Plano de aula: Telejornal da turma

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Notícia e no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Computador online com o programa Movie Maker instalado; projetor multimídia, caixas de som; câmera ou tablet para gravação.

Informações sobre o gênero: O gênero Notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas e rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Estes textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que assistem aos jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público-alvo, determinando assim vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. Os telejornais que são foco desta sequência, segundo Rezende (2000), chegaram ao Brasil com a invenção da televisão e por muito tempo foram elaborados e apresentados por profissionais oriundos do rádio, o que evidencia características semelhantes às do jornal radiofônico. Sobre tais características destacam-se as notícias narradas e o texto escrito como suporte para a oralização de textos em situações socialmente significativas. De acordo com a BNCC (2017), a oralização do texto escrito em sala de aula estabelece relação entre fala e escrita, levando os alunos à reflexão sobre como as duas modalidades se articulam em diferentes gêneros e práticas de linguagem, as semelhanças e as diferenças entre modos de falar e de registrar o escrito e os aspectos sociodiscursivos, composicionais e linguísticos.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem demonstrar dificuldade em participar desta atividade, pois ela prevê uma série de comportamentos e atitudes como: arriscar-se, expressar-se em público e se fazer compreender, entender e acolher a perspectiva do outro, superar a timidez e a insegurança. A proposta de experimentar e vivenciar a modalidade oral do gênero Notícia, que já foi objeto de estudo nesta sequência de aula, proporcionará o desenvolvimento gradual destas habilidades.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acesso em: 10 de nov. de 2018.

MACIEL, Débora Amorim. Coisas de entrevista: falo eu, fala você. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 179-196.

Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em: 14 de nov. de 2018.

REZENDE, Guilherme Jorge de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique para os alunos que esta aula é para a gravação do telejornal planejado e elaborado na aula anterior. Como esta aula faz parte de uma sequência didática, recomenda-se seguir os planos sobre oralidade para dar continuidade ao trabalho.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos