutu” nas Filipinas e o relatório sobre os impacto na natureza causados pelas ações do homem no meio ambiente.
b) Alguém já viu esse telejornal? É possível que alguns alunos não conheçam, por isso explique que é um programa jornalístico apresentado por dois âncoras e um jornalista esportivo, dividido em 2 blocos, com notícias nacionais e internacionais, algumas feitas por repórteres externos. Vai ao ar de segunda à sexta às 12h00, no canal TV Cultura.
c) Quais os outros telejornais que vocês conhecem? É provável que os alunos citem jornais como: Jornal Nacional, Jornal da Record, Globo Repórter, entre outros.
2. Aproveite para abordar a função social do gênero Notícia, questionando:
e) Quem produziu as notícias? É provável que os alunos respondam que foi a equipe do jornal. Complemente as respostas destacando o nome do jornal (Jornal da TV Cultura) e dizendo que há muitos profissionais envolvidos na produção de um telejornal (a seguir eles vão poder explorar mais essa questão).
f) Para quem? É provável que os alunos respondam que foi produzido para o público que assiste o jornal. Complemente as respostas explicando que os telejornais têm seus telespectadores (os que assistem) e por meio deles as notícias podem alcançar um público bem maior (os que não assistem). Além disso, a internet muitas vezes publica trechos de notícias veiculadas pelos telejornais, provocando a curiosidade de pessoas que não acompanham os jornais televisivos, levando-as a conferir as notícias na íntegra. Aproveite para ressaltar, que assim como o jornal impresso a seleção de notícias, matérias e inclusive a linguagem utilizada varia de telejornal para telejornal e essas características variam de acordo com o público alvo (há aqueles que abordam as notícias mais sensacionalistas, outros mais culturais/comunitários, outros mais focados em notícias do Brasil, ou ainda aqueles que focam mais em notícias locais).
g) Com qual objetivo? É provável que os alunos respondam que o objetivo é noticiar os acontecimentos. Complemente as respostas, explicando que a intenção principal dos telejornais é de nos informar acerca de determinados acontecimentos e fatos inéditos, tanto locais quanto globais, mas que também o objetivo é abordar assuntos que chamam atenção dos telespectadores e assim aumentar a audiência do telejornal.
Desenvolvimento
Orientações:
- Continue com as reflexões, enfatizando as observações feitas pelos alunos sobre a estrutura do telejornal:
- Vocês imaginam quais os profissionais que foram necessários para o telejornal ir ao ar e as funções desempenhadas por cada um deles? Permita que os alunos exponham suas observações e enquanto isso, anote as falas no quadro. É preciso considerar que essas informações aparecem no vídeo de forma explícita (âncoras, jornalista esportivo, repórteres externos), implícita (diretor, profissionais de iluminação e câmera, equipe de edição), e que outras não aparecem (exemplo: equipe de pesquisa e revisão).
2. Deixe os registros no quadro e explique que ao final da aula, retomaremos as respostas para concluir a análise.
Desenvolvimento
Orientações:
- Providencie antecipadamente as cópias para a atividade. Conforme os recursos disponíveis em sua escola, você pode providenciar uma cópia para cada aluno ou uma cópia por grupo.
- Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos.
- Distribua as cópias.
- Explique aos alunos a dinâmica da atividade: A atividade é composta por um organograma com enigmas e cartões com as respostas. Os grupos devem associar as respostas com as as questões e colar nos respectivos espaços.
Materiais complementares:
Para imprimir o material, acesse aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Socialize com os alunos as resoluções dos enigmas. Para cada enigma escolha um grupo para apresentar sua resposta.
- Retome com os alunos, as respostas registradas no quadro sobre os profissionais que compõe um telejornal e suas funções (reflexões propostas no slide 5) e questione: Deixamos de citar alguém antes desta atividade? Quem? É provável que os alunos não conheciam as funções de: produtor/pauteiro e de redator.
- É importante destacar que existem outros profissionais que trabalham no estúdio, para que o telejornal seja transmitido. Exemplos: diretor do jornal, supervisor de reportagem, editor-chefe, técnico de operações, operador de áudio, operador de iluminação, operador de sistema.
Materiais complementares:
Acesse a resolução da atividade aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- A partir da primeira atividade, peça para que os alunos organizem as informações em uma tabela no caderno, como no modelo projetado nesse slide mas com mais linhas (aproximadamente 6 ou 7 linhas para cada tabela).
- Explique para os alunos que eles devem analisar as respostas da 1ª atividade para realizar essa 2ª atividade. Na tabela: “Profissionais que trabalham em um telejornal”, eles devem descrever os cargos e a função/responsabilidade de cada um deles. Na tabela 2: “Partes de um telejornal”, eles devem anotar o que podemos assistir em um jornal: entrevista, apresentação da notícia, etc. Eles podem utilizar também conhecimentos prévios, de acordo com outros telejornais que já viram.
Desenvolvimento
Orientações:
- Socialize com os alunos a organização das informações, escolhendo alguns grupos para expor suas respostas.
- Sobre os “Profissionais que trabalham em um telejornal”, espera-se que os alunos respondam:
- Jornalistas/âncoras: apresentam o telejornal
- Repórter: Busca informações fora do estúdio
- Cinegrafista: Acompanha o repórter para gravar as reportagens.
- Produtor/Pauteiro: Elabora as notícias, checa informações, produz roteiros.
- Editor: Revisa as reportagens antes de transmitir no telejornal.
- Cameraman: Capta as imagens do telejornal.
3. Chame atenção dos alunos questionando sobre:
- O que são roteiros/pautas?
- Para que servem?
4. Complemente as respostas explicando que os roteiros elaborados pelos produtores, deve ser seguido para evitar erros como: esquecer a fala, trocar a notícia, etc. Além disso, o roteiro serve para todos que integram o programa: os apresentadores, o responsável pelas vinhetas, o responsável por colocar o repórter no ar, o repórter para saber quando termina a sua fala, etc. Porém, pode acontecer erros na pronúncia das palavras, por isso os apresentadores/repórteres devem estar atentos para se comunicar de forma clara e objetiva. É importante ressaltar neste momento, o fato de que os textos são efetivamente lidos pelos âncoras. No caso das matérias envolvendo entrevistas, elas são previamente elaboradas (escritas) e realizadas oralmente na rua ou local onde o profissional encontra o entrevistado. As explicações do professor devem levar os alunos a refletirem sobre como as práticas de produção de texto oral e escrito estão intimamente imbricadas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Sobre a estrutura de um telejornal, é provável que os alunos respondam:
- Apresentação de notícias
- Entrevistas
- Reportagens
- Complemente as respostas, explicando que geralmente os telejornais seguem basicamente as seguintes etapas:
- Escalada: É o início do jornal, no qual o âncora apresenta as manchetes.
- Abertura: É a parte com trilha sonora e apresentação dos jornalistas.
- Notícias: São os acontecimentos noticiados de forma detalhada.
- Reportagens que podem ser gravadas ou ao vivo e que podem incluir entrevistas.
- Previsão do tempo
- Encerramento
- Créditos: Parte com a descrição da equipe do telejornal.
3. Passe novamente o vídeo do Jornal da Cultura, pedindo para que os alunos apontem cada uma das partes citadas.
4. Questione:
- Quais as partes que não foram exibidas nesse telejornal? Resposta esperada: É provável que os alunos concluam que não exibiram a previsão do tempo. Aproveite para explicar que alguns jornais abordam apenas algumas temáticas, considerando o público a que se direcionam as notícias, por isso nem todos apresentam previsão do tempo ou comentários esportivos, por exemplo.
- Vocês imaginam como se organiza ou escolhe as temáticas das notícias e reportagens de um jornal? Complemente as respostas, explicando que um jornal é geralmente dividido em editorias temáticas que agrupam os assuntos mais comuns da atualidade: Notícias locais/regionais; Notícias nacionais; Notícias internacionais; Economia; Ciência & Tecnologia; Meio Ambiente; Esporte; Cultura (cinema, música, teatro, televisão); Turismo; Informática; Automobilismo; Moda.
- Vocês conhecem algum telejornal voltado para um público em específico? Complemente as respostas exemplificando sobre o Globo rural, que tem pauta jornalística sobre agricultura e meio ambiente. Explique também que as características temáticas e estilísticas dos telejornais são pensadas de acordo com o público que assiste televisão naquele horário. Exemplo: Brasil Urgente (apresentado por Datena), que explora acontecimentos relacionados a casos de violência e acidentes deixando de lado notícias sobre cultura ou entretenimento.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Providencie antecipadamente as cópias dessa atividade. Conforme os recursos disponíveis em sua escola, você pode providenciar uma cópia para cada aluno ou uma cópia por grupo.
- Explique para os alunos que as frases da atividade, descrevem informações equivocadas sobre os telejornais, pois tem palavras que modificam o sentido da frase. Eles devem ler atentamente cada frase, encontrar palavras que devem ser retiradas ou adicionadas para tornar as frases corretas.
- Socialize os erros encontrados pelos alunos. Peça para que um representante de cada grupo:
- Leia uma frase.
- Diga a/as palavra/as que riscou.
- Justifique por quê aquela palavra deve ser retirada, reformulando oralmente a frase de forma correta.
Materiais complementares:
Para imprimir o material, acesse aqui
Fechamento
Orientações:
- Espera-se que os alunos encontrado as palavras grifadas neste slide. Aqui sugerimos também a inclusão de algumas ideias complementares às frases.
- Discuta cada uma das frases:
- Telejornal é um noticiário transmitido pela televisão, mas atualmente pode ser veiculado também pelos meios de comunicação como internet. Complemente a resposta do grupo, explicando que com o avanço tecnológico, muitos programas de televisão disponibilizam os conteúdos para rever, por meio de plataformas digitais como Youtube. Os telejornais também possuem canal no Youtube, oportunizando que os telespectadores que perderam alguma reportagem ou querem rever algum acontecimento, possam ter acesso.
- O profissional responsável pela construção e apresentação do telejornal não é apenas o apresentador, chamado também de âncora. Complemente a resposta do grupo, explicando que a construção de um telejornal envolve uma equipe que está por trás das câmeras dando apoio aos apresentadores e também uma equipe externa que busca as informações.
- Em um telejornal são utilizados recursos visuais e sonoros: imagens e sons. Complemente a resposta do grupo, explicando que estes recursos são importantes para chamar atenção dos telespectadores. A imagem tem o poder de dar mais credibilidade ao fato.
- A função dos telejornais é transmitir ao público, fatos e acontecimentos, com a necessidade e o compromisso de verificar a veracidade dos mesmos. Complemente a resposta do grupo, relembrando a atividade da aula de hoje, na qual estava descrito que os produtores do jornal procuram fatos e acontecimentos relevantes, mas que sejam verídicos, pesquisando em diversas fontes, inclusive na internet.
- Na elaboração de um telejornal é necessário o trabalho em equipe. Complemente a resposta do grupo, relembrando o vídeo assistido na aula e que mostra os profissionais e os trabalhos desempenhados por cada um deles na construção do telejornal.
- O roteiro/pauta é um recurso que contribui bastante para a organização do trabalho em um telejornal. Complemente a resposta do grupo, relembrando sobre a função do produtor/pauteiro que foi bastante discutida durante a aula.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre as atividades;
Programa Jornal da Cultura, disponível aqui;
Atividade 1, disponível aqui, e resolução da atividade 1, disponível aqui.
Atividade de fechamento, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a descobrir como funciona um telejornal. Pergunte se eles sabem o que são telejornais e se conhecem algum. Diga que você vai enviar um vídeo para que eles comecem a se familiarizar com a estrutura de um telejornal. Siga as orientações do plano original.
Desenvolvimento
Convide os estudantes para uma videochamada, para refletirem e conversarem sobre o vídeo que assistiram. Siga os questionamentos que estão no Desenvolvimento do plano original para pautar a discussão. Diga que você vai enviar um desafio, que pode ser feito em duplas ou em grupos se os estudantes conseguirem se comunicar por telefone ou videochamada.
Envie o arquivo com o esquema de funcionamento do telejornal e as palavras para que possam preencher os quadros. Os estudantes podem fazer a tarefa no caderno ou você pode criar um arquivo no Google Jamboard e enviar uma cópia a cada um deles. Nesse caso, cole a imagem do esquema no fundo do slide do Jamboard e oriente que eles preencham escrevendo as palavras por meio de notas. Estipule um prazo para a finalização da atividade 1 e convide os estudantes para uma nova videochamada, para socializarem e realizarem a atividade 2 coletivamente.
Lembre-se sempre de gravar a videochamada ou fazer um resumo dela para enviar àqueles que não puderam participar.
Fechamento
Realize uma nova videochamada e socialize a atividade 1 seguindo as orientações do plano original. Convide os estudantes a preencher coletivamente um quadro com as informações aprendidas (atividade 2). Compartilhe sua tela e vá registrando as descobertas sobre os profissionais que trabalham em um telejornal e sua estrutura padrão. Solicite que os estudantes copiem essas descobertas no caderno ou envie posteriormente o arquivo digitado a cada um deles.
Diga que eles vão cumprir mais um desafio, agora individualmente. Envie o texto do slide de Fechamento, que contém alguns equívocos sobre o gênero telejornal (disponível aqui). Peça que eles descubram os erros e os corrijam. Estipule um novo prazo para a conclusão dessa tarefa. Siga as orientações do plano para realizar uma devolutiva para toda turma.
Convite às famílias
Todos os momentos do plano podem ser compartilhados com as famílias. A família pode ser convidada a conversar com as crianças sobre os telejornais que assistem em casa, apoiando a realização das atividades. Pode auxiliar também a participação nas videochamadas, acompanhando as aprendizagens e apoiando a manutenção dos laços afetivos com a turma.