Plano de aula: Massagem para a soneca dos bebês

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados pessoais

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, separe materiais que possam ser utilizados no momento da massagem, como: tecidos, esponjas, bolas de meia e algodão. A soneca é um momento importante na rotina dos bebês, por isso, organize o espaço para que seja tranquilo e relaxante após a atividade de massagem. Disponha colchões ou tapetes na sala, de maneira que seja possível a finalização desta atividade com o momento de descanso. Realize uma seleção prévia de músicas tranquilas. A atividade envolve momentos de relaxamento e massagem em que o bebê possa permitir o toque do professor, de outra criança e o toque em seu corpo, de maneira que seus limites e possibilidades de interação sejam respeitados. Assim, o bebê poderá experimentar o cuidado de si e com o outro.

Materiais:

Materiais diversos como tecidos de texturas variadas, esponjas, bola de meia e algodão. Colchões ou tapetes emborrachados. Mídia com música tranquila.

Espaços:

Nesta atividade o professor deverá organizar um espaço na sala de referência com colchonetes, almofadas e tapetes, delimitando um local tranquilo e relaxante para a realização da massagem. Coloque tapetes ou colchonetes lado a lado, com almofadas em cima e diminua a luminosidade. Deixe os tecidos, esponjas e bolas em um lugar próximo e de fácil acesso no momento da massagem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês participam da massagem? Como interagem e se comunicam com o professor e com os outros bebês nesse momento?

2. Como os bebês expressam suas sensaçõesao brincar de massagem?

3. Como experimentam as possibilidades corporais da massagem?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade, conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

1

Para a proposta é importante que haja mais de um professor em sala, de modo que todas as crianças tenham apoio. Convide os bebês para irem até os colchonetes, berços ou camas para o momento da massagem antes da soneca, que deve ocorrer de forma espontânea. Explique aos bebês que você irá fazer uma massagem para que possam relaxar e descansar tranquilamente. Inicie a brincadeira com você fazendo a massagem em algum dos bebês iniciando pelos pés, depois as mãos etc. Organize as crianças para que se acomodem tranquilamente e faça o convite para a brincadeira de massagem. Envolva todos na proposta, colocando-se como um parceiro e convide também alguma das crianças para ser seu par. Garanta que os bebês menores, que precisam de apoio, fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima.

2

Convide as crianças para iniciar a brincadeira de massagem. O bebê pode começar mexendo nos pés, depois no braço, na cabeça. À medida em que tenham explorado o movimento de toque em umaparte, passe para outra parte e, aos poucos, vá introduzindo as seguintes. Apoie e valide as ações e brincadeiras feitas pelos bebês. Convideas crianças para trocarem até que o professor tenha massageado todos os bebês. Coloque-se como observador, aproveite para perceber a maneira como reagem ao toque do outro, como se manifestam quando é a sua vez de realizar o toque, quais são as expressões, os gestos e os olhares. Aproveite esse momento para realizar a documentação pedagógica.

prof

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos brincar de massagem? Quem quer fazer massagem no amigo? Vou começar!

Possíveis ações das crianças:Um bebê toca no amigo, imitando o professor. Outro poderá observar as ações dos colegas.

3

Após esse momento de toque nos bebês, proponha a eles que utilizem os pedaços de tecidos de texturas diferentes, pedaços de algodão e as bolas de meia. Em pequenos grupos, convide as crianças para escolher os objetos que mais lhe interessarem e sugira que façam uma massagem em si mesmo com o objeto escolhido, no próprio pé ou na própria mão. Possibilite a livre exploração e o manuseio dos diversos objetos e materiais. Facilite essas ações, de forma que todos tenham chance de explorá-los, interagindo com os materiais de massagem.

prof

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos pegar alguns materiais para fazer a massagem e vamos descobrir que sensação nos trazem?

Possíveis ações das crianças: Nesse momento alguns bebês podem expressar sensações por meio de risadas, demonstrar satisfação com os toques ou sentir cócegas.

Para finalizar:

Para finalizar a brincadeira, convide os bebês para se deitarem no tapete ou no colchão da sala já organizada para a soneca e possibilite a continuidade do movimento de massagem inicial em partes do corpo deles. Incentive toques nas mãos, braços, pernas e costas do colega que estiver próximo, avise que a massagem está acabando, diminua a iluminação e coloque música para uma soneca tranquila.