Plano de Aula
Plano de aula: Clube de leitura: “PodLê” - Influenciadores literários em ação!
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi desenvolvido para um clube de leitura em Língua Portuguesa e tem como objetivo proporcionar uma experiência de aprendizagem na qual os alunos de 8º e 9º ano assumam o papel de influenciadores literários.
A proposta é a criação de um podcast chamado "PodLê", em que os estudantes irão recomendar e discutir obras literárias. A atividade busca integrar habilidades de leitura, interpretação, argumentação e comunicação, oferecendo aos jovens a oportunidade de compartilhar suas experiências literárias e estimular o hábito da leitura.
Os alunos terão a chance de planejar, gravar e apresentar episódios do podcast, atuando de forma colaborativa e criativa para divulgar suas impressões sobre a obra escolhida. É fundamental que eles já tenham lido o livro antes da realização dessa aula.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção de textos.
- Apreciação e réplica.
- Estratégias de leitura.
Objetivos de aprendizagem
- Ler obras literárias de forma autônoma, reconhecendo e aplicando procedimentos de leitura adequados às características do gênero.
- Engajar-se ativamente em práticas de compartilhamento de leitura, promovendo a troca de ideias e interpretações sobre a obra.
- Debater e defender pontos de vista sobre a obra literária e sua relação com outras linguagens, utilizando argumentos coerentes e embasados.
- Desenvolver a oralidade e a expressão criativa.
Competências gerais
3. Repertório cultural.
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.
Bibliografia
- COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 11ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2021.
- HOFFMANN, Sam Adam. Introdução à gamificação na educação: como aplicar os elementos dos jogos em contextos de aprendizagem. Curitiba, PR: Ed. do Autor, 2022.
- SANCHES, Carolina. Leituras elásticas: o desafio de formar leitores no novo tempo. Rio de Janeiro: Mapa Lab, 2021.
- SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 3 aulas de 50 minutos.
Materiais sugeridos:
• cópias do livro lido (caso necessário, trechos selecionados para consulta);
• lápis;
• borracha;
• dispositivos com acesso à internet (computadores, tablets e smartphones);
• aplicativo de gravação de áudio (Anchor, Audacity ou similar);
• microfone (se disponível).
Aula 1 - Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie a aula explicando aos alunos que eles irão criar um podcast chamado "PodLê", no qual serão influenciadores literários, recomendando e comentando um livro que foi lido no clube de leitura.
Proponha uma reflexão sobre o que é ser um “influenciador" nos dias atuais. Pergunte aos alunos quais influenciadores eles seguem e por quais motivos. Questione também se, na opinião deles, os influenciadores teriam um papel importante no fomento à leitura.
Após essa reflexão inicial, apresente à turma a proposta da criação do podcast e sugira o nome "PodLê" para o programa.
Explique o que é um podcast, sua relevância no cenário atual e como os influenciadores literários usam plataformas como essa para engajar o público. Mostre alguns exemplos e questione-os sobre se alguém ouve ou conhece algum podcast.
Desafie os alunos:
- “Vocês já influenciam seus amigos a ler algo? Como seria fazer isso para um público maior, criando um conteúdo que as pessoas possam ouvir em qualquer lugar?”
Ouça os estudantes e converse sobre as possibilidades que os programas de podcast oferecem para a difusão da literatura.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO