Plano de aula: Conto Popular - Leitura e inferência

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Letra de música impressa - Melancia e coco verde (Vinicius de Moraes);. Projetor de imagens e áudio; Frutas (Melancia e Coco verde) ou imagens que as representem.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em compreender os vocábulos regionais expressos nas diferentes versões, por serem de regiões distintas e, muitas vezes, não serem próprios da região do aluno.

Referências sobre o assunto:

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Cleo Busatto/Caio Riter/ Luana Von Linsingen. Contos Populares do Sul/ São Paulo: Saraiva, 2015.

Romero, Sílvio. Contos Populares do Brasil/ MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Tema da aula

• Apresente aos alunos a temática que será trabalhada nesta aula. O foco deste plano de aula será a análise de uma letra de música inspirada no cordel nordestino intitulado Melancia e Coco Verde e a comparação desta com um vídeo gaúcho inspirado no conto Popular homônimo do autor tradicionalista João Simões Lopes Neto, com o intento de possibilitar a percepção das variações de uma mesma narrativa popular, de acordo com as crenças, culturas e visões de mundo de cada povo. Para auxiliá-lo, estão disponíveis no slide 1 um vídeo explicativo sobre o gênero Conto popular e no slide 4, maiores informações sobre a história de amor entre Melancia e Coco verde.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos