Educação Infantil: 6 planos de atividade sobre adaptação dos bebês
É importante incluir os adultos responsáveis em todo o processo e garantir que os primeiros dias na escola sejam especiais
14/01/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
14/01/2019
Conforme a realidade da sua escola ou da sua rede, é possível que a adaptação também aconteça em outros momentos do ano. Mas é possível que ela seja especialmente marcante entre janeiro e fevereiro, quando novos bebês chegam e mais turmas se formam na Educação Infantil.
O momento é desafiador. Para os meninos e meninas que, na grande maioria das vezes, estão experimentando um espaço coletivo fora de casa pela primeira vez; para a equipe escolar, que se ajusta para contemplar quem chega e para as famílias, que levam as crianças à escola pela primeira vez.
LEIA MAIS Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula
É importante incluir os adultos responsáveis em todo o processo e garantir que os primeiros dias na escola sejam especiais. Assim, ela será percebida pelos bebês como um espaço acolhedor, propício para que outras situações de aprendizagem, brincadeiras e experiências individuais e em grupo aconteçam no futuro próximo.
Para ajudar você, professor, a organizar o seu trabalho nesse momento, separamos 6 planos de atividade para diferentes momentos da adaptação. Eles foram feitos pelo Time de Autores de Educação Infantil NOVA ESCOLA para o subgrupo etário dos Bebês (zero a 1 ano e 6 meses ). Em muitas redes, essa etapa corresponde à creche:
Adaptação: meu cantinho acolhedor
Junto aos familiares ou responsáveis, os pequenos são convidados a pintar e desenhar em um cantinho onde também estão objetos de apego deles.
Adaptação: minha primeira refeição na escola
A atividade começa com a organização da sala em cantos, simulando um pic nic. Os bebês vão brincar nesse espaço e, depois, serão levados, com os adultos responsáveis, ao refeitório. Lá vão conhecer os funcionários e comerão na escola pela primeira vez.
Adaptação dos bebês na escola: conhecendo a sala
O plano traz sugestões para o dia em que os bebês conhecem a sala. As orientações incluem desde a disposição de materiais e a organização do espaço, até como o professor pode falar com as crianças que estão no colo dos adultos responsáveis.
Adaptação: apresentação da escola para os bebês
O plano de atividade propõe um passo a passo para que crianças pequenas, de outras turmas, recebam os bebês e mostrem para eles os diferentes ambientes da escola.
Encontros e despedidas: cantos diversificados
A sugestão deste plano é preparar cantos com brinquedos e materiais familiares aos bebês para que eles brinquem, com o apoio dos familiares, no momento de chegada ou antes da volta para casa.
Encontros e despedidas: dia de história
Veja como organizar uma atividade de leitura e contação de histórias para o momento em que os bebês estão chegando na escola acompanhados dos seus familiares ou responsáveis.
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Prática pedagógica
Como trabalhar competências socioemocionais durante a recomposição de aprendizagens
Acolhimento, escuta ativa e estratégias para desenvolver o pertencimento e a participação dos alunos devem ir além do cenário pandêmico e ajudar na redução das desigualdades educacionais
Currículo
Continuum curricular favorece recomposição e avanço das aprendizagens
O segundo semestre de 2022 é o momento de investir na recomposição, já que os currículos ainda estão flexibilizados