Apresente a proposta
Convide as famílias e os bebês para um encontro virtual, e coloque a cantiga de roda de que mais gostavam na escola. Envolva os participantes, de forma animada, a partir de movimentos e gestos espontâneos junto com você. Esteja disponível para acolher os sentimentos e expressões dessa vivência à distância. Converse com os familiares sobre as rodas de que gostavam quando crianças. Você pode começar contando a sua preferida. Em seguida, convide-os para a série de propostas que fará, para que vivenciem, em casa, cantigas de roda com os bebês. Contextualize, de forma breve, a importância de ter esses momentos prazerosos em casa, junto com a família, porque eles unem e fortalecem laços afetivos, gerando segurança para o grupo familiar. Explique ainda que, depois, quando retornarem ao convívio escolar, essa será uma base importante, que servirá de suporte para esse processo.
Adaptações necessárias
Convide os familiares a usar o dispositivo que têm para reproduzir as cantigas de roda, evitando expor os vídeos nesse momento (exceto quando orientado), para que a atenção esteja na interação entre os envolvidos. É possível também cantá-las, porque essas músicas são parte do folclore infantil e conhecidas pela maioria das pessoas. Oriente que o bebê esteja acompanhado durante todas as propostas para garantir sua segurança. Se possível, sugira que alguém o fotografe enquanto outra pessoa faz a atividade com o bebê, para que ele tenha atenção plena.
Sugira às famílias
Convide os familiares a realizar as rodas com cantigas no espaço que têm disponível em casa. Pode ser no quintal, jardim, corredor, varanda ou dentro do único cômodo onde moram. O importante é estar junto com o bebê, permitindo que ele participe de acordo com suas possibilidades. Nesse momento em que todos estão em casa, aproximar a família para vivências prazerosas como essas favorece a interação, a diversão e o aprofundamento dos vínculos.
1) Para o plano “Roda e Cantigas: Sapo Cururu”, proponha diferentes versões para que ampliem movimentos e expressões, permitindo que o bebê explore da forma que suas possibilidades lhe permitirem: no colo, de mãos dadas, apoiado etc. É interessante registrar o jeito como a família brincou nesse momento, pois cada região tem seus costumes. Ao compartilhar os registros, as famílias ampliarão o repertório umas das outras.
2) No plano “Roda e cantigas em duplas e grupos”, sugira que façam de acordo com a disponibilidade de cada grupo familiar. Caso a bebê more somente com um adulto, oriente que não haverá a variação com mais pessoas. Nesse caso, você pode sugerir uma brincadeira com o bebê no colo. Convide sempre as famílias a conhecer a diversidade de expressões corporais, se permitindo e permitindo também ao bebê a liberdade de experimentar e explorar os movimentos corporais diversos.
3) Em “Rodas e cantigas usando vários sons”, oriente as famílias a deixar disponíveis utensílios que têm em casa para que os bebês escolham de acordo com seus interesses. Por exemplo: chocalho feito com garrafinha PET (bem vedado), colheres de pau, potes diversos, panelas com tampas, dentre outros listados no plano. Sugira, como repertório, o que costumam usar na sua turma. Você poderá fazer uma seleção e enviá-la para que as famílias acessem. Veja uma sugestão (disponível aqui). Convide os familiares a registrar o momento de que mais gostaram.
4) Em “Roda e cantigas para explorar o próprio corpo”, convide a fazer a roda em família, envolvendo o bebê com aquelas canções de que gostavam quando crianças. Oriente que explorem o corpo durante a vivência: cantando, rodando e fazendo gestos afetivos, como abraçar, beijar e tocar carinhosamente. Solicite que registrem esses valiosos momentos em fotos, pequenos vídeos ou áudios.
5) Por fim, em “Rodas e cantigas com as famílias”, verifique se há na escola algum educador que toque um instrumento e possa compartilhar um vídeo tocando uma canção de roda para os bebês brincarem com suas famílias em casa, caso elas não tenham um familiar que toque um instrumento. Se não houver nenhuma dessas possibilidades, busque na internet e envie um vídeo com uma canção para que brinquem e se divirtam. Sugira que compartilhem com você o registro mais significativo dentre as interações vivenciadas.
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você os registros conforme realizarem as propostas de cantigas de roda. Reúna o acervo usando, por exemplo, o Apresentações Google (disponível aqui). Compartilhe com as famílias pela plataforma que sua rede está utilizando. Assim, uma se inspira na prática da outra. A tendência é que mais famílias se inspirem a realizar a atividade, descobrindo juntas outras formas de continuar brincando em casa. Quando esse período terminar, você poderá planejar uma exposição interativa, convidando as famílias a rever com seus bebês e toda a comunidade escolar esse acervo valioso, e brincar juntos na escola. Desta forma, o fazer em casa terá conexão com o fazer na escola, estabelecendo, de forma concreta, a parceria família-escola, o que tende a apoiar o retorno ao convívio escolar e tornar esse processo mais tranquilo para todos os envolvidos.