Plano de Aula
Plano de aula: Massagem Shantala para a soneca dos bebês
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sono e descanso
O que fazer antes?
Contextos prévios:
A Shantala é mais do que um técnica de massagem – é um ato que reforça aspectos indispensáveis desde o primeiro respirar do bebê no mundo: o amor, o carinho e o contato. O mais importante é notar a disposição do bebê em receber a massagem. A soneca é um momento importante na rotina dos bebês. Por isso, organize o espaço para que seja tranquilo e relaxante após a atividade de massagem. Para a realização desta proposta você deverá ter realizado previamente uma atividade de massagem com os bebês. Escolha um dia com temperatura amena. Consulte os familiares a respeito de alguma alergia ou sensibilidade que o bebê tenha antes de utilizar o óleo para a massagem. Caso haja restrições, faça apenas com a sua mão aquecida, esfregando uma na outra. Disponha colchões ou tapetes na sala, de maneira que seja possível a finalização desta atividade com o momento de sono e descanso. Realize uma seleção prévia de músicas tranquilas. Segue as sugestões: Relaxar, Musica para Alegrar e Descontrair. A atividade envolve momentos de relaxamento e massagem, nos quais o bebê pode permitir o toque do professor. Indicamos o vídeo: Shantala para bebês
Materiais:
Tecidos atoalhados. Colchões ou tapetes emborrachados. Mídia com música tranquila. Óleos corporais de origem vegetal: amêndoa-doce, coco, girassol e uva, para a massagem. Caixas com materiais não-estruturados para livre exploração.
Espaços:
Nesta atividade, o professor deverá organizar um espaço na sala de referência com colchonetes, almofadas e tapetes, delimitando um local tranquilo e relaxante para a realização da massagem. Coloque tapetes ou colchonetes lado a lado, com almofadas em cima, e diminua a luminosidade. Deixe os tecidos em um lugar próximo e de fácil acesso no momento da massagem. Deixe cantos com materiais para livre exploração organizados para aqueles que aguardam a massagem do professor.
Tempo sugerido:
De 40 a 50 minutos para organização da massagem que favorece a soneca. Lembre-se que o tempo sugerido na atividade é o tempo de preparação para a soneca. O tempo de sono de cada criança pode ser diferente, pois cada uma tem um ritmo próprio para o descanso.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como os bebês participam da massagem? Como interagem e se comunicam com o professor nesse momento?
2. Como os bebês expressam suas sensações ao serem tocados no momento da massagem feita pelo professor?
3. Como as possibilidades corporais da massagem favorecem a soneca tranquila?
<inicio-h1>Para incluir todos:
<
fim-h1>Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.
O que fazer durante?

1<fim-num>
Para a proposta é importante que haja mais de um professor em sala, de modo que todas as crianças tenham apoio e recebam a massagem. O grupo estará em atividade com os materiais de largo alcance, então, convide os bebês em pequenos grupospara irem até os colchonetes, berços ou camas. O momento da massagem deve ocorrer antes da soneca e de forma espontânea. Faça o convite para tirarem os sapatos, as meias, e guardarem os vestuários ao lado do berço ou do colchonete. Prepare o ambiente de forma aconchegante, ajustando uma iluminação confortável. Coloque uma música tranquila e reduza a iluminação.
<inicio-num>
2
<fim-num>
Explique aos bebês que você irá fazer uma massagem em cada bebê individualmente, para que possam relaxar e descansar tranquilamente. Para aqueles que ainda não estiverem recebendo a massagem do professor, possibilite a exploração das caixas de descobertas. Convide os bebês para irem até os colchonetes e berços, auxiliando as crianças para que se acomodem tranquilamente. Auxilie os bebês menores, que precisam de apoio, para que fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima. Faça uso de uma música de fundo tranquila e em volume baixo. Reduza a iluminação. Faça o convite para a primeira massagem.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos brincar de massagem? Quem quer ser o primeiro a receber a massagem? Vou começar! O (diga o nome do bebê) vai começar…
Possíveis ações das crianças:Um bebê toca no amigo, imitando o professor. Outro poderá observar as ações dos colegas. Algum bebê poderá ficar atento aguardando a sua vez e observando, outro poderá engatinhar até a caixa de descobertas e explorar alguns materiais enquanto aguarda a massagem.
<inicio-num>
3
<fim-num>
É possível utilizar um colchão ou trocador onde você e o bebê deverão ficar. A temperatura do ambiente deve estar agradável. Retire anéis ou pulseiras para não atrapalhar. Aqueça suas mãos, esfregando uma na outra e faça os movimentos na cabeça e região dos olhos antes de untar as mãos com o óleo para massagem.
Sente-se com suas pernas esticadas, acomodando o bebê sobre elas e inicie a massagem. Utilize um óleo vegetal para untar as mãos e comece massageando o peito. Movimente suas mãos suavemente do centro do tórax em direção à axila. Repita o movimento algumas vezes. O 2° movimento deverá partir do tórax e ir em direção aos ombros do bebê de maneira circular. Segure o pulso do bebê suavemente com uma de suas mãos, formando uma espécie de bracelete. Depois, com a outra mão, forme um bracelete próximo ao ombro do seu pequeno e deslize-o até o encontro da outra mão, em movimento de rosca. Comece pelo lado esquerdo e depois o direito. Repita o movimento algumas vezes. Use seu polegar para massagear as mãos do bebê, começando da palma e indo em direção aos dedinhos. Depois, massageie delicadamente cada um dos dedos. Massageie os pés do bebê usando o seu polegar.
Para finalizar:
Após terminar a massagem em um bebê, convide outro e repita os movimentos. Faça os movimentos até que todos tenham recebido a massagem e estejam tranquilos e relaxados. Para finalizar a brincadeira, convide os bebês para se deitarem no tapete ou no colchão da sala já organizada para a soneca e possibilite a continuidade do movimento de massagem inicial em partes do corpo deles. Realize o toque nas mãos, braços, pernas e costas. Avise que a massagem está acabando, diminua a iluminação e coloque música para uma soneca tranquila.
Desdobramentos
Nas próximas vezes que realizar esta atividade junto com os bebês, a faça antes do sono, terminando com um banho morno e relaxante. Durante o momento do banho, na banheira com água morna, convide os bebês para massagearem os próprios pés, cabeça e pernas. Incentive-os a massagear o corpo com esponjas de cores variadas e de diferentes tamanhos, explorando toques e sensações. A massagem Shantala pode acontecer também como um recurso que o professor pode usar todos os dias quando um bebê está mais agitado, por exemplo.
Engajando as famílias
Faça um bilhete para as famílias e demonstre os benefícios de uma massagem para os bebês, para que o momento possa se estender também em casa:
Sugestão de bilhete:
“Hoje, fizemos uma sessão de massagem shantala com os bebês e gostaríamos de compartilhar com vocês os benefícios que isso pode trazer para o relaxamento e até para um sono mais tranquilo em casa. A Shantala é mais do que um técnica de massagem – é um ato que reforça aspectos indispensáveis desde o primeiro respirar do bebê no mundo: o amor, o carinho e o contato. O mais importante é notar a disposição do bebê em receber a massagem. O toque pode ser um momento ímpar de estreitamento de laços, confiança e afetividade. A massagem durante o banho ou antes da soneca pode ajudar muito a fortalecer a relação entre vocês e seu bebê. A massagem deve ser agradável e divertida para as crianças, por isso, é importante observar suas reações, gestos, se o bebê ri e gosta da massagem. Procure aquecer suas mãos antes de realizar a massagem. Se puder, aqueça previamente o local onde ela ocorrerá, ou o faça com o vapor do chuveiro. O aquecimento da temperatura deixará o bebê mais relaxado e menos exposto. Podem ser usados óleos de origem vegetal, como os de amêndoa, girassol, calêndula e uva. Estes são os mais indicados para a pele de crianças pequenas. Vá em frente e aproveite esse momento com seu bebê. Sugerimos o video:
Compartilhe com os pais e/ou responsáveis fotos dos momentos em que os bebês receberam a massagem.
Apresente a proposta
Caso tenha em seus arquivos, envie fotos do espaço escolar onde os bebês descansavam ou dormiam. Em seguida, grave um vídeo ou áudio falando sobre a importância desses momentos de repouso, explicando que, na escola, eles fazem parte da rotina de forma flexível, a fim de respeitar a individualidade e a necessidade do bebê para que reponha suas energias e, assim, vivencie com alegria e disposição as suas interações e explorações ao longo do dia. Finalize convidando, de forma animada: “Que tal incrementar esses momentos aí em casa, tornando-os mais prazerosos e até divertidos?” Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.
Adaptações necessárias
Sugira aos familiares que selecionem músicas calmas, tranquilas e com qualidade. Você encontra boas sugestões no plano referente à soneca dos bebês. Oriente que se organizem para garantir tempo suficiente, para que não tenham pressa e respeitem o tempo, os interesses e as necessidades do bebê. Convide-os também a preparar um espaço aconchegante, que possa oferecer momentos relaxantes. Assim, a experiência será mais prazerosa para todos os envolvidos, aprofundado vínculos e fortalecendo os laços familiares que os unem. Se eles não tiverem óleo para massagem, podem fazer sem, uma vez que não é recomendado sair para compras nesse momento. Da mesma forma, na falta de livros adequados para bebês, eles podem buscar na internet os títulos sugeridos no segundo plano desta sequência, referente à leitura na cabana para os bebês. Sugira que, para fazer a cabana, eles usem uma toalha ou um lençol preso aos móveis do local de dormir, ou a adaptem de acordo com o que tiverem disponível em casa.
Sugira às famílias
1) Organização da soneca dos bebês:
Nesse momento de isolamento social, quando todos devem permanecer em casa, convide os familiares a organizar ou reorganizar o espaço de forma compartilhada com o bebê, considerando suas possibilidades, interesses e preferências. Eles podem, por exemplo, tornar o espaço de dormir mais aconchegante com a inclusão de almofadas e outros objetos escolhidos pelo bebê, de acordo com o que tiverem à disposição em casa. Para possibilitar um momento mais leve e divertido, sugira brincadeiras como a de “esconder/achar”.
2) Leitura na cabana para os bebês:
Oriente os familiares a se organizarem de modo que possam participar desse momento relaxante e lúdico, em que poderão se acalmar juntos, antes de dormir, com a leitura para o bebê. A atividade fica mais gostosa com a cabana, onde podem se divertir e que torna o espaço já conhecido uma novidade. Porém, também é possível fazer sem ela.
3) Soneca dos bebês menores durante a rotina:
Considerando o contexto familiar, após orientar os familiares sobre a organização ou reorganização do espaço de dormir com a participação ativa do bebê, sugira que favoreçam o uso dele sempre que o bebê demonstrar cansaço e necessidade de sono. Para isso, os familiares podem ser orientados a funcionar como mediadores, comunicando as necessidades dos bebês que eles perceberem. Eles podem, por exemplo, convidar gentilmente o bebê que estava numa exploração, mas que dava claros indícios de cansaço ao cochilar sentado, pegando-o no colo e o aconchegando no espaço. Desta forma, poderão aproveitar momentos únicos em família agora que estão em casa!
4) Massagem Shantala para a soneca dos bebês:
Convide a família a realizar a massagem como forma de favorecer a aproximação e o vínculo entre adulto e bebê. Oriente sobre a Shantala, que é mais que uma massagem e poderá acontecer durante o banho através do toque suave e respeitoso, ou antes do sono, para relaxar e induzir um descanso mais tranquilo. Esse vídeo traz um passo a passo de como fazer a massagem nos bebês (disponível aqui) em casa.
5) Relaxamento e descanso para os bebês:
Convide a família a fazer um relaxamento com o bebê em casa. Esclareça que a atividade envolve momentos de relaxamento e também de brincadeira antes do descanso, para que possam ter um sono mais tranquilo. Oriente que não façam após as refeições principais e que estejam atentos, observando suas reações e gestos. Os movimentos devem ser espontâneos, agradáveis e divertidos. Por exemplo: se o bebê sorrir, estará demonstrando contentamento ao se movimentar. Outras orientações: manter a iluminação reduzida, um local tranquilo e com música calma (no plano, há excelentes sugestões).
Para compartilhar com o grupo
Conforme citado acima, convide os familiares a compartilhar o registro dessa organização ou reorganização do momento do sono do bebê nesse período em que estão em casa. Pode ser por foto, vídeo ou áudio. Peça também para que relatem brevemente como o bebê gosta de dormir, destacando o que consideram que o ajuda a repousar mais tranquilamente. Organize esse material através do Apresentações Google (disponível aqui), por exemplo. Socialize com as demais famílias e, à medida que um grupo vê como o outro está fazendo em casa, amplie as possibilidades. Isso estimulará outras famílias a fazer a atividade. No retorno à escola, você pode usar essas valiosas contribuições, pois conhecerá mais sobre as preferências de cada bebê em relação ao sono. Outra ideia é compor o mural para receber as crianças com alguns desses momentos significativos. Desta forma, a interação familiar em casa terá conexão com as experiências do cotidiano escolar. Essa parceria será essencial como apoio quando o período de afastamento social terminar, sendo necessário o processo de readaptação ao convívio escolar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Djenane Martins Oliveira
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
O Eu, O Nós e o Outro
Corpo, Gestos e Movimentos
Objetivos e códigos da Base
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Abordagem didática: É importante organizar um tempo e um espaço para os momentos de repouso, respeitando a individualidade e a necessidade de cada bebê, para que eles reponham suas energias. Boas práticas de sono e repouso, bem organizadas na rotina da escola, com tempos apropriados para a faixa etária (bebês de 6 meses podem fazer até 2 sestas diurnas que se modificam conforme o tempo quando ficam período integral), contribuem para o crescimento e aprendizagem emocional, social e intelectual. Os bebês, quando atendidos em sua necessidade de sono ou repouso, desenvolvem a atenção, a memória e vivenciam com alegria e disposição as propostas pedagógicas elaboradas.