Plano de aula: Contos Populares - Recursos coesivos

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Dez folhas de ofício com frases escritas nelas (as frases estão divididas em 2 partes que se completam na atividade proposta, e você pode encontrá-las no material complementar); Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares.

Observação: Encaminhar os educandos a um local amplo, que facilite a procura por orações que se complementam. Antes da aula, você deverá espalhar essas frases pelo local, de forma aleatória, para que os estudantes as encontrem depois, durante a atividade.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alunos podem ter dificuldades em aplicar recursos coesivos em um conto popular, por não compreenderem o papel de algumas palavras (desfazer ou evitar repetições de palavras e ideias, assim como de referenciar elementos já apresentados).

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em: >. Acesso em: 17 out. 2018.

MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.

Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em: >. Acesso em: 20 out. 2018.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos