Atividade ou texto para impressão - Trechos de contos populares
Plano de Aula
Plano de aula: Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: 2 balões; texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações, cola em bastão.
Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em reconhecer o tipo de discurso ou de compreender os referentes que os distinguem, por apresentar dificuldades de interpretação.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. Série Princípios: A personagem. 4ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1990.
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
LEITE, L. Série Princípios: O Foco Narrativo. São Paulo: Editora Ática, 1989.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 06 minutos.
Orientações:
- Organize a aula fora da sala, em um espaço aberto, externo, com luminosidade. (Para posterior realização de atividade lúdica.)
- Peça que os alunos formem um círculo. Apresente, em seguida, uma folha de ofício ou cartaz com o seguinte trecho:
“E o coelho disse:
- Sou o rei da plantação!”
3. Peça para um aluno, aleatoriamente, que identifique, no trecho, quem está falando em cada oração. Instigue-o a explicar sua resposta. (Espera-se que o aluno perceba que, na primeira oração, um narrador apresenta a fala posterior do coelho e que, na segunda oração, a fala do coelho é representada fielmente.) Caso o aluno não consiga chegar a esta conclusão, peça aos colegas que o auxiliem.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO