Plano de Aula

Plano de aula: Biografia romanceada e texto biográfico - semelhanças e diferenças

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Cartazes ou slides (neste caso, providenciar data show) para apresentação contendo imagem, texto biográfico e capítulo da biografia romanceada de Martin Luther King Jr; cópias do capítulo 13 da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos tenham dificuldade em identificar a pessoa retratada, não se lembrem de seu nome ou de fatos de sua vida. Neste caso, prossiga até a exibição do slide 4, sem nomeá-lo e, só então, esclareça de quem se trata, caso nenhum aluno tenha sido capaz de identificá- lo. É nesse momento que você deve adaptar a aula à turma, identificando de antemão os alunos com menor repertório e fornecendo mais informações sobre Martin Luther King - ou até sugerindo que esses alunos realizem uma pesquisa como tarefa - para que todos tenham noção da importância social e política que ele exerceu, para que possam compreender porque ele mereceu ter a vida destacada em uma biografia romanceada.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o gênero biografia, acesse http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v20n67/v20n67a05.pdf. Seria interessante a leitura integral da biografia romanceada de Martin Luther King Jr., para saber mais sobre a personalidade em destaque desta e das próximas aulas: WHITMAN, Christie – O jovem Martin Luther King – São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2013 - 4a edição - pp. 47 -49).

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

Leia, em voz alta, o tema da aula, para apresentar o conteúdo ao aluno. Não antecipe que a aula trará, como personagem central, Martin Luther King Jr.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos