Plano de aula: Contos Populares - Utilização de elementos coesivos.

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

Sobre esta aula: esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

Material para impressão anexo a esta aula nos materiais complementares, 3 balões, materiais para escrita (lápis, borracha, caneta, caderno).

Observação:

Aguarde os alunos com a sala previamente organizada, com as carteiras para trás, encostadas na parede, para que os alunos possam movimentar-se e participar de um atividade com balões.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compiladas por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas:

Alguns alunos podem ter dificuldades em reescrever o conto popular, adequando-o com a utilização de recursos coesivos, por não utilizá-los em seu dia a dia, tanto na oralidade quanto na escrita.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, L. Contos Tradicionais do Brasil . - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Mecanismos de Coesão Textual. Vídeo (4,24s.) Publicado por Trilhante Português. 2016. Disponível em: >. Acesso em: 17 out. 2018.

MENDONÇA, Márcia. Glossário CEALE- Recursos Coesivos. Disponível em: >. Acesso em: 16 out. 2018.

Tema da aula

Orientações:

• Receba os alunos com as carteiras encostadas na parede, para que o espaço da sala seja o suficiente para a realização de uma atividade com balões. Peça que formem um círculo, em pé.
  • Apresente o slide 1 aos alunos e peça que, voluntariamente, tentem responder ao questionamento explícito no slide. É possível que respondam que podemos nos referir ao personagem já apresentado como “ele” ou “ela”, ou por algum apelido ou outra forma de chamá-lo como “o teimoso” ou “a linda menina”. Podemos tirar palavras repetidas do texto, desde que não prejudique o entendimento, ou trocá-las por outras semelhantes no significado. Também podemos usar marcadores temporais como “no outro dia…” , “alguns minutos depois…”, “antes que ela descobrisse o segredo” etc.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos