Plano de Aula

Plano de aula: Encontros e despedidas: cantos diversificados

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Encontros e despedidas

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, o professor deve organizar a sala em quatro cantos, todos com objetos familiares às crianças, com os quais elas já brincaram antes. Sugestões: o dos potes; o dos materiais de largo alcance; o das peças de encaixe e o das bonecas e paninhos. O objetivo das estações é que os bebês possam brincar com a família no momento da entrada e possam também se despedir de maneira tranquila. É importante que as famílias sejam informadas previamente sobre a atividade, para que fiquem alguns minutos a mais na hora da entrada.

Materiais:

Potes sensoriais (garrafas pet ou tubetes de oito a dez com água, corante, azeite, glitter); materiais de largo alcance (potes com e sem tampa, potes de iogurte com tamanhos diversos, carretel de plástico); peças de encaixe e bonecas, paninhos e quatro tapetes. Para produzir os potes com líquido sugerimos dois links:

Pote da calma

Garrafas sensoriais 

Espaços:

Na sala de referência, organize os cantos garantindo espaço para a livre circulação dos bebês. Deixe os objetos acessíveis aos bebês, de preferência no chão. Organize os cantos (sugestão: um com potes, outro com peças de encaixe; um terceiro com bonecas e paninhos e, o último, com materiais de largo alcance). Lembre-se de demarcar os cantos com tapetes. 

Tempo sugerido: aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram os objetos e materiais propostas nos diferentes cantos?

2. De que forma os bebês demonstram seus gostos e preferências pelos cantos?

3. Como os bebês interagem na brincadeira com crianças e adultos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de explorar o espaços. Aqueles que não engatinham devem ter apoio para brincar e observar os outros colegas.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Para esta atividade, é importante que haja mais de um professor em sala, pois ela deve ser feita com o grupo, de modo que todos sejam acolhidos no período da entrada. Converse com cada bebê, informando que o responsável por ele vai entrar para brincar um pouco nos cantos preparados, mas diga que depois ele irá embora.


2

Convide o responsável para entrar e brincar com os bebês. Informe onde ficam as mochilas e solicite que ajudem as crianças a colocar os pertences nos locais indicados. Comece mostrando os cantos e convide-as para se aproximarem em pequenos grupos para brincar e explorar os materiais. Incentive o adulto a interagir e a participar da proposta também. Garanta que os bebês que não engatinham tenham apoio para brincar e observar os outros. Observe como se comunicam e exploram os objetos e materiais nos cantos e a maneira como interagem com os adultos e com os outros colegas.


3

Circule pela sala de referência e, pouco a pouco, realize intervenções nos pequenos grupos que estão explorando os cantos. Atente para a forma como os bebês interagem entre si, com os adultos e com os materiais. Aproxime-se do canto com os potes. Inicie uma conversa com as crianças desse grupo. Proponha brincadeiras, aguçando a curiosidades dos bebês sobre as transformações que cada pote proporciona. Sugira que coloquem o pote no chão, para rolar, e chame a atenção para os efeitos produzidos. Destaque os potes com líquidos bifásicos (com água e azeite) e proponha que mexam para tentar misturar. Explore com os bebês a condição desse material que não se mistura e promova o encantamento e curiosidade deles. Apoie as ações das crianças, mas sem propor a iniciativa. Repita ações e interações por todos os cantos propostos. Verifique se todos participaram de todos os cantos e quais gostaram mais. Deixe os bebês brincarem e explorarem livremente. Registre esses momentos com fotos e filmagens, para fins de documentação pedagógica.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha esse pote colorido, vamos virá-lo para ver o que acontece? Dentro do pote tem um brilho, que tal você empurrar para ver os brilhos se mexerem?

4

Encoraje os bebês a descobrir outras formas de brincadeiras com os materiais. Um exemplo: pegue alguns potes e faça o som com eles ou cante uma música. Observe se os bebês imitam o professor. Facilite as ações, aproximando-os dos materiais e dos demais bebês. Deixe que exploram e conheçam os materiais disponíveis. 

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê pode pegar qualquer objeto e bater nele para ouvir o som.


Para finalizar:

Para finalizar, avise os bebês que eles continuarão brincando, mas que em dez minutos o responsável irá se despedir e voltar depois para buscá-lo. Acolha os bebês por meio do diálogo ou com um olhar mais cuidadoso para aqueles que demonstrarem seus sentimentos por meio do choro.

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