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Plano de aula: Telejornais

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Computador online; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que assistem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. Os telejornais que são foco desta sequência, segundo Rezende (2000), chegaram ao Brasil com a invenção da televisão e por muito tempo foram elaborados e apresentados por profissionais oriundos do rádio, o que evidencia características semelhantes com o jornal radiofônico. Sobre tais características destaca-se as notícias narradas e o texto escrito como suporte para a oralização de textos em situações socialmente significativas. De acordo com a BNCC (2017), a oralização do texto escrito em sala de aula, estabelece relação entre fala e escrita, levando os alunos a reflexão sobre como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e práticas de linguagem, as semelhanças e as diferenças entre modos de falar e de registrar o escrito e os aspectos sociodiscursivos, composicionais e linguísticos.

Dificuldades antecipadas: Apesar de os telejornais fazerem parte dos meios de comunicação, este tipo de programa pode não fazer parte da vida diária de alguns alunos, provocando dúvidas durante as atividades pelo fato dos alunos não conhecerem o processo de construção e a estrutura dos telejornais. Essa atividade, exigirá reflexão e observação minuciosa dos alunos sobre as características temáticas, composicionais e estilísticas do gênero.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em 10 de nov. de 2018.

MACIEL, Débora Amorim. Coisas de entrevista: falo eu, fala você. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.179 - 196

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 14 de nov. de 2018.

REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos e questione:
  • O que são telejornais? É provável que os alunos associem a palavra com o meio de comunicação televisão, respondendo que telejornais são jornais que passam na TV. Peça para que deem exemplos de telejornais conhecidos por eles.
  • Existem outros meios de transmitir um telejornal, que não seja pela televisão?

É provável que os alunos respondam que é possível pelo rádio e internet .

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