Plano de Aula
Plano de aula: Soneca dos bebês menores durante a rotina
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sono e descanso
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A soneca é um momento importante na rotina dos bebês. Por isso, organize o espaço para que ela seja tranquila, relaxante e, ao mesmo tempo, personalizada e familiar. A soneca deve ocorrer de forma espontânea. Procure dispor um espaço na sala com colchões, berços ou tapetes. Organizarum canto aconchegante para o sono e o descanso deve ser uma proposta permanente e deve incluir a preparação do ambiente de forma organizada, segura e prazerosa. Ao mesmo tempo, deve considerar as necessidades e ritmos dos bebês menores por tempo maior de repouso durante a rotina.
Materiais:
Livros de pano, colchonetes, almofadas, objetos de apego, caixas, panos, bonecas, materiais de largo alcance e blocos de encaixe.
Espaços:
Organize previamente um espaço na sala de referência com colchonetes, berços, almofadas e tapetes. Delimite um local tranquilo e relaxante onde os bebês menores possam descansar quando sentirem necessidade. Deixe cantos organizados para aqueles que ficam despertos por mais tempo a uma distância que permita o sono tranquilo dos que farão uma soneca.
Tempo sugerido:
De 30 a 40 minutos para organização da soneca. Lembre-se que o tempo sugerido na atividade é o tempo de preparação para a soneca e início do descanso dos bebês menores. O tempo de sono de cada criança pode ser diferente, pois cada uma tem um ritmo próprio.
Perguntas para guiar suas observações:
1- "Como nós podemos auxiliar os bebês menores a fazer uma soneca durante as brincadeiras, quando necessário?
2. Como os bebês menores demonstram a necessidade de ter uma pausa para o repouso? Como buscam o espaço para o sono? Quais as preferências: colo ou toque do professor?
3. Os bebês menores se sentem seguros, tranquilos e acolhidos no espaço para a soneca?
<inicio-h1>Para incluir todos:
<fim-h1>
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de descansar e repousar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade conforme suaspreferências, ritmos, possibilidades e necessidades.
O que fazer durante?
1<fim-num>
Para a realização dessa proposta é importante que haja mais de um professor em sala, de modo que todas as crianças tenham o apoio necessário. O espaço do descanso deve ser permanente, regularmente pensado e organizado para favorecer um sono tranquilo. Organize um espaço convidativo e acolhedor para os bebês menores, com colchonetes, almofadas e alguns objetos de apego. Quando osbebês maiores estiverem brincando na sala em contextos (cantos com bonecas, panos, blocos de encaixes, materiais de largo alcance etc.) e o professor observar que algum bebê está com sono, convide-o para o repousar. Observe a necessidade de dormir dos bebês menores através de seus gestos, expressões, balbucios, olhares e movimentos durante a brincadeira com o grupo.
Possíveis ações das crianças: Em alguns momentos da rotina diária, o professor pode observar que alguns bebês menores expressam a necessidade de repouso enquanto brincam. Eles podem pegar no sono ainda sentados, não demonstrar mais interesse na brincadeira ou ainda mostrar incômodo através de um chorinho. Alguns podem começar a fechar os os olhos ou bocejar.
<inicio-num>
2
<fim-num>
Convide os bebês que apresentam a necessidade do repouso durante a brincadeira para irem até o local previamente organizado para o sono. Auxilie para que se acomodem tranquilamente, pois os bebês menores precisam de apoio para ficar em uma posição confortável. Deite-os de barriga para cima. Oportunize que escolham se querem levar algo para acompanhá-los no sono ou não. Algum bebê pode querer levar um livro de pano ou um objeto de apego para o cantinho de dormir e ficar com ele até pegar no sono. Coloque-o no colchão e continue acalentando e embalando até que pegue no sono. Perceba se ele apresenta a necessidade de colo ou carinho e ofereça aconchego.
Possíveis ações das crianças: Nesse momento, alguns bebês podem expressar suas sensações, desejo de colo e aconchego, precisando de um carinhoaté pegar no sono.
<inicio-num>
3
<fim-num>
Após o cuidado e assim que perceber que os bebês menores embalaram no soninho, retorne ao grupo de bebês maiores para brincar. Observe aqueles que não apresentam sono e convide-os para um momento de livre escolha, apresentando alternativas tranquilas para que se ocupem. Organize cantos que contemplem diferentes maneiras de explorar os objetos. Apresente os cestos com objetos que podem ser explorados, tais como: tecidos,panos e bonecos, materiais de largo alcance, blocos de encaixe. Possibilite que os bebês maiores, que ainda não precisam de repouso, continuem suas brincadeiras, interações, descobertas e também manipulem e explorarem alguns livros. Observe a maneira como eles interagem com os objetos, com as outras crianças e com o professor. Garanta que aqueles que ainda estão dormindo possam repousar com tranquilidade.
Possíveis falas do professor: O [nome(s) do bebê(s) ] estava(m) com sono. Vamos brincar e explorar as caixas enquanto ele (s) descansam?
Possíveis ações da criança:Algum bebê maior pode querer ir para o cantinho da soneca para dormir ou querer ficar lá até pegar no sono. Um bebê engatinha até o local da soneca e se cobre com o cobertor, outro poderá observar as ações dos colegas e continuar no cesto de descobertas.
Para finalizar:
Alguns bebês podem ter dificuldade para dormir e/ou demorar para tirar a soneca. Nesses casos, é importante conversar com a família para conhecer os hábitos de sono do bebê em casa.Convide os familiares para participar do momento de colo e aconchego dos bebês, apresentando alguns livros para que se encantem com a história. Apoie e valide as ações e descobertas feitas pelos bebês. Enquanto alguns acordam, convide-os também para pegar um livro. Garanta que aqueles que ainda estão dormindo possam repousar com tranquilidade. Acompanhe, acomode e faça carinho nos bebês menores que vão acordando aos poucos.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS