Plano de aula: Brincando com os bebês em ambiente externo no momento da despedida

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Encontros e despedidas

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, o professor deve preparar previamente em ambiente externo um lugar com estações, configurando cantos com brincadeiras para ao ar livre. Os cantos devem ser divididos em propostas diferentes, sendo eles: canto com proposta de brincar com areia, canto com bacias de água e barquinhos de papel e canto com potes de bolha de sabão. Informe a família sobre a proposta de atividade para o horário da saída através de um bilhete enviado anteriormente. Dessa forma, as famílias poderão se organizar para brincar um pouco com os bebês. O objetivo das estações é que os bebês possam brincar com a família no momento da despedida da escola, mas que seja interessante e crie o desejo de retorno.

Materiais:

Areia, brinquedos para brincar com areia, bacias com água, barquinhos de papel, potes de bolhas de sabão e tapetes. Para produzir os potes com líquido para bolha de sabão, sugerimos dois links:Bolhas de sabão gigante, Como fazer bolhas de sabão.

Espaços:

Organize o espaço em ambiente externo de maneira atrativa e confortável. Delimite o local dos cantos com os tapetes. O canto com areia deve ser organizado em um recipiente grande (lençol com elástico esticando as quatro pontas, caixa de papelão ou piscina). O canto com água deve ter vários recipientes de tamanhos médios (bacias e banheiras) com vários barquinhos de papéis prontos para brincar. O canto com bolinhas de sabão deve ser organizado com suporte para bexigas (varetas com círculo vazado na ponta) e cabides.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como foi a interação dos bebês com adultos no momento de saída da escola?

2. De que forma os bebês demonstraram seus gostos e preferências pelos cantos?

3. Quais formas de comunicação foram utilizadas pelos bebêspara exprimir desejos e emoções?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos os bebês tenham oportunidade de explorar o espaço. Proponha apoios e adaptações necessárias para atender às necessidades de cada grupo.

O que fazer durante?

1Para esta atividade é importante que haja mais de um professor no ambiente preparado, pois ela deve ser feita com o grande grupo. Convide as crianças para se deslocarem até o ambiente externo e se aproximarem do material organizado para brincar e explorar. Organize o grandegrupo e apresente a todos os cantos.

2

Separe os bebês em pequenos grupos, para que todos tenham a oportunidade de participar da proposta. Atente para garantir que os bebês que ainda não engatinham, ou que ainda não conseguem sentar com autonomia, tenham o apoio necessário. Garanta que fiquem posicionados de forma que possam brincar e observar as outras crianças nos tapetes dispostos, para a interação com os materiais e com os outros bebês.Coloque-se como um facilitador da experimentação e brinque com os bebês, demonstrando as possibilidades que o ambiente traz. Perceba como eles interagem e se comunicam diante da brincadeira proposta. Valide suas ações valorizando seus gestos e formas de comunicação.

3

Observe os bebês e a forma que estão explorando as propostas nos cantos. Apoie as ações deles mas sem tomar a iniciativa.Proponha brincadeiras com os materiais. Faça comentários como: “olha esse canto com areia, deve ser legal colocar a mão na areia, vamos pegar uma pá para brincar?” ou “ vamos pegar um barquinho para colocar na água?”. Circule pelos cantos, verifique se todos estão participando dos espaços e perceba quais eles gostaram mais.

Possíveis ações da criança neste momento: um bebê pode pegar o barquinho e afundar na água.

Possíveis falas do professor neste momento: vamos pegar outro barquinho e tentar de novo?

4

Neste momento os bebês devem estar envolvidos na brincadeira. Quando já estiver próximo ao horário de irem para casa e dos familiares ou responsáveis chegarem na escola, compartilhe com os bebês que hoje eles vão entrar para brincar um pouco com eles.

Conforme os responsáveis estiverem chegando, convide-os para participarem da brincadeira.Mostre um dos cantos para exemplificação e apresente as possibilidades de brincadeiras. Pegue um pote de bolinha de sabão, assopre com a vareta e depois faça com o cabide, para mostrar os diversos tamanhos de bolinha de sabão que pode ser feito. Solicite aos responsáveis dos bebês que ainda não engatinham que os apoiem na brincadeira, facilitando a experimentação de cada canto.Observe as expressões dos bebês e como se comunicam durante a brincadeira com os familiares. Registre esses momentos com fotos e filmagens das explorações e interações que estão acontecendo, para fins de documentação pedagógica.

Possíveis ações das crianças neste momento: o bebê pode inclinar o corpo para frente para empurrar o barquinho ou pegar na areia.

Para finalizar:

Para finalizar, informe os bebês e os responsáveis que em 5 minutos irá finalizar a atividade. Solicite ajuda para os responsáveis para guardar os materiais na sala e retirar as mochilas. Considere, se necessário, um tempo para a troca de roupa considerando que alguns bebês brincaram com areia e água. Na sala, convide-os para cantar uma música junto aos bebês, que marque o horário da saída. Agradeça a participação de todos.