Plano de aula: Partes estruturantes de notícias e reportagens jornalísticas

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícia

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia; cópias dos materiais listados nas orientações (quantidades de acordo com o número de alunos).

Informações sobre o gênero: O gênero notícia pode ser entendido como um texto no qual se divulga um fato ou acontecimento, veiculado principalmente por jornais, revistas, rádios, impressos, eletrônicos ou televisivos. Por ser um gênero massivo de comunicação atinge a todas as camadas da população, trazendo informações e contribuindo para a formação de opinião. Esses textos são dinâmicos, atuais e periódicos, e, como não é qualquer fato que vira notícia, ele deve ser marcado pelo ineditismo, gerar interesse e identificação no leitor. Tendo em vista que há diversos públicos que leem os jornais, cada linha editorial se adequa ao que entende que chamará mais a atenção de seu público alvo, determinando assim seu vocabulário, extensão do texto, temáticas e o nível de parcialidade no tratamento das informações. A notícia é composta por três partes: título, lead e corpo. O título e subtítulo (quando houver) deve despertar o interesse no leitor, títulos com maior destaque em uma publicação são conhecidos também como manchetes; o lead (1º parágrafo do texto) deve apresentar as informações essenciais do fato: o quê, quem, quando, onde, como, por quê; tais informações serão mais detalhadas no corpo do texto. As fotos e legendas também são marcas desse gênero e servem como um resumo da notícia. Os alunos devem saber que para se escolher a notícia que se vai ler, dentre tantas em um jornal, é comum se ater ao título e a imagem, por isso essas escolhas são feitas com muito critério pelos jornais.

Dificuldades antecipadas: No decorrer desta aula, os alunos devem ter um olhar mais atencioso e analítico para o gênero trabalhado. É possível que demonstrem dificuldades em estabelecer relações entre as partes da reportagem e suas finalidades, por não terem muita familiaridade com o gênero jornalístico. A análise de imagens também pode ser difícil, pois demanda que se faça inferências sobre as ideias implícitas, tendo em vista as informações explícitas apresentadas na própria imagem ou no corpo do texto. Será preciso estabelecer muitas relações entre o que se vê, o que se sabe e o que se pretende ensinar.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA. Jaqueline Peixoto. Outras mídias e linguagens na escola. In: Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. p. 174-180. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 30 de jul. de 2018.

BESERRA, Normanda. Quando o conhecimento vira reportagem In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.207-220. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 30 de jul. de 2018.

MENDONÇA, Márcia. Imagem e texto explicando o mundo: Infográfico. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 221-238. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acesso em 30 de jul. de 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Para o desenvolvimento dessa aula será importante distinguir reportagem de notícia. Tanto uma como outra aparecem em revistas, jornais e sites. Ambas são do gênero jornalístico e possuem caráter informativo. Em sua estrutura, trazem títulos muito bem escolhidos para despertar interesse no leitor, além de fotos, imagens e gráficos como fonte de informação (o que será tema dessa aula). Se diferenciam pela extensão, estrutura do corpo do texto, pela escolha temática e forma de abordagem.
  • Caso esteja seguindo a sequência das aulas, será interessante, logo nesse início, perguntar aos alunos se eles se recordam de semelhanças e diferenças entre notícia e reportagem. Nas aulas anteriores, eles puderam observar que as notícias tendem a ser mais breves e apresentar fatos recentes com objetividade. Já as reportagens abordam determinado assunto sob diversos ângulos, associado um acontecimento a outros fatos correlatos. Nessa aula em especial, optamos por trabalhar com uma reportagem.
  • Ao longo dessa sequência de aulas falaremos a forma de composição de cada um desses gêneros jornalísticos: notícias e reportagens. Saiba mais sobre reportagens acessando o texto “Quando o conhecimento vira reportagem” (p.207-220).
  • Questione os alunos:
  • Vocês acham que para elaborar os textos das reportagens e notícias, todos seguem um padrão ou cada um escreve da maneira que quiser?

É possível que os alunos relatem algumas questões frequentemente abordadas pelo professor quando os mesmo são solicitados a escrever um texto, como por exemplo, o cuidado com os erros ortográficos, sinais de pontuação, entre outros.

3. Explique para os alunos que nesta aula eles vão ver como se constrói o texto de uma reportagem, de modo que as informações sobre um acontecimento sejam apresentadas de forma atraente e compreensível para os leitores.

Materiais complementares: Para conhecer a reportagem que será trabalhada nesta aula na íntegra, clique aqui.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos