Plano de Aula

Plano de aula: O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Conhecendo a escola

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Informe aos outros professores da escola sobre a reorganização do corredor em função da proposta para que, assim, possam orientar as crianças durante os momentos que estarão passando por ali.

Solicite o envio de uma foto da criança em alguma situação significativa de seu cotidiano com a família. Faça isso por meio de um bilhete, do mural da sua turma ou utilizando outra forma de comunicação comum em sua escola.

Exponha documentações pedagógicas do seu grupo nas paredes do corredor, na altura das crianças, para que possam explorá-las durante a proposta.

Materiais:

Documentações pedagógicas do seu grupo de bebês, preparadas anteriormente por você, fotos das crianças em diversas situações do cotidiano (solicite à família uma foto da criança em alguma situação cotidiana e, se não for possível, selecione e imprima uma foto na escola), celofane colorido, uma bola de tamanho médio, elástico ou barbante.

Espaços:

O espaço a ser usado na proposta é um dos corredores da escola. Escolha um que seja acessível e seguro para os bebês. Nele, organize os materiais da seguinte forma:

-nas paredes ao longo do corredor, em altura visível aos que engatinham e caminham, coloque as documentações pedagógicas do grupo e as fotos das crianças;

-o celofane colorido pendurado no teto com barbante, ficando na altura das crianças;

-no teto, a bola pendurada por um elástico ou por um barbante, colado na bola com fita.

Deixe espaço disponível para que os bebês possam se movimentar livremente pelo corredor.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma os bebês exploram os espaços do corredor? Como relacionam- se com os recursos, objetos e pessoas presentes ou que passam por ali?

2. Quais objetos provocam mais interações? Como o corredor convida as crianças à exploração? Quais pesquisas ele proporciona aos bebês?

3. Quais formas de deslocamento os bebês usam para se locomover no espaço do corredor? Como exploram seus movimentos e desafiam-se durante a proposta?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta condições para que todas as crianças participem do momento da realização da proposta. Atente para os bebês muito pequenos para auxiliá-los, se necessário, a se locomover, explorar os objetos e sentar-se próximo ao grupo de crianças. Garanta um espaço seguro para aqueles que sentam, engatinham e caminham.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Comece conversando comogrupo todo sobre a proposta que irão fazer no corredor da escola, que será o campo de exploração nesta atividade. Incentive os bebês, individualmente ou em pequenos grupos, a sair da sala de forma autônoma. Se organize para levar ao colo aqueles que não se locomovem com autonomia. Convide e encoraje cada criança em suas ações e movimentos de deslocamento. Incentive a participação de todas e auxilie-as quando necessário, conforme suas preferências, possibilidades e ritmos. Providencie um cesto com brinquedos diversos, já conhecidos por elas, para que os explorem quando desejarem.


2

Observe e registre por meio de fotos e vídeos como cada bebê se desloca para fora da sala (se arrasta, engatinha e/ou caminha), suas reações, o que lhes chama a atenção, a forma como explora o espaço, o que observa, como se movimenta (se tenta levantar com algum apoio, por exemplo) e o que mais que interessa no corredor. Atente para onde os bebês olham, quais sons ou imagens lhes são chamativas. Leve os menores ao colo, oportunizando as mesmas vivências a eles. Atente às suas expressões faciais e corporais, balbucios e gestos.


3

Potencialize a interação das crianças com as pessoas que passam pelo corredor. Você deve ficar próximo, observando e registrando como cada bebê reage consigo e com os colegas de turma na pesquisa dos materiais. Tais registros serão usados na documentação pedagógica.

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê dá tchau ao ver o professor do maternal, respondendo ao gesto feito por ele. Outro bebê vê uma criança vindo no corredor e a observa. Essa abaixa-se e conversa com o bebê.


4

Possibilite que o grupo todo explore a proposta. Convide as crianças para se aproximar e apresente o material ali oferecido, assim, elas irão iniciar pesquisas exploratórias individualmente, em duplas ou em pequenos grupos no espaço do corredor de forma livre. Apoie as ações delas, suas iniciativas, encorajando assim os outros colegas. Potencialize as explorações no local por meio de diferentes deslocamentos, oportunizando que se movimentem de forma segura e autônoma.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha lá o que o colega descobriu ali daquele lado! Vamos lá ver que materiais são? E o que podemos fazer com eles? Que lugar é esse? O que vocês estão vendo nesse corredor? Quem é a pessoa ?


4

Até esse momento da atividade, as crianças devem estar envolvidas de diferentes formas em suas explorações. Acompanhe pequenos grupos de bebês na exploração desses recursos. Posicione aqueles que ainda não engatinham de maneira a poder brincar e observar as outras crianças.Veja como reagem ao deparar-se com os recursos e quais ações realizam com eles. Observe com atenção e se aproxime dos bebês fazendo comentários como:O que aconteceu quando empurrou a bola? Qual movimento ela fez? Eu joguei a bola para você, quer jogar a bola para mim também? O que são esses materiais pendurados? E o que podemos fazer com eles? Quem são as pessoas nas fotos, você conhece? O que estão fazendo? Olha, um colega escondeu-se no celofane, quem está atrás dele? Achou! Vamos ver o que tem deste lado do corredor? Apoie, a partir das ações dos bebês, evitando ao máximo dirigir iniciativas, para que possam explorar os recursos espontaneamente. Interaja com a turma, realize imitações e divirta-se!

Possíveis ações da criança neste momento: O bebê olha através dos celofanes, observa ambientes e crianças com cores diferentes. Vê as fotos e olha para os colegas, fazendo relações. A criança olha para as documentações, descobre sua imagem nelas e sorri.


Para finalizar:

Para encerrar a proposta, avise aos bebês que em alguns minutos irão começar a guardar as coisas e compartilhe com eles a próxima atividade a ser realizada. Dentro das possibilidades de cada um, valorize e encorajeque guardem os materiais nos devidos lugares. Você pode cantar uma canção neste momento. Pesquise na internet que você vai encontrar muitas ideias para ampliar o repertório musical de sua turma!

Conteúdos relacionados