Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Padrões ou regularidades em sequências numéricas recursivas, reconhecimento e descrição.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar regularidades por meio de investigação em sequências ordenadas de números naturais resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas.
  • Descrever a regra de formação de uma sequência numérica.
  • Determinar em uma sequência numérica elementos faltantes ou seguintes por meio de investigação.

Conhecimentos prévios

  • (EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.
  • (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
  • (EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna

Comentários para os professores

Para o desenvolvimento desta habilidade, é possível desenvolver situações em que o aluno tenha que relatar o padrão utilizado em sequências resultantes de adições/subtrações sucessivas do mesmo valor. Por exemplo, pode-se pedir que o aluno explique o que está ocorrendo na sequência (2, 13, 24, 35, ... - adição sucessiva de 11) ou solicitar que diga qual é o próximo termo da sequência (150, 135, 120, 105, ... - subtração sucessiva de 15). O trabalho envolvendo sequências formadas por figuras nas quais o aluno deve determinar termos ausentes, também pode ser explorado no desenvolvimento desta habilidade.

Portanto, espera-se que ao final do 3º ano o estudante reconheça e descreva um padrão ou uma regularidade de sequências de números naturais resultantes de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, e determine termos ausentes nessas sequências.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: As Regularidades da Adição (extraído do material da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula As Regularidades da Adição, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Identificar e expressar a regularidade em sequências numéricas ou geométricas.
  • Descrever padrões em operações de adição sem mencionar as propriedades.

Plano de aula: Compreendendo Sequências (extraído do material da Nova Escola)

Descrição das atividades:

Neste plano de aula, as atividades têm como objetivo de aprendizagem:

  • Reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de formas ou padrões numéricos simples.

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende – Matemática - Caderno 2 - 3º ano - Item 8 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de inferir um ou mais elementos ausentes em uma sequência ordenada de números naturais resultante da realização de adições ou de subtrações sucessivas.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática