Plano de Aula

Plano de aula: Eu conheço esse brinquedo!

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brinquedos e objetos

mais ações

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Antes de realizar esta atividade, solicite às famílias que escolham cuidadosamente junto ao bebê o brinquedo preferido dele em casa e enviem para a escola. Peça para que coloquem nome completo no objeto e entreguem na secretaria sem que o bebê veja. Caso não seja possível, envie o objeto na mochila do bebê. Um brinquedo por criança é suficiente. A solicitação pode ser enviada por meio de bilhete via agenda, num mural de avisos ou no veículo de comunicação que a escola utilize. Acesse aqui o modelo do bilhete.

Organize o espaço sem a presença das crianças e esconda os brinquedos.

Materiais:

Brinquedos pessoais dos bebês, locais para esconder os brinquedos como caixas, colchonetes, tecidos etc.

Espaços:

Realize esta atividade na sala de referência. É importante que a execução da proposta seja em local muito conhecido pelos bebês. Tente retirar o máximo de brinquedos de uso diário do espaço e deixe caixas, cestos e objetos grandes, que serão utilizados para esconder os brinquedos pessoais deles. Organize o espaço sem a presença das crianças, escondendo os brinquedos, mas deixando parte deles à mostra para instigar a procura. Pense em locais de diferentes níveis de dificuldade, a fim de favorecer a exploração dos movimentos corporais. Para proporcionar ricos momentos de interação, esconda os objetos próximos uns aos outros formando pequenos grupos. Por exemplo: junte 3 caixas e coloque um objeto em cada caixa, esconda 2 brinquedos embaixo do mesmo colchonete, esconda mais 5 entre os armários etc. Use a criatividade!Disponibilize um cesto ou caixa de livros já conhecidos pelo grupo para que tenham acesso quando desejarem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Observe atentamente: quanto essa atividade desafia corporalmente os bebês? Qual a reação deles ao encontrar o objeto conhecido?

Como o bebê explora os objetos? Que tipos de interação o bebê desenvolve com os objetos encontrados? (aperta, agarra, bate, segura etc)

Com olhar atento, perceba: como eles compartilham entre si suas descobertas? (olhar, sorriso, balbucio, palavras, toques...)


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Com olhar atento às demandas, auxilie os deslocamentos dos bebês que não andam, incentivando a participação de todos. Garanta que todos possam estar em atividade, de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide todo o grupo dizendo que tem alguns brinquedos conhecidos por eles escondidos pela sala e que precisam encontrá-los para brincar. Conte que foi um brinquedo escolhido carinhosamente e enviado pelas famílias para a escola.

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês ouvem atentamente a proposta e começam a exploração livre do espaço. Com olhar curioso, um bebê procura algo puxando a cortina para trás de seu corpo, outro caminha pelos colchonetes buscando algum objeto diferente e outro engatinha até uma caixa e mexe com suas mãozinhas nos objetos que estão dentro dela.


2

Auxilie a locomoção dos bebês que não engatinham levando-os no colo e ande pelo espaço da sala de referência. Os bebês menores, principalmente, apresentam um grande interesse em brincar de esconder e revelar algo. Instigue a interação do bebê com o objeto e com seus pares utilizando um pano para cobrir e descobrir o brinquedo. Passe pelo brinquedo de alguma criança dizendo que encontrou algo familiar de alguém por ali.

Possíveis ações da criança neste momento: uma criança encontra um brinquedo que não é dela (por exemplo, um chocalho) e o manuseia explorando o objeto para descobrir suas funcionalidades.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem o que o amigo encontrou: um chocalho. De quem será esse chocalho?


3

Incentive as crianças a continuarem procurando seus brinquedos e valide as iniciativas delas. Permita que explorem a procura, brinquem e se divirtam com as interações. Apoie as ações delas, evitando ao máximo dirigir as iniciativas. Observe com atenção e se aproxime fazendo comentários como: “olha ali, o amigo está pegando a naninha escondida debaixo do colchonete… de quem será?”

Não esqueça de registrar as reações das crianças ao encontrarem seus objetos e suas interações (com o brinquedo e com outras crianças) por meio de fotos e/ou vídeos. Após a atividade acabar, realize registros escritos para enriquecer suas observações.


4

Para auxiliar na procura, ofereça sua presença constante e ativa, garantindo que todos terão seus brinquedos achados e compartilhados com os respectivos donos. Para enriquecer a interação, dirija-se aos pequenos grupos de bebês que estarão juntos descobrindo os objetos que você agrupou e solicite que uns mostrem aos outros o que encontraram. Caso alguma criança encontre o brinquedo de outra, pergunte para todo o grupo de quem seria este objeto e convide-a a entregar para o colega. Pense também na interação entre pares, ou seja, neste caso, crianças brincando juntas com o mesmo brinquedo. Reserve um tempo para brincarem com seu objeto encontrado, com os objetos dos outros e com os amigos.

Possíveis ações das crianças: Uma criança encontra um mordedor, aperta, vira, mexe, põe na boca, experimenta e o coloca no chão.

Possíveis falas do professor: Olha o que o amigo achou, um mordedor em formato de urso que estava escondido naquele canto da sala. De quem é? Vamos chamar o amigo para brincar? Como podemos brincar?


Para finalizar:

Após todos os objetos serem encontrados, permita que as crianças brinquem por um tempo com eles. Continue incentivando que compartilhem com os amigos seus brinquedos e lembre que as famílias escolheram carinhosamente seus objetos preferidos para enviar para a escola. Permita que os brinquedos sejam utilizados aos longo do dia, caso alguma criança deseje. Para a organização do espaço, convide-as para guardar os brinquedos em uma grande caixa, avisando que levarão de volta para casa na hora da saída. Em seguida, compartilhe a próxima proposta.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados