Plano de Aula

Plano de aula: Os discursos Direto e Indireto no Conto Popular

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 4ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Texto impresso; lápis, borracha e caderno para possíveis anotações; datashow.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passados de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em compreender os tipos de discurso, caso ainda não tenham conhecimento destes conceitos.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO,L. Contos Tradicionais do Brasil: 13. ed. São Paulo: Global, 2004.

ROMERO, S. Contos Populares do Brasil. Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 04 minutos.

Orientações:

  • Instigue o aluno, a pensar "Será que sempre quem conta uma história é o narrador?" Anote suas hipóteses no quadro e avise-os que retornará a este questionamento e às devidas respostas no final da aula. Espera-se que cheguem à conclusão de que, nem sempre é o narrador quem conta a história e sim, muitas vezes, são os próprios personagens. Caso não cheguem a essa conclusão, não precipite respostas, o momento é apenas para refletir.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos