Plano de aula: Contos Populares - As vozes do narrador e as vozes dos personagens

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: esta é 6ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Material para escrita lápis, folha de ofício ou pautada e cola em bastão). Leve pronto para esta aula um cartaz com o texto “A raposa e o Timbu” (pode ser impresso em letras grandes e colado em papel pardo, ou mesmo escrito à mão, de forma que fique confortável para todos os alunos da turma enxergarem a letra).

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldade em aplicar discurso direto e indireto, por não ter hábito de escrita ou por não compreender os conceitos estudados.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. Série Princípios- A personagem. 4ª ed. - SP: São Paulo: Editora Ática, 1990.

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

LEITE, Lígia Chiappini Moraes. Série Princípios- O Foco Narrativo. SP: São Paulo: Editora Ática, 1989.

ROMERO,, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Tema da aula

Tempo sugerido: 04 minutos.

Orientações:

1- Inicie a aula perguntando como chamamos a voz que conta as histórias e se lembram quais são os tipos de discurso comuns em narrativas como Contos Populares. Este momento tem como objetivo relembrar conceitos com os alunos. Espera-se, para o melhor desenvolvimento desta aula, que já saibam que quem narra as histórias são chamados de narradores, e podem ou não ser os próprios ou não ser os próprios personagens. Além disso, a voz dos personagens pode aparecer na narrativa através do Discurso Direto. Os tipos de discurso comuns em contos populares são o discurso direto e o indireto.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos