Plano de aula: Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepção.

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Projetor de imagens; Textos impressos (A onça e o lobo/ Por Sérgio Ricardo e A onça e o bode/ Por Luís da Câmara Cascudo. )

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos equivoquem-se quanto a algumas semelhanças ou diferenças entre os contos, já que terão apenas uma leitura do texto escrito e um momento de apreciação do vídeo.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.

Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Ssó Ernani. Amigos da onça- Narrativas do folclore- São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013 .

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula. Neste plano de aula os alunos analisarão dois exemplares de Contos Populares escritos e assistirão a um vídeo, ambos com a presença da personagem Comadre onça. O intuito neste plano de aula é a análise das condições de produção e de circulação do gênero. Com isso, é possível perceber também as modificações que um gênero sofre conforme o suporte veiculado e situacionalidade.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos