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Plano de Aula
Plano de aula: Roda de Conversa sobre Contos Populares
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Introdução.
Materiais necessários:
Caixa surpresa (caixa de papelão decorada), elementos que simbolizem Contos Populares de regiões diversas, tais como fantoches, imagens ilustrativas, saco, etc. (Ver lista de sugestões nas orientações do slide 4 - Atividades complementares.)
Dificuldades Antecipadas:
É possível que alguns alunos não queiram manifestar-se oralmente, por timidez, o que não implica, necessariamente, que não tenham conhecimentos prévios sobre o gênero em questão.
Sugestão caso essa dificuldade apareça: peça aos alunos mais envergonhados que contem suas narrativas para um colega que tenha maior facilidade de expressar-se oralmente, para que ele a compartilhe com a turma.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.
Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.
Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula. Não apresente, inicialmente, o gênero que será explorado a partir desta aula. Apenas explicite que este momento será importante para que vocês se conheçam um pouco mais, a partir de lembranças e de recordações de cenas da infância.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Inicie a aula organizando os alunos em círculo para que possam ver-se mutuamente.
- Questione os educandos quanto às histórias que conhecem, ouvem, que os avós, pais, contam... São acostumados a ouvir piadas? Anedotas? Contos de bruxas, fadas? Ouvem histórias com ensinamentos?
- Explique aos discentes que a próxima tarefa abordará justamente esse tipo de história que é contada de geração em geração.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Estimule a imaginação dos alunos com a dinâmica da Caixa surpresa. Leve uma caixa colorida e misteriosa para a sala de aula e instigue-os a hipotetizar sobre o que há dentro do objeto.
- Peça para que um aluno ( escolhido aleatoriamente ou de acordo com o interesse dos mesmos) retire uma das surpresas da caixa e mostre aos demais colegas.
- Questione os educandos quanto ao elemento retirado da caixa, se eles conhecem alguma história contada pelos pais, avós, familiares, amigos ou até mesmo ouvida na escola que seja relacionada a ele.
- Faça um combinado com os alunos para que relatem suas experiências um de cada vez, estimule todos a participarem. Caso os alunos não recordem nenhuma história, apresente para eles um elemento em particular de dentro da caixa e comece você com a contação de histórias. Veja um exemplo de Conto Popular nos materiais complementares logo abaixo.
- Repita essa estratégia quantas vezes for possível no tempo previsto.
Materiais Complementares:
- Para acessar exemplos de materiais que podem ser adicionados à caixa de surpresas, clique aqui
- Para acessar um texto exemplo de Conto Popular, acesse aqui
- Para saber um pouco mais sobre Contos Populares, leia Contos Populares de Lindolfo Gomes, disponível no link https://books.google.com.br/books?id=_5g0AwAAQBAJ&lpg=PT2&ots=z747KCCnRq&dq=contos%20populares%20brasileiros&lr&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q=contos%20populares%20brasileiros&f=false
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Finalize a aula apresentando aos alunos uma imagem com pessoas organizadas em torno de um contador de histórias. .
- Questione os alunos: a- O que há em comum entre a foto e o que fizemos agora?; b- Eles estão aprendendo alguma coisa assim?; c- Nós aprendemos algo hoje?; d- O quê?; e- Lembram de já ter vivido uma situação parecida com esta da imagem?
- Sistematize, no quadro, conforme as respostas dos discentes, algumas características presentes no conto popular: a roda, ideia da contação de histórias orais, resgate da memória (histórias contadas de geração para geração) e da cultura popular. Pontue aos alunos a importância do resgate da cultura dos diversos povos.
- Diga aos alunos que esta prática de contação de histórias, textualmente, é denominada “Conto Popular”. Indique a seus alunos exemplos de Contos Populares que eles possam encontrar na biblioteca da escola ou da cidade. Se possível, tenha um pequeno acervo de Contos Populares na sala de aula para que possam manusear.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Sorteador online (disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com histórias contadas de pais para filhos, passadas de geração para geração. Diga que irá enviar uma série de Emojis pelo WhatsApp e que os alunos deverão pensar em histórias contadas pelos pais, avós, familiares, amigos ou até mesmo ouvidas na escola, e pensar qual história está relacionada a cada Emoji. Envie as imagens e diga para os alunos tentarem acertar, via WhatsApp da turma. Caso prefira, sorteie alguns alunos para dar a resposta, utilizando o Sorteador online, disponível aqui. Para realizar essa atividade com os Emojis, aproveite as sugestões de imagens disponíveis aqui, dadas pelo Plano, para enviá-las no formato de Emoji. Por exemplo, o anel, a pena, o ovo e o sapo são Emojis comuns de encontrar para envio. Caso saiba como fazer, há uma brincadeira de formar títulos de filmes (disponível aqui) com os Emojis. Você pode formar títulos de contos populares bem conhecidos e desafiá-los dessa forma, se preferir. Também é possível enviar os Emojis por escrito com todas essas orientações.
Desenvolvimento
Após todos terem entrado na brincadeira, compartilhe com eles as respostas. Envie a imagem do Fechamento e orientações por escrito, para que respondam (sobre a figura): a. O que está acontecendo na imagem?; b. Você acha que as crianças estão aprendendo alguma coisa assim? Por quê?; c. Nós aprendemos algo hoje, lembrando das histórias com os Emojis? O quê?; d. Lembram de já ter vivido uma situação parecida com esta da imagem? Estabeleça um prazo para que respondam e salvem suas respostas em um Google Doc compartilhado na pasta desta atividade no Google Drive, já preparada por você (se não for possível utilizar esses recursos, use o WhatsApp ou o e-mail).
Fechamento
Leia as anotações e respostas de seus alunos, faça uma compilação com o que você observou e, para encerrar esta aula, envie seus comentários aos alunos via WhatsApp ou e-mail, enfatizando que a prática de contação de histórias, textualmente, é denominada “Conto Popular”. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Convide as famílias a conversar sobre que contos populares conhecem. Podem, inclusive, fazer a brincadeira dos Emojis juntos para iniciar o assunto. Solicite que, se possível, os membros mais velhos recontem aos mais novos as histórias que ouviam quando crianças. Esse momento formará uma memória afetiva que ajudará os alunos a compreender o contexto de produção e a finalidade do gênero que está sendo estudado. Peça às famílias que realizem a atividade para enviarem fotos ou vídeos desse momento.