Plano de Aula
Plano de aula: Relaxamento e descanso para bebês
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sono e descanso
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A prática de movimentos do corpo pode contribuir com o bem-estar dos bebês. A atividade envolve momentos de relaxamento e brincadeira antes do descanso. Não a realize com os bebês após as refeições principais. Prefira o período que antecede a soneca da manhã. Nesta configuração, é importante que haja mais de um professor para a realização da atividade, de modo que todas as crianças tenham apoio. É importante queos bebês estejam vestindo roupas confortáveis, que facilitem o movimento. Realize uma seleção prévia de músicas tranquilas. Para este plano, sugerem-se os seguintes links: Sons da Natureza, Natureza Relaxante, Acalmar, Relaxar e Dormir, Yoga para crianças.
Materiais:
Colchonetes, almofadas ou tapetes, colchões ou tapetes emborrachados. Mídia com música tranquila.
Espaços:
Nesta atividade, organize um espaço na sala de referência com colchonetes, almofadas e tapete, delimitando um local tranquilo que facilite os movimentos realizados pelos bebês. Providencie almofadas para o apoio da cabeça dos bebês menores ou que necessitam de suporte, se necessário. Disponha os materiais de maneira que seja possível a finalização desta atividade com o momento de descanso.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 40 minutos
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês experimentam as possibilidades corporais na brincadeira?
2. Como os bebês expressam suas sensações na brincadeira de relaxamento? Quais são os gestos, palavras e balbucios que expressam satisfação e bem-estar?
3. Como interagem e se comunicam com o professor e com os outros bebês durante a proposta?
<inicio-h1>Para incluir todos:
<
fim-h1>Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de descansar e repousar. Auxilie-as quando necessário. Garanta que todos os bebês estejam em atividade conforme aspreferências, ritmos, possibilidades e necessidades de cada um, tanto no momento que antecede o descanso quanto no próprio momento de sono.
O que fazer durante?

1<fim-num>
Inicie a conversa com o grupo de bebês, explicando que farão uma atividade de movimentar tranquilamente o corpo para descansar em seguida. Convide as crianças para irem até os colchonetes ou tapetes para o momento da brincadeira de relaxamento antes da soneca, que deve ocorrer de forma espontânea. Organize, próximo aos colchonetes, tapetes e almofadas, de maneira que os bebês tenham acesso. Incentive a interação entre os bebês possibilitando que aqueles que têm maior autonomia possam auxiliar os que estão se desenvolvendo. Convide-os a retirar sapatos e meias, organizando os vestuários ao lado do colchonete ou em um local próximo. Explique que vocês farão uma brincadeira de movimentar o corpo, para que possam relaxar e descansar tranquilamente.
Possíveis falas do professor neste momento:Vamos sentar nos colchonetes/tapetes e brincar e movimentar o corpo de forma tranquila até o sono chegar?
Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê poderá se dirigir ao espaço e abraçar uma almofada. Outro poderá recostar a cabeça no colchonete e se aconchegar.
<inicio-num>
2
<fim-num>
Coloque a música de fundo para criar um ambiente tranquilo e favorável ao relaxamento. Inicie a brincadeira com você fazendo algum movimento que os bebês possam brincar de imitar. Sente-se e segure seus pés. Levante as mãos acima da cabeça apenas como relaxamento. Sugira movimentos que a criança possa erguer as pernas lentamente enquanto estiver deitada. Faça o movimento algumas vezes e observe como elas reagem aos movimentos. Envolva todas na proposta, colocando-se como um parceiro. Convide alguma das crianças para ser seu par. Coloque seu corpo a disposição para que o bebê possa brincar e entrar no jogo corporal com você.Incentive que os bebês imitem os movimentos uns dos outros. Traga para a brincadeira a possibilidade do professor imitar os gestos e movimentos do bebê, para socializar. Amplie os movimentos propondo para as crianças gestos observados em outros momentos da rotina.Garanta que os bebês menores, que precisam de apoio, fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima, de maneira que possam observar os movimentos do colega e mexer seu próprio corpo.
<inicio-num>
3
<fim-num>
Observe como os bebês experimentam as possibilidades corporais na brincadeira e como participam desse momento de bem-estar com o próprio corpo. Incentive diferentes possibilidades ao realizar o relaxamento, criando variações de movimentos conforme as possibilidades corporais do seu grupo de bebês. Possibilite que possam criar novos movimentos e explorar os próprios limites corporais a partir daqueles apresentados por você. Circuleentre os colchonetes e se aproxime dos bebês. Proponha movimentos, auxiliando-os quando necessário. Fale suavemente com o bebê e vá indicando os próximos gestos a serem explorados. Coloque-se como um facilitador do relaxamento e crie um ambiente que propicie que a criança utilize o corpo durante o jogo corporal.
Para finalizar:
Para finalizar a brincadeira, faça um convite aos bebês para se deitarem nos colchonetes. Convide-os a fazer um movimento suave de rolamento, primeiro para a direita e depois para a esquerda. Avise que a brincadeira está acabando. Pare os movimentos gradualmente e, lentamente, convide os bebês a se aconchegarem no colchão e ouvirem a música que está tocando. Auxilie os bebês menores a se deitarem para o momento do sono. Diminua a iluminação para favorecer uma soneca tranquila.
Desdobramentos
Nas próximas vezes que realizar esta atividade, você poderá utilizar o espaço externo. Você também pode incentivar uma brincadeira de duplas quando as crianças já tiverem familiaridade com os movimentos. Organize um dos cantos com colchões e torne-o permanente. Em outro momento, você pode convidar outros funcionários da escola ou familiares para brincarem junto.
Engajando as famílias
Compartilhe com as famílias a ideia de realizar, em casa, um relaxamento no momento do sono, para enriquecer as experiências sensoriais e táteis da criança além de ampliar os cuidados com o corpo e com o próprio bem-estar. Para isso, compartilhe a atividade de relaxamento para acompanhar o sono. Faça um bilhete para as famílias para que o momento possa se estender também em casa :
Sugestão de bilhete:
“Hoje fizemos uma brincadeira de relaxamento com os bebês e gostaríamos de compartilhar com vocês os benefícios que isso pode trazer para um sono mais tranquilo. Os movimentos devem ser agradáveis e divertidos para as crianças, por isso, é importante observar suas reações, gestos e se o bebê sorri ao se movimentar. Procure manter uma iluminação reduzida, um local tranquilo e com uma música calma. O aquecimento da temperatura deixará o bebê mais relaxado e menos exposto. Vá em frente e aproveite esse momento com o seu bebê.”
Apresente a proposta
Caso tenha em seus arquivos, envie fotos do espaço escolar onde os bebês descansavam ou dormiam. Em seguida, grave um vídeo ou áudio falando sobre a importância desses momentos de repouso, explicando que, na escola, eles fazem parte da rotina de forma flexível, a fim de respeitar a individualidade e a necessidade do bebê para que reponha suas energias e, assim, vivencie com alegria e disposição as suas interações e explorações ao longo do dia. Finalize convidando, de forma animada: “Que tal incrementar esses momentos aí em casa, tornando-os mais prazerosos e até divertidos?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Sugira aos familiares que selecionem músicas calmas, tranquilas e com qualidade. Você encontra boas sugestões no plano referente à soneca dos bebês. Oriente que se organizem para garantir tempo suficiente, para que não tenham pressa e respeitem o tempo, os interesses e as necessidades do bebê. Convide-os também a preparar um espaço aconchegante, que possa oferecer momentos relaxantes. Assim, a experiência será mais prazerosa para todos os envolvidos, aprofundado vínculos e fortalecendo os laços familiares que os unem. Se eles não tiverem óleo para massagem, podem fazer sem, uma vez que não é recomendado sair para compras nesse momento. Da mesma forma, na falta de livros adequados para bebês, eles podem buscar na internet os títulos sugeridos no segundo plano desta sequência, referente à leitura na cabana para os bebês. Sugira que, para fazer a cabana, eles usem uma toalha ou um lençol preso aos móveis do local de dormir, ou a adaptem de acordo com o que tiverem disponível em casa.
Sugira às famílias
1) Organização da soneca dos bebês:
Nesse momento de isolamento social, quando todos devem permanecer em casa, convide os familiares a organizar ou reorganizar o espaço de forma compartilhada com o bebê, considerando suas possibilidades, interesses e preferências. Eles podem, por exemplo, tornar o espaço de dormir mais aconchegante com a inclusão de almofadas e outros objetos escolhidos pelo bebê, de acordo com o que tiverem à disposição em casa. Para possibilitar um momento mais leve e divertido, sugira brincadeiras como a de “esconder/achar”.
2) Leitura na cabana para os bebês:
Oriente os familiares a se organizarem de modo que possam participar desse momento relaxante e lúdico, em que poderão se acalmar juntos, antes de dormir, com a leitura para o bebê. A atividade fica mais gostosa com a cabana, onde podem se divertir e que torna o espaço já conhecido uma novidade. Porém, também é possível fazer sem ela.
3) Soneca dos bebês menores durante a rotina:
Considerando o contexto familiar, após orientar os familiares sobre a organização ou reorganização do espaço de dormir com a participação ativa do bebê, sugira que favoreçam o uso dele sempre que o bebê demonstrar cansaço e necessidade de sono. Para isso, os familiares podem ser orientados a funcionar como mediadores, comunicando as necessidades dos bebês que eles perceberem. Eles podem, por exemplo, convidar gentilmente o bebê que estava numa exploração, mas que dava claros indícios de cansaço ao cochilar sentado, pegando-o no colo e o aconchegando no espaço. Desta forma, poderão aproveitar momentos únicos em família agora que estão em casa!
4) Massagem Shantala para a soneca dos bebês:
Convide a família a realizar a massagem como forma de favorecer a aproximação e o vínculo entre adulto e bebê. Oriente sobre a Shantala, que é mais que uma massagem e poderá acontecer durante o banho através do toque suave e respeitoso, ou antes do sono, para relaxar e induzir um descanso mais tranquilo. Esse vídeo traz um passo a passo de como fazer a massagem nos bebês (disponível aqui) em casa.
5) Relaxamento e descanso para os bebês:
Convide a família a fazer um relaxamento com o bebê em casa. Esclareça que a atividade envolve momentos de relaxamento e também de brincadeira antes do descanso, para que possam ter um sono mais tranquilo. Oriente que não façam após as refeições principais e que estejam atentos, observando suas reações e gestos. Os movimentos devem ser espontâneos, agradáveis e divertidos. Por exemplo: se o bebê sorrir, estará demonstrando contentamento ao se movimentar. Outras orientações: manter a iluminação reduzida, um local tranquilo e com música calma (no plano, há excelentes sugestões).
Para compartilhar com o grupo
Conforme citado acima, convide os familiares a compartilhar o registro dessa organização ou reorganização do momento do sono do bebê nesse período em que estão em casa. Pode ser por foto, vídeo ou áudio. Peça também para que relatem brevemente como o bebê gosta de dormir, destacando o que consideram que o ajuda a repousar mais tranquilamente. Organize esse material através do Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Socialize com as demais famílias e, à medida que um grupo vê como o outro está fazendo em casa, amplie as possibilidades. Isso estimulará outras famílias a fazer a atividade. No retorno à escola, você pode usar essas valiosas contribuições, pois conhecerá mais sobre as preferências de cada bebê em relação ao sono. Outra ideia é compor o mural para receber as crianças com alguns desses momentos significativos. Desta forma, a interação familiar em casa terá conexão com as experiências do cotidiano escolar. Essa parceria será essencial como apoio quando o período de afastamento social terminar, sendo necessário o processo de readaptação ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Djenane Martins Oliveira
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
O Eu, O Nós e o Outro
Corpo, Gestos e Movimentos
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
Abordagem didática: É importante organizar um tempo e um espaço para os momentos de repouso, respeitando a individualidade e necessidade de cada bebê, para que eles reponham as energias. Boas práticas de sono e repouso, bem organizadas na rotina da escola, com tempos apropriados para a faixa etária (bebês de 6 meses podem fazer até 2 sestas diurnas que se modificam conforme o tempo quando ficam período integral), contribuem para o crescimento e aprendizagem emocional, social e intelectual. Os bebês, quando atendidos em sua necessidade de sono ou repouso, desenvolvem a atenção e a memória e vivenciam com alegria e disposição as propostas pedagógicas elaboradas.