Plano de aula: Contos Populares - Tipos de discurso e coesão referencial

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: esta é 5ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: 2 balões; texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações, cola em bastão.

Informações sobre o gênero: Contos populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em reconhecer o tipo de discurso ou de compreender os referentes que os distinguem, por apresentar dificuldades de interpretação.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. Série Princípios: A personagem. 4ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1990.

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil. 13. ed. São Paulo: Global, 2004.

LEITE, L. Série Princípios: O Foco Narrativo. São Paulo: Editora Ática, 1989.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Tema da aula

Tempo sugerido: 06 minutos.

Orientações:

• Organize a aula fora da sala, em um espaço aberto, externo, com luminosidade. (Para posterior realização de atividade lúdica.)
  • Peça que os alunos formem um círculo. Apresente, em seguida, uma folha de ofício ou cartaz com o seguinte trecho:

“E o coelho disse:

- Sou o rei da plantação!”

3. Peça para um aluno, aleatoriamente, que identifique, no trecho, quem está falando em cada oração. Instigue-o a explicar sua resposta. (Espera-se que o aluno perceba que, na primeira oração, um narrador apresenta a fala posterior do coelho e que, na segunda oração, a fala do coelho é representada fielmente.) Caso o aluno não consiga chegar a esta conclusão, peça aos colegas que o auxiliem.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos