Atividade para Impressão - EDI1_08UND03 - Brincadeiras e interações no túnel
Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras e interações no túnel
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras de interação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Antes de realizar esta atividade, confeccione túneis ou separe os que já são utilizados em sua escola para fazer a brincadeira com os bebês. Utilize túneis de variados tamanhos e tipos (por exemplo de tecido sustentado por bambolês ou de grandes caixas lado a lado, sendo unidas por fita adesiva larga). Faça algumas janelas nesses túneis e, em algumas, feche o buraco com papel celofane colorido, permitindo que o lado de fora seja visto pelas crianças que estiverem dentro deles. Convide as famílias das crianças para participar desse momento de brincadeira. Acesse o modelo de bilhete que você pode usar aqui. Caso tenha dificuldade em encontrar caixas grandes, solicite doação da comunidade escolar.
Materiais:
Túneis de variados tamanhos e tipos (de tecido, de caixas etc).
Espaços:
Realize esta atividade em uma área externa e ampla, como o pátio ou o parque da escola. Organize os túneis próximos uns dos outros, para favorecer interações.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 45 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
Como os bebês vivenciam as descobertas na brincadeira dentro dos túneis?
Como ocorre a interação com outras crianças e adultos? (Observe atentamente que ações realizam para interagir com seus pares e adultos)
Quais habilidades motoras foram ampliadas na proposta? (Observe atentamente o quanto essa atividade desafia corporalmente os bebês - esticar o corpo para alcançar, engatinhar ou se arrastar)
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Com olhar atento às demandas, auxilie nos deslocamentos dos bebês que não andam, incentivando a participação deles. Garanta que todos possam estar em atividade, de acordo com preferências, ritmos e possibilidades. Disponibilize um cesto de objetos de largo alcance para que eles tenham acesso quando desejarem. Para entender melhor o que são os objetos de largo alcance, acesse o link.
O que fazer durante?
1
Convide todo o grupo para se encaminhar para área externa onde foram colocados os túneis e permita que a aproximação ocorra de forma livre, respeitando o interesse dos bebês. Diga a eles que brincarão nos túneis entre eles e com os adultos presentes. Cuide para que o bebê que, por alguma razão, não tiver sua família presente, possa participar da brincadeira, se oferecendo para estar mais próximo dele.
2
Permita que este momento seja de livre escolha e exploração possibilitando, as primeiras descobertas das crianças. Incentive-as a entrar em um dos túneis junto com os familiares, apresentando os mais estreitos às crianças e os mais largos aos adultos. Chame atenção delas para os diferentes tamanhos. Quando uma criança tentar explorar com o seu responsável um túnel mais estreito, dialogue perguntando: será que vocês vão conseguir entrar aí? Em qual túnel você acha que o papai (ou a mamãe, ou a vovó, ou o adulto que a acompanhar) consegue entrar? Observe com atenção o que eles fazem durante a exploração e aproveite para iniciar os registros com fotos e vídeos. Ao final, faça algumas anotações sobre aspectos mais importantes da proposta.
Possíveis ações do bebê neste momento: O bebê dentro do túnel de papelão espia pela abertura. Do lado de fora, outro bebê percebe que o colega espia e então chega pertinho da abertura e faz expressão de espanto e admiração ao ver o colega. Um terceiro bebê observa a cena e também entra no túnel, buscando a abertura para olhar para fora.
3
Ao perceber que alguma criança explora as janelas dos túneis, incentive que ela compartilhe com o grupo essa descoberta e as brincadeiras que faz, a fim de se expressar livremente e de vivenciar esse momento com prazer e satisfação. Instigue a curiosidade da criança utilizando as janelas e as saídas dos túneis. Encoraje os bebês que, por algum motivo, demonstrarem receio em explorar os túneis e esteja disponível para entrar junto com eles, oferecendo sua companhia nesse momento.
4
Sugira que as famílias brinquem de entrar e sair, de esperar a criança do outro lado do túnel etc., a fim de proporcionar esse momento prazeroso de interação com os adultos. Proponha que os bebês entrem e saiam dos túneis de diversos modos, respeitando seus limites corporais, por exemplo, andando de pé, agachados, rastejando, rolando, engatinhando, sobre quatro apoios (utilizando palma das mãos e sola dos pés) etc. Assim você possibilitará a aprendizagem por meio da imitação, valorizando ações individuais dos bebês.
Possíveis falas do professor neste momento: Observem como o amigo está passando pelo túnel: engatinhando! Vamos tentar também? Este amigo está agachadinho! Que tal experimentarmos essa posição?
5
Para os bebês bem pequenos e que não sentirem-se confortáveis para entrar no túnel, mesmo em companhia do professor ou da família, utilize o corpo deles como brinquedo e inicie brincadeiras como a da formiguinha (“fui ao mercado comprar café, veio a formiguinha e subiu no meu pé…”). Esse contato corporal oferecerá ao bebê a participação no momento de interação com o outro, vivenciando diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras, além de experimentar as possibilidades corporais.
Para finalizar:
Esteja atento ao tempo de interesse das crianças na proposta. Conforme for percebendo menos envolvimento por parte delas, avise que em alguns minutos irão se organizar para a saída. Convide a pensarem num local para guardarem os túneis, de forma que possam utilizá-los novamente em outros momentos, incentivando a participação de todos na organização do espaço e materiais. Tenha disponível objetos de largo alcance para que, conforme forem terminando as brincadeiras e as explorações, as crianças possam ocupar-se enquanto os demais terminam também.