Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Roda de Conversa sobre Contos Populares
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Introdução.
Materiais necessários:
Caixa surpresa (caixa de papelão decorada), elementos que simbolizem Contos Populares de regiões diversas, tais como fantoches, imagens ilustrativas, saco, etc. (Ver lista de sugestões nas orientações do slide 4 - Atividades complementares.)
Dificuldades Antecipadas:
É possível que alguns alunos não queiram manifestar-se oralmente, por timidez, o que não implica, necessariamente, que não tenham conhecimentos prévios sobre o gênero em questão.
Sugestão caso essa dificuldade apareça: peça aos alunos mais envergonhados que contem suas narrativas para um colega que tenha maior facilidade de expressar-se oralmente, para que ele a compartilhe com a turma.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.
Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.
Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula. Não apresente, inicialmente, o gênero que será explorado a partir desta aula. Apenas explicite que este momento será importante para que vocês se conheçam um pouco mais, a partir de lembranças e de recordações de cenas da infância.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO