Plano de Aula

Plano de aula: Massagem Shantala para a soneca dos bebês

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sono e descanso

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A Shantala é mais do que um técnica de massagem – é um ato que reforça aspectos indispensáveis desde o primeiro respirar do bebê no mundo: o amor, o carinho e o contato. O mais importante é notar a disposição do bebê em receber a massagem. A soneca é um momento importante na rotina dos bebês. Por isso, organize o espaço para que seja tranquilo e relaxante após a atividade de massagem. Para a realização desta proposta você deverá ter realizado previamente uma atividade de massagem com os bebês. Escolha um dia com temperatura amena. Consulte os familiares a respeito de alguma alergia ou sensibilidade que o bebê tenha antes de utilizar o óleo para a massagem. Caso haja restrições, faça apenas com a sua mão aquecida, esfregando uma na outra. Disponha colchões ou tapetes na sala, de maneira que seja possível a finalização desta atividade com o momento de sono e descanso. Realize uma seleção prévia de músicas tranquilas. Segue as sugestões: Relaxar, Musica para Alegrar e Descontrair. A atividade envolve momentos de relaxamento e massagem, nos quais o bebê pode permitir o toque do professor. Indicamos o vídeo: Shantala para bebês

Materiais:

Tecidos atoalhados. Colchões ou tapetes emborrachados. Mídia com música tranquila. Óleos corporais de origem vegetal: amêndoa-doce, coco, girassol e uva, para a massagem. Caixas com materiais não-estruturados para livre exploração.

Espaços:

Nesta atividade, o professor deverá organizar um espaço na sala de referência com colchonetes, almofadas e tapetes, delimitando um local tranquilo e relaxante para a realização da massagem. Coloque tapetes ou colchonetes lado a lado, com almofadas em cima, e diminua a luminosidade. Deixe os tecidos em um lugar próximo e de fácil acesso no momento da massagem. Deixe cantos com materiais para livre exploração organizados para aqueles que aguardam a massagem do professor.

Tempo sugerido:

De 40 a 50 minutos para organização da massagem que favorece a soneca. Lembre-se que o tempo sugerido na atividade é o tempo de preparação para a soneca. O tempo de sono de cada criança pode ser diferente, pois cada uma tem um ritmo próprio para o descanso.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês participam da massagem? Como interagem e se comunicam com o professor nesse momento?

2. Como os bebês expressam suas sensações ao serem tocados no momento da massagem feita pelo professor?

3. Como as possibilidades corporais da massagem favorecem a soneca tranquila?


<inicio-h1>

Para incluir todos:

<

fim-h1>

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Auxilie quando necessário, garantindo que todos os bebês estejam em atividade conforme suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?
inicio-num>

1<fim-num>

Para a proposta é importante que haja mais de um professor em sala, de modo que todas as crianças tenham apoio e recebam a massagem. O grupo estará em atividade com os materiais de largo alcance, então, convide os bebês em pequenos grupospara irem até os colchonetes, berços ou camas. O momento da massagem deve ocorrer antes da soneca e de forma espontânea. Faça o convite para tirarem os sapatos, as meias, e guardarem os vestuários ao lado do berço ou do colchonete. Prepare o ambiente de forma aconchegante, ajustando uma iluminação confortável. Coloque uma música tranquila e reduza a iluminação.

<inicio-num>

2

<fim-num>

Explique aos bebês que você irá fazer uma massagem em cada bebê individualmente, para que possam relaxar e descansar tranquilamente. Para aqueles que ainda não estiverem recebendo a massagem do professor, possibilite a exploração das caixas de descobertas. Convide os bebês para irem até os colchonetes e berços, auxiliando as crianças para que se acomodem tranquilamente. Auxilie os bebês menores, que precisam de apoio, para que fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima. Faça uso de uma música de fundo tranquila e em volume baixo. Reduza a iluminação. Faça o convite para a primeira massagem.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos brincar de massagem? Quem quer ser o primeiro a receber a massagem? Vou começar! O (diga o nome do bebê) vai começar…

Possíveis ações das crianças:Um bebê toca no amigo, imitando o professor. Outro poderá observar as ações dos colegas. Algum bebê poderá ficar atento aguardando a sua vez e observando, outro poderá engatinhar até a caixa de descobertas e explorar alguns materiais enquanto aguarda a massagem.

<inicio-num>

3

<fim-num>

É possível utilizar um colchão ou trocador onde você e o bebê deverão ficar. A temperatura do ambiente deve estar agradável. Retire anéis ou pulseiras para não atrapalhar. Aqueça suas mãos, esfregando uma na outra e faça os movimentos na cabeça e região dos olhos antes de untar as mãos com o óleo para massagem.

Sente-se com suas pernas esticadas, acomodando o bebê sobre elas e inicie a massagem. Utilize um óleo vegetal para untar as mãos e comece massageando o peito. Movimente suas mãos suavemente do centro do tórax em direção à axila. Repita o movimento algumas vezes. O 2° movimento deverá partir do tórax e ir em direção aos ombros do bebê de maneira circular. Segure o pulso do bebê suavemente com uma de suas mãos, formando uma espécie de bracelete. Depois, com a outra mão, forme um bracelete próximo ao ombro do seu pequeno e deslize-o até o encontro da outra mão, em movimento de rosca. Comece pelo lado esquerdo e depois o direito. Repita o movimento algumas vezes. Use seu polegar para massagear as mãos do bebê, começando da palma e indo em direção aos dedinhos. Depois, massageie delicadamente cada um dos dedos. Massageie os pés do bebê usando o seu polegar.


Para finalizar:

Após terminar a massagem em um bebê, convide outro e repita os movimentos. Faça os movimentos até que todos tenham recebido a massagem e estejam tranquilos e relaxados. Para finalizar a brincadeira, convide os bebês para se deitarem no tapete ou no colchão da sala já organizada para a soneca e possibilite a continuidade do movimento de massagem inicial em partes do corpo deles. Realize o toque nas mãos, braços, pernas e costas. Avise que a massagem está acabando, diminua a iluminação e coloque música para uma soneca tranquila.

Conteúdos relacionados