Atividade ou texto para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Os discursos Direto e Indireto no Conto Popular
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações; datashow.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em compreender os tipos de discurso, caso ainda não tenham conhecimento destes conceitos.
Referências sobre o assunto:
CASCUDO,L. Contos Tradicionais do Brasil: 13. ed. São Paulo: Global, 2004.
ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 04 minutos.
Orientações:
- Instigue o aluno, a pensar "Será que sempre quem conta uma história é o narrador?" Anote suas hipóteses no quadro e avise-os que retornará a este questionamento e às devidas respostas no final da aula. Espera-se que cheguem à conclusão de que, nem sempre é o narrador quem conta a história e sim, muitas vezes, são os próprios personagens. Caso não cheguem a essa conclusão, não precipite respostas, o momento é apenas para refletir.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO