Atividade para impressão - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: Valores humanos, sociais e políticos na biografia romanceada
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.
Materiais necessários: Cópias do capítulo 52 da biografia romanceada de Martin L. King Jr., disponível aqui
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos não compreendam o momento histórico retratado no capítulo e não identifiquem o caráter amplo do gênero, o que será minimizado com a proposição de questões específicas em momentos oportunos da aula.
Referências sobre o assunto: Saiba mais sobre o episódio envolvendo Rosa Parks, a ser abordado nesta aula, acessando
https://www.dw.com/pt-br/1955-rosa-parks-se-recusa-a-ceder-lugar-a-um-branco-nos-eua/a-340929
Caso considere necessário, assista ao filme A história de Rosa Parks, (2002, direção de Julie Dash), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3tlgi5DRswM
Para saber mais sobre a Ku Klux Klan, confira a matéria da revista Superinteressante, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-ku-klux-klan-ela-ainda-existe/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, explicando que vamos explorar estes aspectos em um novo capítulo da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles assistirão a um trecho de um documentário que ilustra o momento histórico, político e social retratado na biografia romanceada de Martin Luther King Jr.
- Esclareça que o vídeo retrata o ano de 1955, enquanto o capítulo 13, apresentado à classe na aula anterior, referia-se a um episódio ocorrido em 1944.
- Projete o slide e pergunte aos alunos se eles conhecem a pessoa em destaque na foto.
- É provável que não reconheçam Rosa Parks; neste caso, peça a eles que levantem hipóteses: é possível que ela tenha alguma relação com a causa defendida por Martin Luther King Jr.? Direcione o olhar dos alunos para o fato de que, sendo ela negra e mulher, sua causa se encaixaria no movimento idealizado por Luther King.
- Exiba o vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wACF9A4yYjc
- Se houver necessidade, explique, brevemente aos alunos o significado de:
- Ku Klux Klan - uma organização racista secreta que nasceu no fim do século 19 nos Estados Unidos. Caso haja tempo disponível, leia com os alunos a matéria da revista Superinteressante sobre o assunto, disponível nos Materiais complementares.
- NAACP - Associação Nacional para a Emancipação das Pessoas de Cor- é uma antiga e influente instituição a favor dos negros nos Estados Unidos; atuava em duas frentes: defesa dos direitos à educação e combate à privação dos direitos civis.
- Informe aos alunos que há um longa-metragem sobre Rosa Parks, A história de Rosa Parks, (2002, direção de Julie Dash), caso desejem conhecer um pouco mais de sua história.
Materiais complementares: Para acessar a matéria da revista Superinteressante, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Divida os alunos em grupos e peça a eles que discutam as questões propostas acima. Agrupar os alunos será útil para o levantamento de hipóteses em questões que não apresentam uma resposta “fechada”; desta forma, os alunos podem trocar impressões e terão oportunidade de desenvolver habilidades como aprender a ouvir e respeitar os turnos da fala.
- Encerradas as discussões em grupo, peça a um integrante de cada equipe que relate as conclusões a que chegaram, comparando as respostas e estimulando a participação de todos no debate sobre o tema.
Obs.: Esta etapa deve durar cerca de 10 minutos.
Materiais complementares - Para acessar o arquivo com sugestões de respostas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua cópias do excerto do capítulo 52, da biografia romanceada de Martin Luther King Jr. (Texto retirado de WHITMAN, Christie – O jovem Martin Luther King – São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2015 – 4ª edição - pp. 137 - 139) e peça que os alunos procedam à leitura silenciosa do texto. Texto para impressão disponível em Materiais complementares.
- Tenha dicionários disponíveis para eventuais consultas.
- Caso esteja cumprindo a sequência de atividades na íntegra, peça aos alunos que não se desfaçam das cópias, que serão empregadas na aula posterior.
Obs.: Reserve cerca de 5 minutos para a leitura individual.
Materiais complementares - Para acessar o texto para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Exiba o slide ou distribua cópias das perguntas aos alunos.
2- Peça aos alunos que respondam, por escrito e de forma individual, as questões propostas. A sugestão de atividade individual é útil na medida em que os alunos devem, neste momento, iniciar a formação de conceitos essenciais à construção do gênero e é importante que levantem hipóteses para, posteriormente, ampliarem os conceitos com a ajuda dos colegas e a intermediação do professor.
3- Escolha alguns alunos para ler suas respostas. Busque selecionar aqueles que tiveram, até aqui, menor participação na aula, estimulando-os a interagir.
4- Compare as respostas e conduza a discussão, questionando os alunos sobre seus pontos de vista, de forma que consigam expor seus argumentos de maneira consistente.
5- Antes de prosseguir, pergunte à classe de que forma o que foi apresentado no capítulo 52 se relaciona ao conteúdo do capítulo 7, lido anteriormente. É importante que os alunos observem que 11 anos antes do incidente com Rosa Parks, Martin Luther King Jr. já havia passado por uma experiência semelhante.
Obs.: Reserve cerca de 15 minutos para esta atividade.
Materiais complementares - Para acessar o arquivo com sugestões de respostas, clique aqui.
Para fazer cópias das perguntas, acesse aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projeto o slide, imprima cópias ou escreva no quadro. Peça que os alunos resolvam, individualmente, a questão proposta acima. É importante que eles percebam que a atuação de Martin Luther King Jr. não se limitou a apenas uma esfera da vida social, mas abarcou questões importantes, de caráter humano, político e social. Caso julgue necessário, acesse o arquivo com sugestões de respostas.
- Para finalizar, imprima cópias da atividade disponível em Materiais complementares e peça aos alunos que realizem a atividade como tarefa de casa, para garantir que eles ampliem seus conhecimentos composicionais sobre o gênero.
Materiais complementares:
Para cópias da atividade destinada à tarefa de casa, clique aqui.
Para acessar o arquivo com sugestões de respostas, clique aqui.
Fechamento
Orientações:
- Discuta com a turma, de forma breve, a questão acima. Observe aos alunos que muitas pessoas têm interesse em saber mais detalhes sobre a história de vida e a atuação política e social de Martin Luther King Jr. em defesa dos direitos civis dos negros, o que fez com que sua trajetória de vida fosse retratada em livros biográficos e autobiográficos.
- Caso esteja seguindo a sequência de atividades na íntegra, peça aos alunos que tragam, para a próxima aula, as cópias do capítulo 52 trabalhado neste encontro.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a imagem de Rosa Parks e pergunte, por meio de um áudio, se eles a conhecem. Então, diga aos alunos que eles assistirão ao trecho de um documentário que contextualiza o momento histórico em que viveu Luther King, e disponibilize a eles o vídeo indicado no plano de aula.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, oriente que os alunos se organizem em trios ou duplas, criando um grupo no WhastApp, no qual poderão discutir colaborativamente. Entregue as questões do primeiro e terceiro slides de Desenvolvimento, junto com o trecho da biografia romanceada de Martin Luther King (segundo slide de Desenvolvimento), e peça que as duplas ou trios respondam as atividades propostas de forma colaborativa, pelo WhatsApp. Quando todos finalizarem, peça que um aluno de cada grupo envie as respostas ao WhatsApp da turma, iniciando um rápido debate. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos compararem as suas respostas.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio e apresente aos alunos as duas questões dos slides de Fechamento, pedindo que eles respondam em forma de síntese sobre o que aprenderam. Peça que eles enviem as suas conclusões da aula por meio de mensagem de texto, no WhatsApp da turma.
Convite às famílias
A família pode conhecer a biografia de Rosa Parks por meio de pesquisas na internet e documentários no YouTube, onde há muitas informações sobre a norte-americana. Informe aos alunos que há um longa-metragem sobre Rosa Parks, "A história de Rosa Parks" (2002, direção de Julie Dash), caso desejem conhecer um pouco mais de sua história e apreciar a obra com a família.