Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com sons da natureza

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras na área externa

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Materiais:

Colchonetes, tecidos para delimitação da área a ser utilizada e máquina fotográfica ou celular para registro.

Espaços:

Você pode utilizar tecidos em volta do local para delimitar a área que será utilizada para o relaxamento. Deixe disponível os colchonetes para que eles se sintam à vontade para deitar ou sentar,caso desejem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1.Como a proposta instiga os bebês a experimentarem as suas possibilidade corporais a partir da interação com a natureza?

2. Como os bebês reagem aos ritmos dos sons da natureza e dos movimentos do próprio corpo?

3.Como a movimentação corporal dos bebês comunica suas emoc?o?es, necessidades e desejos?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Convide os bebês e incentive a participação de todos. Propicie um espaço seguro para os que ainda não se locomovem com autonomia. Narre o que está acontecendo e faça com que seu corpo sirva de suporte para os movimentos deles e para acolhê-los, quando se for necessário.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Converse com os bebês do grupo todo acerca da proposta que será realizada. Siga com eles ao parque onde será oportunizada a vivência com os elementos presentes na natureza. Chame a atenção dos bebês para o que há no entorno, ou seja,convide-os a sentir o vento, ouvir o balançar das folhas das árvores, ver os pássaros, sentir o aroma das flores, assistir as nuvens (o dissolver e o juntar) bem como seu movimento. Sensibilize o grupo para poder ver as sombras, formas e sons desses elementos e como a natureza se mostra. Aos bebês que não andam, aproxime-os dos elementos da natureza para que eles façam as explorações dentro de suas possibilidades motoras, potencializando descobertas a fim de ampliar seu repertório. É relevante que todas as ações e situações sejam conversadas com os bebês previamente. Registre a atividade com fotos/vídeos e pequenas anotações para reflexão posterior.


2

Nesse momento, todos os bebês estão observando a natureza ali presente ao mesmo tempo, envolvidos de diversas formas em suas explorações: individualmente, em duplas ou em pequenos grupos. Incentive a participação de todos, oferecendo apoio quando necessário, conversando com os bebês, transmitindo segurança e confiança para avançarem em suas pesquisas. Esteja disponível caso algum bebê queira dividir suas descobertas e conquistas. Deite no colchonete e narre sua vivência para que eles se sintam a vontade de deitar e experimentar com você a brincadeira. Oportunize às crianças acompanhar com o corpo os movimentos observados com seus pares.

Possíveis ações das crianças neste momento: Um passarinho pia no topo da árvore. Logo em seguida um bebê chega próximo a árvore e olha para cima, como se buscasse algo….o passarinho pia novamente e o bebê se volta para a direção da qual buscava. Ao ouvir novamente este som, sorri e olha ao redor, aponta para a direção do som ao ver que seu professor o observa. Logo depois vai em direção ao professor e balbucia, contando o que havia descoberto.


3

Note como acontece a interação dos bebês com a natureza, ou seja, observe aquele bebê que passa suas mãos na casca da árvore e, em seguida, observa suas mãos e retoma o movimento feito anteriormente. Passe sua mão também e convide outras crianças a entrarem em contato com os elementos, oportunizando novas descobertas.

Intervenha a partir de suas observações sobre os interesses e necessidades das crianças, favorecendo que ampliem suas explorações e interações usando os novos materiais ofertados. Atente-se a forma de exploração dos bebês, como acontece a percepção do espaço e da natureza, como é feita a ocupação e quais relações são estabelecidas ao interagir com o grupo ou como é a reação do bebê que escuta o piar dos pássaros presentes nas árvores.


4

Atente-se às duplas ou individualmente quanto aos deslocamentos por todo o ambiente. Exercite gestos e movimentos para ampliação da percepção sensorial ao ver, sentir, cheirar e ouvir, circulando livremente no parque. Além disso, esteja atento às interações. Eles investigam o que encontram com curiosidade, aproveite as oportunidades e chame atenção para as diferenças e semelhanças a fim de ampliar seu repertório. Provoque-os a pensar nas sombras e formas que os diferentes elementos da natureza fazem, como a árvore, uma flor, uma folha. Aproxime-se e faça comentários, como: você está pisando nessas folhas aqui no chão, vamos escutar o som que faz ao pisar sobre elas? Ali está a sombra da árvore de onde caíram essas folhas. Venham ver que grande é a sombra! Onde estão as sombras das folhas da árvore que não caíram ainda e estão lá em cima (pausa para que procurem e quando localizam)? Fazem essa sombra aqui, menorzinha no chão. Quando pisamos sobre a sombra, faz algum barulho?


Para finalizar:

Esteja atento ao interesse do grupo na proposta. Com a aproximação da finalização, converse com os bebês e ofereça um cesto com livros ou brinquedos preferidos até que os demais terminem suas pesquisas exploratórias, garantindo que todos estejam em atividade e tenham seus interesses e tempos respeitados. Para ajudar na localização temporal, avise qual será o próximo acontecimento do dia, informando o que irá acontecer. Prepare o espaço antes de seguirem para a próxima experiência, para que os bebês sejam levados para lá e se ocupem enquanto os demais chegam.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados