Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Os discursos Direto e Indireto no Conto Popular
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações; datashow.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em compreender os tipos de discurso, caso ainda não tenham conhecimento destes conceitos.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO,L. Contos Tradicionais do Brasil: 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 04 minutos.
Orientações:
- Instigue o aluno, a pensar "Será que sempre quem conta uma história é o narrador?" Anote suas hipóteses no quadro e avise-os que retornará a este questionamento e às devidas respostas no final da aula. Espera-se que cheguem à conclusão de que, nem sempre é o narrador quem conta a história e sim, muitas vezes, são os próprios personagens. Caso não cheguem a essa conclusão, não precipite respostas, o momento é apenas para refletir.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO