Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras e interações no túnel

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras de interação

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Antes de realizar esta atividade, confeccione túneis ou separe os que já são utilizados em sua escola para fazer a brincadeira com os bebês. Utilize túneis de variados tamanhos e tipos (por exemplo de tecido sustentado por bambolês ou de grandes caixas lado a lado, sendo unidas por fita adesiva larga). Faça algumas janelas nesses túneis e, em algumas, feche o buraco com papel celofane colorido, permitindo que o lado de fora seja visto pelas crianças que estiverem dentro deles. Convide as famílias das crianças para participar desse momento de brincadeira. Acesse o modelo de bilhete que você pode usar aqui. Caso tenha dificuldade em encontrar caixas grandes, solicite doação da comunidade escolar.

Materiais:

Túneis de variados tamanhos e tipos (de tecido, de caixas etc).

Espaços:

Realize esta atividade em uma área externa e ampla, como o pátio ou o parque da escola. Organize os túneis próximos uns dos outros, para favorecer interações.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 45 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Como os bebês vivenciam as descobertas na brincadeira dentro dos túneis?

Como ocorre a interação com outras crianças e adultos? (Observe atentamente que ações realizam para interagir com seus pares e adultos)

Quais habilidades motoras foram ampliadas na proposta? (Observe atentamente o quanto essa atividade desafia corporalmente os bebês - esticar o corpo para alcançar, engatinhar ou se arrastar)


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Com olhar atento às demandas, auxilie nos deslocamentos dos bebês que não andam, incentivando a participação deles. Garanta que todos possam estar em atividade, de acordo com preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize um cesto de objetos de largo alcance para que eles tenham acesso quando desejarem. Para entender melhor o que são os objetos de largo alcance, acesse o link.
O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo para se encaminhar para área externa onde foram colocados os túneis e permita que a aproximação ocorra de forma livre, respeitando o interesse dos bebês. Diga a eles que brincarão nos túneis entre eles e com os adultos presentes. Cuide para que o bebê que, por alguma razão, não tiver sua família presente, possa participar da brincadeira, se oferecendo para estar mais próximo dele.


2

Permita que este momento seja de livre escolha e exploração possibilitando, as primeiras descobertas das crianças. Incentive-as a entrar em um dos túneis junto com os familiares, apresentando os mais estreitos às crianças e os mais largos aos adultos. Chame atenção delas para os diferentes tamanhos. Quando uma criança tentar explorar com o seu responsável um túnel mais estreito, dialogue perguntando: será que vocês vão conseguir entrar aí? Em qual túnel você acha que o papai (ou a mamãe, ou a vovó, ou o adulto que a acompanhar) consegue entrar? Observe com atenção o que eles fazem durante a exploração e aproveite para iniciar os registros com fotos e vídeos. Ao final, faça algumas anotações sobre aspectos mais importantes da proposta.

Possíveis ações do bebê neste momento: O bebê dentro do túnel de papelão espia pela abertura. Do lado de fora, outro bebê percebe que o colega espia e então chega pertinho da abertura e faz expressão de espanto e admiração ao ver o colega. Um terceiro bebê observa a cena e também entra no túnel, buscando a abertura para olhar para fora.


3

Ao perceber que alguma criança explora as janelas dos túneis, incentive que ela compartilhe com o grupo essa descoberta e as brincadeiras que faz, a fim de se expressar livremente e de vivenciar esse momento com prazer e satisfação. Instigue a curiosidade da criança utilizando as janelas e as saídas dos túneis. Encoraje os bebês que, por algum motivo, demonstrarem receio em explorar os túneis e esteja disponível para entrar junto com eles, oferecendo sua companhia nesse momento.

Possíveis falas do professor neste momento: O que será que você vai encontrar do outro lado do túnel? O que você consegue ver pelas janelas daí de dentro do túnel? O que aconteceu, ficou tudo amarelo? (referindo-se à janela com o celofane amarelo, por exemplo)

4

Sugira que as famílias brinquem de entrar e sair, de esperar a criança do outro lado do túnel etc., a fim de proporcionar esse momento prazeroso de interação com os adultos. Proponha que os bebês entrem e saiam dos túneis de diversos modos, respeitando seus limites corporais, por exemplo, andando de pé, agachados, rastejando, rolando, engatinhando, sobre quatro apoios (utilizando palma das mãos e sola dos pés) etc. Assim você possibilitará a aprendizagem por meio da imitação, valorizando ações individuais dos bebês.

Possíveis falas do professor neste momento: Observem como o amigo está passando pelo túnel: engatinhando! Vamos tentar também? Este amigo está agachadinho! Que tal experimentarmos essa posição?


5

Para os bebês bem pequenos e que não sentirem-se confortáveis para entrar no túnel, mesmo em companhia do professor ou da família, utilize o corpo deles como brinquedo e inicie brincadeiras como a da formiguinha (“fui ao mercado comprar café, veio a formiguinha e subiu no meu pé…”). Esse contato corporal oferecerá ao bebê a participação no momento de interação com o outro, vivenciando diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras, além de experimentar as possibilidades corporais.


Para finalizar:

Esteja atento ao tempo de interesse das crianças na proposta. Conforme for percebendo menos envolvimento por parte delas, avise que em alguns minutos irão se organizar para a saída. Convide a pensarem num local para guardarem os túneis, de forma que possam utilizá-los novamente em outros momentos, incentivando a participação de todos na organização do espaço e materiais. Tenha disponível objetos de largo alcance para que, conforme forem terminando as brincadeiras e as explorações, as crianças possam ocupar-se enquanto os demais terminam também.

Veja outros planos que exploram a habilidade EI01CG02 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS

Conteúdos relacionados