Atividade para impressão - Atividade prática/Balões
Plano de Aula
Plano de aula: Contos Populares - Utilização de elementos coesivos.
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares, 3 balões, materiais para escrita (lápis, borracha, caneta, caderno).
Observação:
Aguarde os alunos com a sala previamente organizada, com as carteiras para trás, encostadas na parede, para que os alunos possam movimentar-se e participar de um atividade com balões.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas:
Alguns alunos podem ter dificuldades em reescrever o conto popular, adequando-o com a utilização de recursos coesivos, por não utilizá-los em seu dia a dia, tanto na oralidade quanto na escrita.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em:
MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Receba os alunos com as carteiras encostadas na parede, para que o espaço da sala seja o suficiente para a realização de uma atividade com balões. Peça que formem um círculo, em pé.
- Apresente o slide 1 aos alunos e peça que, voluntariamente, tentem responder ao questionamento explícito no slide. É possível que respondam que podemos nos referir ao personagem já apresentado como “ele” ou “ela”, ou por algum apelido ou outra forma de chamá-lo como “o teimoso” ou “a linda menina”. Podemos tirar palavras repetidas do texto, desde que não prejudique o entendimento, ou trocá-las por outras semelhantes no significado. Também podemos usar marcadores temporais como “no outro dia…” , “alguns minutos depois…”, “antes que ela descobrisse o segredo” etc.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Inicie a aula com a brincadeira de passar o balão. Para que a atividade seja divertida e para dificultar a “entrega” do balão, peça que fiquem de costas um para o outro, em círculo. Comece a cantar e peça para todos acompanharem: “O balão passou na roda, ele passa de mão em mão. Ele vai, ele vem, ele ainda não chegou. Ele vai, ele vem. Foi aqui que ele parou!” Esta é a adaptação de uma cantiga de roda, em que se passa um limão. No momento em que se diz: “Ele vai, ele vem…”, o aluno pode alternar o curso do balão, tornando a brincadeira mais dinâmica. Assim que o balão parar, o aluno que estiver com ele deverá estourá-lo e ler a frase que está dentro dele (dentro de cada balão haverá trechos de contos populares, porém desconexos, sem coesão). Caso o balão caia antes da música parar, o aluno que o deixar cair deverá estourá-lo.
- A cada trecho lido, peça para um aluno, escolhido aleatoriamente, reorganizar, oralmente, a fala do colega anterior, procurando adequá-la, para que todos a compreendam. Caso o aluno escolhido não consiga reorganizar o trecho lido pelo colega anterior, solicite que os demais o auxiliem.
OBS: Os trechos reorganizados pelos alunos não precisam ficar idênticos aos trechos originais, e sim, devem ser coesos, ou seja, bem encaixados, provocando o efeito de sentido previsto.
- Repita a atividade 3 vezes.
Materiais Complementares:
Para acessar os trechos de contos para esta atividade, clique aqui.
Para acessar os trechos originais escolhidos para esta atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que sentem-se em grupos de 4 integrantes, para que possam observar juntos o objeto de estudo e assim tecer comentários, chegar a conclusões de forma colaborativa.
- Entregue aos educandos a adaptação de um conto popular. A adaptação traz a repetição de palavras e expressões, o que atrapalha a progressão textual. Ver nos materiais complementares uma sugestão de texto adaptado.
Materiais complementares: Para acessar o conto popular adaptado, acesse aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que, juntos, tentem reescrever o texto recebido, eliminando as repetições. Para isso, recorde que, em um conto popular, é comum a utilização de pronomes que substituam nomes. Lembre-os que, se considerarem adequado, poderão também omitir palavras repetidas ( isso se o verbo ou locução verbal presente permitir, a partir de sua desinência, explicitando sobre o que o quem estão falando). Atente quanto a utilização de sinônimos, um recurso que enriquece muito os textos, em relação à coesão e efeitos de sentido dos mesmos.
- Instigue-os a acrescentar, no texto lido, expressões temporais. Apresente sugestões para auxiliá-los com a tarefa. Veja no slide.
- Marque o tempo para a realização da atividade - 20 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Peça a um dos grupos que leia sua versão do texto.
- Questione os colegas quanto à versão do grupo que leu. Utilizaram os elementos coesivos adequados? Quais as diferenças entre o primeiro texto e a versão do grupo? Espera-se que o grupo em questão tenha utilizado os elementos coesivos adequados, já que a atividade será realizada em grupo e que, juntos, poderão discutir como tornar seu texto mais coeso, retomando assim a atividade disparadora como exemplo.
- Ouça-os atentamente e auxilie-os lembrando que algumas palavras (pronomes, sinônimos, marcadores temporais) têm a função de tornar os textos mais coesos, ou seja, as palavras e ideias bem interligadas, entrelaçadas e que, além disso, a supressão ou omissão de algumas palavras também podem auxiliar, tornando os textos mais diretos, concisos, claros. Explique que essas estratégias são comuns ao gênero Conto Popular, tanto oralmente, quanto em sua escrita, para que não se torne redundante e cansativo.
OBS: Os textos reorganizados pelos grupos não precisam ficar idênticos ao texto original, e sim, devem ser coesos, ou seja, bem encaixados, provocando o efeito de sentido previsto, até porque, em Contos Populares, uma das principais características é a maleabilidade do gênero, já que normalmente é contado oralmente, em diversas regiões do país e do mundo, sendo modificado de geração para geração, de lugar para lugar, de contador para contador.
Materiais complementares:
Para acessar o conto popular original desta aula e dirimir qualquer dúvida, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Peça aos alunos (por áudio ou por escrito) para lerem o texto adaptado para este Plano: O Macaco e O Coelho, disponível aqui. Diga a eles que o texto peca por conter várias repetições, prejudicando a leitura. Sendo assim, peça para se organizarem em duplas para reescrever o texto utilizando as palavras disponíveis no slide 2 do Desenvolvimento. Estabeleça um prazo para que façam a atividade. Auxilie-os pelos canais de comunicação já consolidados por vocês e peça que as duplas compartilhem seus textos (sugestão: Google Drive).
Desenvolvimento
Depois que todos tiverem terminado, peça que “visitem” os textos dos colegas, comparando as formas como eliminaram as repetições. Envie as perguntas do slide de Fechamento para que respondam no mesmo Doc que usaram para o texto lacunado.
Fechamento
Depois que todos tiverem respondido, faça um novo áudio aproveitando as respostas de seus alunos para falar mais sobre os recursos de Coesão em um Conto Popular. Envie aos alunos o conto original, sem as repetições, da forma como foi escrito, para que conheçam. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem ler o texto original criando um momento de leitura compartilhada. Você pode sugerir que as famílias criem uma ilustração para este conto, seja digital ou manual, para compartilhar com a turma na mesma pasta do Google Drive.