Plano de aula: Roda de Conversa sobre Contos Populares

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Introdução.

Materiais necessários:

Caixa surpresa (caixa de papelão decorada), elementos que simbolizem Contos Populares de regiões diversas, tais como fantoches, imagens ilustrativas, saco, etc. (Ver lista de sugestões nas orientações do slide 4 - Atividades complementares.)

Dificuldades Antecipadas:

É possível que alguns alunos não queiram manifestar-se oralmente, por timidez, o que não implica, necessariamente, que não tenham conhecimentos prévios sobre o gênero em questão.

Sugestão caso essa dificuldade apareça: peça aos alunos mais envergonhados que contem suas narrativas para um colega que tenha maior facilidade de expressar-se oralmente, para que ele a compartilhe com a turma.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.

Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula. Não apresente, inicialmente, o gênero que será explorado a partir desta aula. Apenas explicite que este momento será importante para que vocês se conheçam um pouco mais, a partir de lembranças e de recordações de cenas da infância.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos