Atividade para impressão - Pares de frases
Plano de Aula
Plano de aula: Contos Populares - Recursos coesivos
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Dez folhas de ofício com frases escritas nelas (as frases estão divididas em 2 partes que se completam na atividade proposta, e você pode encontrá-las no material complementar); Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares.
Observação: Encaminhar os educandos a um local amplo, que facilite a procura por orações que se complementam. Antes da aula, você deverá espalhar essas frases pelo local, de forma aleatória, para que os estudantes as encontrem depois, durante a atividade.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alunos podem ter dificuldades em aplicar recursos coesivos em um conto popular, por não compreenderem o papel de algumas palavras (desfazer ou evitar repetições de palavras e ideias, assim como de referenciar elementos já apresentados).
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil.- 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em:
MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos>. Acesso em: 16 out. 2018.
Fatores de textualidade - Coesão Textual. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Encaminhe os alunos a um ambiente amplo para que possam procurar por frases incompletas e seus complementos. (Ou seja, orações que se completam, utilizando-se de recursos coesivos).
- Questione os educandos quanto às palavras que se referem aos personagens. Os personagens sempre são chamados por seus nomes nos Contos Populares? Quais recursos são utilizados para referir-se a um personagem? O tempo, em um conto popular, normalmente é cronológico ou psicológico? Ouça-os com atenção.
- Espera-se que percebam que nem sempre são dados nomes aos personagens, que eles podem ser chamados apenas por expressões que os representem como: o menino, o rapaz, a moça, etc. e também podem ser retomados com palavras como: ele, ela, este, etc. Também espera-se que percebam que, normalmente, em um conto popular, o tempo é representado cronologicamente, ou seja, de acordo com a ordem dos acontecimentos.
Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre Tempo Cronológico e Psicológico, clique no link abaixo:
Oficina de Redação -Tempo Cronológico e Psicológico. Vídeo (2,20s). Publicado por: eniactv3. (2015). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TBkxGy0c5_E. Acesso em: 08/12/18.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO