Texto adaptado para impressão - Textos I e II
Plano de Aula
Plano de aula: A coesão textual no gênero Conto Popular
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Textos impressos; Caneta marca-texto; Material para escrita (lápis e borracha).
Observação: Organize a disposição da sala para que os alunos trabalhem em quartetos.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem apresentar dificuldade em relacionar o uso de elementos coesivos a seus devidos contextos, por questão de proficiência leitora ou por não ter o hábito de ver o texto como um todo coeso.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s). 2016. Publicado por Trilhante. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RvFDfHQjXLA>. Acesso em: 17 out. 2018.
MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.
Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em: <http://fatoresdetextualidade.blogspot.com/p/coesao-textual.html>. Acesso em: 20 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 04 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que escolham os seus lugares de acordo com a organização da sala (quartetos). A citada organização tem o intuito de estimular a atuação e a troca entre os educandos. Esta aula tem como foco a análise de elementos coesivos na escrita de contos populares, com o intuito de observar que estes evitam repetições de palavras e/ou ideias e representam personagens e/ou passagem de tempo utilizando-se de recursos como a sinonímia, a pronominalização, a elipse e marcadores temporais.
- Peça aos alunos que respondam à questão do slide. “As palavras criam formas, sentidos?”. Espera-se que percebam que, ao unir-se a outros elementos, as palavras criam sentidos diversos, formatos variados.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO