Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: A importância de se manter o caráter ético na produção de uma biografia romanceada
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor. A autobiografia também se concentra em narrar fatos importantes da vida de alguém, porém a autoria é do próprio biografado, que conta, no máximo, com um profissional para organizar suas memórias.
Materiais necessários: Projetor/data show; equipamento para projeção de vídeos; cópias do capítulo 52 da obra O jovem Martin Luther King, utilizadas na aula anterior; cópias do capítulo 7 da obra A autobiografia de Martin Luther King Jr.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não ter em mãos cópia do capítulo 52 da obra O jovem Martin Luther King, distribuída na aula anterior. Tenha cópias extras, para distribuir aos que não têm. Alguns alunos podem demonstrar dificuldades em acolher opiniões divergentes das suas próprias (principalmente quanto à predileção por um ou outro gênero/autor); atue como mediador nos momentos que abordem questões subjetivas.
Referências sobre o assunto: Matéria sobre biografias não autorizadas, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150609_biografias_polemicas_lgb; entrevista com o biógrafo Gonçalo Júnior, em que ele discorre sobre as dificuldades que sentiu ao veicular determinadas passagens da vida de personalidades, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk; ; livro A autobiografia de Martin Luther King, disponível em
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1- Leia, em voz alta, o tema da aula para os alunos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO