Plano de Aula

Plano de aula: A coesão textual no gênero Conto Popular

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Textos impressos; Caneta marca-texto; Material para escrita (lápis e borracha).

Observação: Organize a disposição da sala para que os alunos trabalhem em quartetos.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldade em relacionar o uso de elementos coesivos a seus devidos contextos, por questão de proficiência leitora ou por não ter o hábito de ver o texto como um todo coeso.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s). 2016. Publicado por Trilhante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RvFDfHQjXLA>. Acesso em: 17 out. 2018.

MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.

Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em: <http://fatoresdetextualidade.blogspot.com/p/coesao-textual.html>. Acesso em: 20 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 04 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que escolham os seus lugares de acordo com a organização da sala (quartetos). A citada organização tem o intuito de estimular a atuação e a troca entre os educandos. Esta aula tem como foco a análise de elementos coesivos na escrita de contos populares, com o intuito de observar que estes evitam repetições de palavras e/ou ideias e representam personagens e/ou passagem de tempo utilizando-se de recursos como a sinonímia, a pronominalização, a elipse e marcadores temporais.
  • Peça aos alunos que respondam à questão do slide. “As palavras criam formas, sentidos?”. Espera-se que percebam que, ao unir-se a outros elementos, as palavras criam sentidos diversos, formatos variados.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos