Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras com espuma colorida
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Possibilidades transformadoras
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Esta atividade foi planejada para que todos brinquem juntos. Como a proposta envolve espuma, é importante que haja mais de um professor, de modo que todas as crianças tenham apoio e explorem as possibilidades com segurança. Se o chão for escorregadio, forre-o com tapetes. A ideia é a transformação da água em várias cores e espumas, em temperaturas fria e morna. O professor deve preparar os sacos de espuma antecipadamente, misturando água, xampu ou sabonete para bebês e corantes de cores diferentes para cada saco. Em alguns saquinhos, coloque pequenos objetos, glíter ou purpurina.
Materiais:
Baldes com água em temperaturas fria e morna, anilina ou corante colorido, xampu ou sabonete líquido neutro para bebês, sacos plásticos grossos e que possibilitem vedação, fita adesiva larga transparente, corda para varal, grampos para roupa, recipientes (caixas plásticas, bacias, piscininhas infláveis redondas) grandes e baixos, para facilitar o acesso dos bebês,purpurina ou glíter e objetos pequenos, como pedrinhas ou folhas, uma caixa de isopor com gelos coloridos, batedor tipo fuê, mix elétrico ou outro utensílio para fazer espuma.
Espaços:
Organize o espaço externo da seguinte forma: estique um varal e nele coloque saquinhos plásticos transparentes com espuma dentro (pendure-os com grampos de roupa). É interessante que cada saco tenha uma espuma de cor diferente e que a consistência da espuma seja fina, para que, quando parada, pareça água, e quando agitada, a espuma se forme, tornando evidente a transformação pela ação. Além da vedação própria do saco, reforce-o com fita adesiva larga transparente. Perto deles, disponibilize baldes com água morna e fria. Deixe também anilina de várias cores e o xampu ou sabonete líquido (mas não disponível). Na hora da atividade, traga cubos de gelo coloridos dentro de uma caixa de isopor, feitos um dia antes com água e anilina.
Tempo sugerido:
Entre 40 e 50 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1.De que forma a proposta desafia os bebês na interação com crianças e adultos, ao explorar as espumas coloridas em suas diversas formas?
2. Como o bebê observa, manipula e experimenta os sacos de espumas pendurados no varal? Como ele posiciona seu corpo nessa brincadeira? Quais são suas descobertas?
3. Que tipos de experimentações corporais o bebê desenvolve, transformando a água de cores e temperaturas diferentes em espuma? Como interage com as outras crianças nesse ambiente?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize para que todos tenham asseguradas as condições de participar. Nesse contexto, cuide para que os bebês muito pequenos e que não se sentam com autonomia tenham o apoio necessário e estejam dispostos com o grande grupo. Garanta um espaço seguro e de mobilidade para todos.
O que fazer durante?
1
A medida que o grupo de bebês for chegando, converse com eles e convide-os para que explorem os materiais dispostos no espaço, deixando que escolham onde querem ficar, com quais objetos e com quem querem interagir. Permita que haja um tempo para exploração e experimentação dos elementos e evidencie as ações das crianças para os demais. Observe e faça registros fotográficos e/ou pequenos vídeos. Leve os bebês menores individualmente para explorar os sacos com espuma no varal ou tenha alguns a mais e traga-os para perto deles, possibilitando que todos os manipulem, se assim quiserem.
Possíveis ações das crianças: uma das crianças pode balançar os sacos pendurados no varal, notando a transformação da água em espuma. Outro bebê vira o saco de um lado para o outro procurando as pedrinhas escondidas em meio a espuma e glíter. Um dos bebês que não se locomove com autonomia se inclina para frente e alcança o saco que está disponível estrategicamente próximo a ele e consegue puxá-lo para perto, mexe nele percebendo que sua ação transforma o líquido colorido que se espalha e faz a espuma, ocupando todo espaço.
2
Assim que um grupo de bebês iniciar suas explorações com os baldes de água, se direcione para esse mesmo canto a fim de potencializar suas ações. Destaque as diferenças de temperatura entre a água de um balde e outro, incentivando os bebês a tirarem a mão de um e colocarem-na no outro. Disponibilize os cubos de gelo coloridos para que os bebês os despejem na água morna, dizendo: Olha o que temos aqui, cubos de gelo coloridos. O que será que acontece se os colocarmos na água morna? Nossa! O gelo está sumindo, por que será? E se os colocarmos nesse balde de água fria? Disponibilize mais gelo aos bebês, para que todos possam repetir a experiência e levantar as próprias hipóteses. Se for necessário, acrescente mais água morna no balde.
3
Convide o grupo de bebês para a experiência da transformação da água em espuma (fora dos sacos no varal). Peça que um dos pequenos auxilie-o na colocação da água em um dos recipientes, e do corante na água. Destaque a mudança de cor, deixe os bebês explorarem a proposta e, só depois, chame um deles para a colocação do xampu na mistura de água com o corante. Batam bem com um utensílio para misturar,até que a espuma se forme. Disponibilize outros recipientes com a espuma já preparada anteriormente. Permita aos bebês escolherem a cor da espuma que querem manipular e assim que um deles misturar espumas de cores diferentes, destaque essa ação, a fim de que outros bebês a repitam, se assim desejarem.
Possíveis ações das crianças: Ao perceberem a espuma colorida, os bebês podem ter curiosidade em tocá-la, esticando os bracinhos, balbuciando e sorrindo. Um dos bebês pode pegar espuma e passar pelo corpo, olhando admirado a perna mudar de cor e depois as bolinhas estourarem e a espuma desaparecer devagar… Incentive o grupo de bebês a usarem seus corpos para tocarem na espuma, explorando suas características, como textura, cheiro e temperatura.
Para finalizar:Para o encerramento da atividade, com dez minutos de antecedência, informe qual será a próxima proposta e convidetodos para a organização dos materiais. Você pode cantar uma canção nesse momento, como por exemplo Nós vamos arrumar a bagunceira, de Fabiana Goddoy. Diga que a seguir vocês retornarão à sala. Deixe-a organizada para o retorno, com uma cesta de elementos da natureza (como pedras, gravetos, folhas), disponível para aqueles que retornaram brincarem, enquanto aguardam a volta dos colegas.
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