Plano de aula: Roda e cantigas em duplas e grupos

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Roda e cantigas

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Essa proposta visa utilizar a sala de referência ou outro espaço disponível na escola para brincar de roda com os bebês, em duplas e pequenos grupos. Ouça as músicas previamente e se familiarize bem com as letras. Músicas sugeridas:

Roda pião - grupo Tiqueque, Lalala - grupo Triii e Pé com pé - Palavra cantada.

Grave as mídias em um dispositivo móvel compatível ao aparelho que será utilizado para reproduzir.

Materiais: Celular para filmagem e foto (registro), aparelho que tem disponível na sua escola para reproduzir as músicas (aparelho de som, de TV/DVD, datashow, notebook, tablets).

Espaços:

Prepare a sala de referência dos bebês (ou outro espaço escolhido), de forma que haja espaço livre suficiente no centro dela, para possibilitar liberdade de movimento aos bebês. No entorno e próximo a esse espaço, disponibilize um tapete ou colchonetes para os bebês menores. Instale e teste o aparelho onde irá reproduzir a mídia com o som ou vídeo escolhido.

Tempo sugerido: Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês são instigados durante a proposta para usarem o próprio corpo na produção de sons?

2. De que maneira os bebês vivenciam os diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras musicais durante as cantigas?

3. De que forma os bebês experimentam as possibilidades corporais enquanto cantam e dançam? Como acontecem as interações nesse ambiente?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure as condições para que as crianças consigam participem no momento da realização da proposta. Garanta um espaço seguro para aquelas que sentam com autonomia, e espaço de mobilidade para as que engatinham e andam com ou sem autonomia. Acrescente um cesto com livros e revistas para uso dos bebês, quando desejarem.

O que fazer durante?

1

Coloque a primeira cantiga escolhida e convide o grupo todo de bebês para cantarem juntos. Explique que irão conhecer novas músicas e brincar de roda com os colegas. Acomode o grupo de bebês menores de maneira confortável (em tapetes ou colchonetes), de forma que fiquem próximos ao grupo todo. Assim que os bebês iniciarem os movimentos com os corpos, potencialize suas ações batendo palmas ao som da música. Convide os bebês para baterem palmas e pés, chamando atenção para o som que estes gestos produzem com o corpo. Enquanto todo o grupo está envolvido em brincar com os próprios corpos ao som da música, realize essas mesmas ações individualmente com o grupo de bebês menores. Destaque os movimentos realizados, repetindo a música várias vezes para que todos cantem e experimentem novos movimentos com o corpo. Inicie o registro por meio de fotos e pequenos vídeos, que irão compor a documentação pedagógica.

2 Após essa produção inicial de sons com o corpo, aprofunde essa experiência trazendo uma nova música, como a “Pé com pé”, do grupo Palavra Cantada. Dê pequenos pulinhos sem sair do lugar e bata palmas ao som da música. Convide o grupo de bebês a repetir esses movimentos. Repita a cantiga e acrescente o movimento de bater os pe?. Convide um dos bebês para dar as mãos e inicie a ação de rodar com ele. Faça isso com cada bebê considerando seus interesses em participar, pois, ao observar, eles já estão participando de alguma forma da proposta.Faça duplas e trios. É interessante que, nesse momento, os adultos presentes iniciem o movimento de rodar com o grupo de bebês maiores, primeiro com um bebê, depois com dois e a seguir com três. Quando os bebês tiverem seguros na roda, saia dela, possibilitando que continuem rodando sem a presença do adulto. Permita que as crianças se agrupem a partir de seus interesses e afinidades, seja em pequenos grupos, em duplas ou trios.Pegue individualmente os bebês menores no colo, rodando com eles ao som da cantiga. Repita as palavras da canção devagar, para que o bebê possa ouvir e repetir, falando ou balbuciando.

3 Coloque a terceira canção escolhida, que pode ser Lalala do grupo Triii. Sente no chão próximo aos bebês que não se locomovem com autonomia. Comece a acompanhar a música com palmas e observe a reação das crianças. Convide-as para sentarem junto ao grupo que se formou. Incentive que façam outros movimentos, como estalar a boca e dar beijinhos. Realize essas ações individualmente com os bebês que desejarem. Repita a música mais de uma vez, a fim de que as ações de palmas e movimentos com a boca sejam repetidas várias vezes. Potencialize as novas ações que surgirem e incentive cada bebê em suas tentativas de produzir sons com o corpo.

Possíveis ações das crianças neste momento: um dos bebês bate a mão em sua perna e percebe o som que faz. Outro se aproxima e imita o colega, batendo com as 2 mãos em suas pernas. Um bebê menor que está próximo observa tudo, passa a bater a mão em sua perninha sentado e dá gritinhos, chamando atenção dos outros para sua descoberta corporal e sonora.

Para finalizar:

Avise que será a última música, compartilhe com eles a próxima proposta e convide para que organizem o local. Valorize e encoraje as iniciativas dos bebês nesse sentido.